Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03526
Acrónimo :
BEDHS
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Serviço Social

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


·

Objetivos Gerais / Objectives


- Reflexão da relação da ética com os objetivos de bem-estar social subjacentes ao Serviço Social na Saúde, ajudando à compreensão dos dilemas, problemas e questões éticas. - Aprofundar o conhecimento dos instrumentos fundamentais ? universais e regionais ? de aplicação/efetivação dos Direitos Humanos e questões de natureza institucional/operacional, pertinentes na aplicação efetiva dos Direitos Humanos pelo Serviço Social na Saúde.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


- Análise crítica das teorias éticas subjacentes à intervenção em Serviço Social na Saúde. - Aplicar indicadores de Bioética e Direitos Humanos na intervenção do Serviço Social nos diferentes contextos de Saúde; - Identificar os princípios dos direitos humanos na intervenção do assistente social em contexto de saúde; - Organizar planos de intervenção participados e partilhados em Saúde.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I - Bioética: a) Da Ética à Bioética: b) Ameaças ao humanismo e a centralidade do valor da pessoa humana; c) Ética do Cuidado d) A dimensão ética da sustentabilidade. II - Etica de Intervenção na Demência a) Princípio do Maior acompanhado ? testamento vital de cuidados de saúde; b) A ética profissional e a visita / Cuidados domiciliários. II- Relação ética e Serviço Social na Saúde: a) Relações natureza-humanidade-tecnologia; b) Do humano ao transumano; c) A escolha E a responsabilidade hodiernas; d) O consentimento e a tomada de decisão. II. Direitos Humanos em Saúde a) Serviço Social e Direitos Humanos b) Igualdade e não discriminação III. Questões de confidencialidade e proteção de dados a) Conceção de uma intervenção baseada nos direitos humanos.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os Conteúdos programáticos procuram preparar os estudantes para uma intervenção em serviço social suportada em saberes teóricos. Em resposta aos objetivos, desenvolvemos o método reflexivo e crítico, não só sobre a própria intervenção, mas também sobre a própria realidade de intervenção social, através dos referenciais teórico-metodológicos e instrumentais.

Avaliação / Assessment


Regime de avaliação periódica. A avaliação consiste na realização de um trabalho escrito individual sobre um tema do programa (num máximo de 8 páginas). Avaliação por exame final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


- Exposição teórica da matéria em momentos relevantes do programa. - Análise e interpretação de documentos pelos alunos. - Pesquisa de informação por parte dos alunos. - Trabalho de campo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia de ensino é caracterizada por exposição e debate, promovendo um método reflexivo, expresso nos objetivos do seminário aliando o tratamento teórico dos conteúdos programáticos associados a uma dimensão participativa do estudante com vista á compreensão e assimilação dos conteúdos teóricos e a sua pertinência quando aplicados no exercício profissional.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Sensen, Oliver (2011), ?Human dignity in historical perspective: The contemporary and traditional paradigms?, European Journal of Political Theory January, p.71-91. Ferreira, J.; Rocha, H.B.; Ferreira, P.; Perez, P. A. (2016); Derechos Humanos y Justicia Social en la formacion en trabajo social , Enrique Pastor Seller, Esther Raya Diez Trabajo social, derechos humanos e innovación social, DUO Estudios Aranzadi (junho, 2016) - ISBN: 978-84-9135-059-0 Dean, H. (2015). Social Rights and Human Welfare. London and New York. Routledge, Taylor & Francis Group Veatch, Robert M. (2016), The Basics of Bioethics, Routledge, New York. Neves, Maria do Céu (2016), O Admiravel Horizonte da Bioética, Glaciar, Lisboa Kuhse, Elga Udo Schüklenk, Peter Singer (2015), Bioethics: an antology, John Wiley & Sons, New York.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Gutiérrez, A.M. (Coord.) (2013) Derechos humanos: Elementos para un Nuevo Marco Conceptual. Navarra. Editorial Aranzadi,SA Beck, Ulrich (2016), The Metamorphosis of the World, Polity Press, Cambridge. Banks, S., Nohr, K. (2008), ?Ética Prática para as Profissões do Trabalho Social?, Porto, Porto Editora

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16