Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04451
Acrónimo :
BDIAPP
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
10.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
4.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
10.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
34.0h/sem
Trabalho Autónomo :
116.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências e Tecnologias da Informação

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


.

Objetivos Gerais / Objectives


A unidade curricular pretende introduzir os conhecimentos necessários à compreensão dos processos de desenvolvimento e manutenção de repositórios de informação de suporte a grandes volumes de dados, e à aplicação de algoritmos de Inteligência Artificial na administração pública.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1 - Conhecer as principais tecnologias de Big Data OA2 - Desenvolver planos de soluções de armazenamento de dados em suporte distribuído e tolerantes a falhas OA3 - Desenvolver competências de trabalho, nomeadamente Resolução de Problemas, observação crítica, trabalho em equipa e colaboração OA4 - Explorar os principais algoritmos de aprendizagem automática OA5 - Conhecer as potencialidades da aplicação de modelos de inteligência artificial com big data na administração

Conteúdos Programáticos / Syllabus


LO1 - Know the main Big Data technologies OA2 - Develop plans for data storage solutions in distributed support and fault tolerant LO3 - Develop work skills, namely Problem Solving, critical observation, teamwork and collaboration OA4 - Explore the main machine learning algorithms LO5 - Know the potential of the application of artificial intelligence models with big data in administration

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1 - CP1, CP1.1, CP1.2, CP1.3 OA2 - CP1, CP1.1,CP1.3, CP1.4 OA3 - CP1, CP1.1, CP1.2, CP1.3, CP1.4, CP2, CP2.1, CP2.2, CP2.3 OA4 - CP2.1, CP2.2, CP2.3 OA5 - CP2.3

Avaliação / Assessment


Todas as atividades serão avaliadas com uma classificação até 20 valores, com o seguinte peso: A1 - 10% Participação em atividades em rede A2 - 5% Cumprimento de todas as atividades A3 - 15% Questionários A4 - 20 % Primeira proposta de projeto A5 - 50% Proposta final de projeto

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem centra-se no aluno, no seu próprio ritmo e desenvolvimento, decorrendo a partir da integração de 3 domínios: EA1 - Feedback corretivo e/ou cognitivo, de acordo com as atividades desenvolvidas EA2 - Desenvolvimento de projeto em equipa EA3 - Diversidade nas tarefas EA4 - Utilização de aplicações no contexto da administração pública.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


EA1 - A1, A3, A4, A5 EA2 - A4, A5 EA3 - A1, A2, A3, A4 EA4 - A4, A5

Observações / Observations


Assíncrona a distância (AD) - T-10.0; S-4.0 Síncrona a distância (SD) - TP-10.0; OT-10.0

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Santos, M. Y., & Costa, C. (2020). Big data: concepts, warehousing, and analytics. FCA Russell, S., & Norvig, P. (2002). Artificial intelligence: a modern approach. Margetis, G., Ntoa, S., Antona, M., & Stephanidis, C. (2021). HUMAN?CENTERED DESIGN OF ARTIFICIAL INTELLIGENCE, Handbook of Human Factors and Ergonomics, 1085-1106. MongoDb Homepage NoSQL Database: New Era of Databases for Big data Analytics - Classification, Characteristics and Comparison, A B M Moniruzzaman, Syed Akhter Hossain, 2013 (https://arxiv.org/abs/1307.0191)

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


--

Data da última atualização / Last Update Date


2024-04-01