Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03176
Acrónimo :
BM
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
2.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
12.0h/sem
Trabalho Autónomo :
38.0
Horas de Trabalho Total :
50.0h/sem

Área científica / Scientific area


Competências Transversais

Departamento / Department


Núcleo de Competências Transversais

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Estudantes de anos intermédios ou finalistas de cursos de 1.º Ciclo ou e de Mestrado Integrado ; estudantes de cursos de mestrado ou de doutoramento que já completaram outros ciclos formativos no Iscte.

Objetivos Gerais / Objectives


A UC tem como objetivo central a formação de um corpo de mentores constituídos por estudantes de anos intermédios e finalistas, capacitando-os para terem protagonismo e competências técnicas, relacionais e emocionais no seu papel de promoção da integração e da inclusão de colegas, em especial os estudantes que ingressam pela 1.ª vez num curso de oferta formativa do Iscte. Adicionalmente, pretende-se desenvolver competências, valores e atitudes nos estudantes mentores, que possam beneficiar da troca de experiências, do reconhecimento e da responsabilização cidadã

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Identificar dimensões e orientações da mentoria usando conceitos e referências teóricas adequadas. OA2. Descrever os instrumentos e serviços da comunidade Iscte que podem apoiar a integração e inclusão dos novos estudantes, e explicar como e quando usá-los na mentoria. OA3: Aplicar práticas de mentoria para o acolhimento e integração dos estudantes com perfis sociais diversos, demonstrando respeito, empatia, comunicação eficaz e resolução de problemas. OA4: Participar em dinâmicas de trabalho em equipa e construção de redes, colaborando com outros mentores e com os profissionais da instituição, partilhando experiências, informações e recursos. OA5: Desenvolver competências para mentoria em literacia digital, alcançando um nível intermédio ou superior de pesquisa, criação de conteúdos, comunicação e segurança online. OA6: Implementar estratégias de acompanhamento em mentoria, monitorizando o progresso dos estudantes mentees e fornecendo feedback construtivo.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Desenvolvimento pessoal: competências comunicacionais e valores. CP1.1 Dimensões e orientações da mentoria no contexto de diversidade dos públicos estudantis. CP1.2 Instrumentos e serviços da comunidade Iscte que apoiam a integração e inclusão dos novos estudantes. CP1.3 Práticas de mentoria para o acolhimento e integração dos estudantes com perfis sociais diversos. CP2. Dinâmicas de trabalho em equipa e construção de redes. CP2.1 O mentor como dinamizador de trabalho colaborativo. CP2.2 Adaptabilidade e flexibilidade nas interações em contextos de diversidade CP2.3 Trabalho colaborativo: caracterização da dinâmica grupal, fases de evolução e movimentos críticos. CP3. Guia de acolhimento dos estudantes. CP3.1. GPS: serviços e manuais para utilização de ferramentas digitais disponíveis no Iscte para facilitar a sua aprendizagem online. CP3.2 Atividades de integração. CP3.3 Estratégias de acompanhamento de suporte à integração.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A UC de mentoria visa proporcionar aos mentores uma formação teórica e prática que lhes permita desempenhar o seu papel com eficácia e responsabilidade. O programa está organizado em três unidades de conteúdo, articuladas com os objetivos de aprendizagem: CP1 sobre o desenvolvimento pessoal dos mentores, foca as dimensões e orientações que enquadram a mentoria num contexto de diversidade dos perfis estudantis (OA1), aborda os instrumentos e serviços disponíveis no Iscte (OA2), e ensaia a aplicação de práticas de mentoria (OA3); CP2) aborda dinâmicas de trabalho em equipa e construção de redes, enfatiza o papel do mentor no trabalho colaborativo(OA4) e estratégias de adaptação em contextos de diversidade; CP3) aborda o guia de acolhimento dos estudantes, com orientações e recursos para facilitar a integração na vida académica, incluindo competências em literacia digital (OA5) e procedimentos de acompanhamento e monitorização do progresso dos estudantes mentees (OA6).

Avaliação / Assessment


A avaliação das atividades e aprendizagens adquiridas pelos estudantes considera os seguintes parâmetros: Assiduidade e participação nas atividades em sala de aula: 25%. Apresentação em grupo de duas a três pessoas do portfólio com planeamento e cronograma de atividades face a perfis/desafios específicos sugeridos pela/o docente (25%). Portfólio individual com planeamento e cronograma de atividades e avaliação do programa de mentoria, expressando as suas opiniões, sugestões e críticas sobre os temas abordados, as atividades realizadas, os resultados alcançados e os benefícios obtidos (50%). Esta unidade curricular não possui um exame escrito, considerando o seu carácter prático, experimental e de simulação, características de uma aprendizagem baseada em problemas.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizadas diferentes metodologias de ensino-aprendizagem (ME), entre as quais se destacam: ME.1 Atividades Práticas e Vivenciais: O curso valoriza a prática e a experimentação como forma de aprendizagem. Os estudantes participam em exercícios e jogos que os ajudam a identificar diferentes dimensões e orientações da mentoria no acompanhamento de colegas. Estas atividades proporcionam uma experiência imersiva, favorecendo o reconhecimento de atitudes, práticas e orientações de responsabilidade social que devem guiar o seu trabalho enquanto mentores. Simultaneamente, desafia-os a colocarem-se no lugar de um outro procurando soluções que respondem as suas necessidades específicas, por exemplo de literacia digital, resposta a um desafio académico colocado, comunicação e relação com um outro. ME.2 Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): Os estudantes são expostos a desafios ou situações-problema relacionadas com a comunicação entre pares, num contexto em que têm de lidar com colegas que apresentam características diversas. Trabalham em grupo para analisar, discutir e encontrar soluções, que quer otimizem essa relação, quer a utilização de recursos/serviços disponíveis no Iscte. Esta abordagem estimula o pensamento crítico, a colaboração e a criatividade, permitindo que os alunos explorem diferentes perspetivas e desenvolvam as suas próprias estratégias. ME.3 Discussões em Grupo e Debates: São promovidas discussões em grupo, nos quais os estudantes têm a oportunidade de compartilhar as suas experiências e posições. Estas discussões permitem que os alunos ampliem o seu conhecimento, explorem diferentes pontos de vista e desenvolvam competências que facilitem a resposta aos desafios colocados enquanto mentores. Os estudantes podem ser organizados de forma a que enquanto uns debatem outros desempenham o papel de moderadores, estimulando a participação e a troca de ideias, no final plasmadas num texto síntese. ME4.Feedback Construtivo: Durante as atividades práticas e apresentações, é fornecido feedback construtivo aos estudantes. Os docentes destacam os pontos fortes atingidos pela atividade e oferecem orientações específicas para a sua consolidação. Além disso, incentiva-se a prática do feedback entre os próprios estudantes, criando um ambiente de aprendizagem colaborativo e encorajando a autocrítica e o crescimento mútuo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino utilizadas na UC de mentoria estão alinhadas com os objetivos de aprendizagem definidos, visando proporcionar aos estudantes uma formação teórica e prática que lhes permita desempenhar o seu papel de mentores com eficácia e responsabilidade. Tal, ao mesmo tempo que procuram favorecer uma aprendizagem ativa, colaborativa e significativa dos estudantes: • Atividades Práticas e Vivenciais (ME.1): Esta metodologia visa desenvolver as competências comunicacionais e relacionais dos estudantes, bem como os seus valores de respeito, empatia, responsabilidade e cooperação. Através de exercícios e jogos, os estudantes identificam as dimensões e orientações da mentoria no contexto de diversidade dos públicos estudantis (OA1), aplicam práticas de mentoria para o acolhimento e integração dos estudantes com perfis sociais diversos (OA3), e participam em dinâmicas de trabalho em equipa e construção de redes (OA4). • Aprendizagem Baseada em Problemas (ME.2): Esta metodologia visa estimular o pensamento crítico, a colaboração e a criatividade dos estudantes. Através de desafios ou situações-problema relacionadas com a comunicação entre pares, os estudantes trabalham em grupo para analisar, discutir e encontrar soluções que otimizem essa relação e a utilização dos recursos/serviços disponíveis no Iscte (OA2). Esta metodologia também contribui para o desenvolvimento das competências para mentoria em literacia digital (OA5). • Discussões em Grupo e Debates (ME.3): Esta metodologia visa ampliar o conhecimento dos estudantes, explorar diferentes pontos de vista e desenvolver competências que facilitem a resposta aos desafios colocados enquanto mentores. Através de discussões em grupo, nos quais os estudantes compartilham as suas experiências e posições, eles aprendem sobre as dimensões e orientações da mentoria (OA1), as práticas de mentoria para o acolhimento e integração (OA3), as dinâmicas de trabalho em equipa e construção de redes (OA4), e as estratégias de acompanhamento da mentoria (OA6). • Feedback Construtivo (ME.4): Esta metodologia visa fornecer orientações específicas aos estudantes para a sua consolidação e melhoria das suas práticas de mentoria. Através do feedback construtivo, os docentes destacam os pontos fortes atingidos pela atividade e oferecem sugestões para a sua melhoria. Além disso, incentiva-se o feedback entre os próprios estudantes, criando um ambiente de aprendizagem colaborativo e encorajando a autocrítica e o crescimento mútuo. TLM

Observações / Observations


A UC buddy mentoring foi concebida inicialmente para apoiar o acolhimento de estudantes internacionais em mobilidade de crédito. A experiência dos últimos anos no Iscte enfatiza a necessidade de alargamento das ações de mentoria entre pares a todos os estudantes, como uma das respostas aos desafios do acolhimento e da integração de um corpo estudantil crescentemente diversificado, num contexto de intensificação da desmaterialização das relações através da utilização de ferramentas e tecnologias digitais. A implementação atual desta oferta enquadra-se no projeto IN_Iscte - Espaço para crescer.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Lamas, E. et al. (2021). Acção Tutorial e de Mentoria no Ensino Superior. E- Revista De Estudos Interculturais, (5). https://doi.org/10.34630/erei.vi5.4007 Roche, P. et al (2021).The benefits of being a buddy. Health Equity, 5 (1). DOI: 10.1089/heq.2020.0060 Terrian, J.L. et al. (2007). A taxonomy of the characteristics of student peer mentors in higher education. Mentoring & Tutoring, 15 (2), pp. 149-164.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Scorsolini-Comin, F & Gabriel, C.S. (2019). O que pode ser considerado inovador no ensino superior contemporâneo? considerações sobre o acolhimento estudantil. Revista da SPAGESP, 20(2), 1-5. Soares, A. P., Almeida, L.S., Diniz, A..M. & Guisande, M. A., (2006). Modelo Multidimensional de Ajustamento de jovens ao contexto Universitário (MMAU): Estudo com estudantes de ciências e tecnologias versus ciências sociais e humanas. Análise Psicológica, 1 (XXIV): 15-27. Taylor, J.S., Brites, R. et al. (2008). Improving student satisfaction and sucess in Portugal. Higher Education Management and Policy 20 (1)

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16