Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03176
Acrónimo :
BM
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
2.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
12.0h/sem
Trabalho Autónomo :
38.0
Horas de Trabalho Total :
50.0h/sem

Área científica / Scientific area


Competências Transversais

Departamento / Department


Núcleo de Competências Transversais

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Estudantes de anos intermédios ou finalistas de cursos de 1.º Ciclo ou e de Mestrado Integrado ; estudantes de cursos de mestrado ou de doutoramento que já completaram outros ciclos formativos no Iscte.

Objetivos Gerais / Objectives


A UC tem como objetivo central a formação de um corpo de mentores constituído por estudantes de anos intermédios e finalistas, capacitando-os para terem protagonismo e competências técnicas, relacionais e emocionais no seu papel de promoção da integração e da inclusão de colegas, em especial os estudantes que ingressam pela 1.ª vez num curso de oferta formativa do Iscte. Adicionalmente, pretende-se desenvolver competências, valores e atitudes nos estudantes mentores, que possam beneficiar da troca de experiências, do reconhecimento e da responsabilização cidadã

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Identificar dimensões da mentoria, de forma teórica e empiricamente informada. OA2. Descrever os instrumentos e serviços da comunidade Iscte que podem apoiar a integração de novos estudantes, e explicar como e quando usá-los na mentoria. OA3: Aplicar práticas de mentoria para o acolhimento e integração dos estudantes com perfis diversos, demonstrando respeito, empatia, comunicação eficaz e resolução de problemas. OA4: Participar em dinâmicas de trabalho em equipa e construção de redes, colaborando com outros intervenientes, partilhando experiências, informações e recursos. OA5: Implementar estratégias de acompanhamento em mentoria, monitorizando o progresso dos mentees e fornecendo feedback construtivo. OA6: Reconhecer a importância de um contexto universitário saudável e o papel ativo dos estudantes na promoção e construção do mesmo OA7: Reconhecer a diversidade de experiências e identidades dos estudantes no ensino superior, adotando práticas de mentoria que promovam a inclusão

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Desenvolvimento pessoal: competências comunicacionais e valores CP1.1 Dimensões e orientações da mentoria no contexto de diversidade dos públicos estudantis CP1.2 Instrumentos e serviços do Iscte de reforço do apoio à integração dos novos estudantes CP1.3 Práticas de mentoria para o acolhimento e integração de estudantes com perfis sociais diversos CP2. Dinâmicas de trabalho em equipa e construção de redes CP2.1 O mentor como dinamizador de trabalho colaborativo CP2.2 Adaptabilidade e flexibilidade nas interações em contextos de diversidade CP2.3 Recursos do Iscte que promovem a integração e aprendizagem e estratégias de acompanhamento CP3. Saúde no contexto universitário CP3.1. Saúde comunitária e prescrição social CP3.2 Mentores/as enquanto facilitadores/as da saúde e bem-estar CP4. Diversidade e inclusão no contexto académico CP4.1. Diversidade, equidade e inclusão na universidade CP4.2: Estigma social e desafios enfrentados por estudantes

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


A UC de Mentoria visa proporcionar aos estudantes uma formação teórica e prática que os capacite a desempenhar o papel de mentor com responsabilidade e eficácia. Os conteúdos estão organizados em quatro blocos, articulados com os objetivos de aprendizagem. O PC1 aborda o desenvolvimento pessoal, focando as dimensões da mentoria, os recursos do Iscte e práticas para a integração de estudantes com perfis diversos (OA1–OA3). O PC2 trata do trabalho em equipa, do papel colaborativo do mentor e da utilização de estratégias e recursos institucionais (OA4–OA5). O PC3 centra-se na promoção da saúde no contexto universitário e no papel ativo dos mentores nesse domínio (OA6). O PC4 foca a diversidade e a inclusão no ensino superior, promovendo práticas sensíveis às experiências e identidades dos estudantes (OA7).

Avaliação / Assessment


A avaliação das atividades e aprendizagens adquiridas pelos estudantes considera os seguintes parâmetros: Assiduidade e participação nas atividades em sala de aula: 25%. Atividades em grupo (duas a três pessoas) em sala de aula baseadas em desafios específicos sugeridos pela/o docente (25%). Portfólio individual com planeamento e cronograma de atividades e avaliação do programa de mentoria, expressando as suas opiniões, sugestões e críticas sobre os temas abordados, as atividades realizadas, os resultados alcançados e os benefícios obtidos (50%). Esta unidade curricular não possui um exame escrito, considerando o seu carácter prático, experimental e de simulação, características de uma aprendizagem baseada em problemas.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizadas diferentes metodologias de ensino-aprendizagem (ME), entre as quais se destacam: ME.1 Atividades Práticas e Vivenciais: O curso valoriza a prática e a experimentação como forma de aprendizagem. Os estudantes participam em exercícios e jogos que os ajudam a identificar diferentes dimensões e orientações da mentoria no acompanhamento de colegas. Estas atividades proporcionam uma experiência imersiva, favorecendo o reconhecimento de atitudes, práticas e orientações de responsabilidade social que devem guiar o seu trabalho enquanto mentores. Simultaneamente, desafia-os a colocarem-se no lugar de um outro procurando soluções que respondem as suas necessidades específicas, por exemplo de literacia digital, resposta a um desafio académico colocado, comunicação e relação com um outro. ME.2 Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): Os estudantes são expostos a desafios ou situações-problema relacionadas com a comunicação entre pares, num contexto em que têm de lidar com colegas que apresentam características diversas. Trabalham em grupo para analisar, discutir e encontrar soluções, que quer otimizem essa relação, quer a utilização de recursos/serviços disponíveis no Iscte. Esta abordagem estimula o pensamento crítico, a colaboração e a criatividade, permitindo que os alunos explorem diferentes perspetivas e desenvolvam as suas próprias estratégias. ME.3 Discussões em Grupo e Debates: São promovidas discussões em grupo, nos quais os estudantes têm a oportunidade de compartilhar as suas experiências e posições. Estas discussões permitem que os alunos ampliem o seu conhecimento, explorem diferentes pontos de vista e desenvolvam competências que facilitem a resposta aos desafios colocados enquanto mentores. Os estudantes podem ser organizados de forma a que enquanto uns debatem outros desempenham o papel de moderadores, estimulando a participação e a troca de ideias, no final plasmadas num texto síntese. ME4.Feedback Construtivo: Durante as atividades práticas e apresentações, é fornecido feedback construtivo aos estudantes. Os docentes destacam os pontos fortes atingidos pela atividade e oferecem orientações específicas para a sua consolidação. Além disso, incentiva-se a prática do feedback entre os próprios estudantes, criando um ambiente de aprendizagem colaborativo e encorajando a autocrítica e o crescimento mútuo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino utilizadas na UC de mentoria estão alinhadas com os objetivos de aprendizagem definidos, visando proporcionar aos estudantes uma formação teórica e prática que lhes permita desempenhar o seu papel de mentores com eficácia e responsabilidade. Tal, ao mesmo tempo que procuram favorecer uma aprendizagem ativa, colaborativa e significativa dos estudantes: • Atividades Práticas e Vivenciais (ME.1): Esta metodologia visa desenvolver as competências comunicacionais e relacionais dos estudantes, bem como os seus valores de respeito, empatia, responsabilidade e cooperação. Através de exercícios e jogos, os estudantes identificam as dimensões e orientações da mentoria no contexto de diversidade dos públicos estudantis (OA1), aplicam práticas de mentoria para o acolhimento e integração dos estudantes com perfis sociais diversos (OA3), e participam em dinâmicas de trabalho em equipa e construção de redes (OA4). • Aprendizagem Baseada em Problemas (ME.2): Esta metodologia visa estimular o pensamento crítico, a colaboração e a criatividade dos estudantes. Através de desafios ou situações-problema relacionadas com a comunicação entre pares, os estudantes trabalham em grupo para analisar, discutir e encontrar soluções que otimizem essa relação e a utilização dos recursos/serviços disponíveis no Iscte (OA2). Esta metodologia também contribui para o desenvolvimento das competências para mentoria em literacia digital (OA5). • Discussões em Grupo e Debates (ME.3): Esta metodologia visa ampliar o conhecimento dos estudantes, explorar diferentes pontos de vista e desenvolver competências que facilitem a resposta aos desafios colocados enquanto mentores. Através de discussões em grupo, nos quais os estudantes compartilham as suas experiências e posições, eles aprendem sobre as dimensões e orientações da mentoria (OA1), as práticas de mentoria para o acolhimento e integração (OA3), as dinâmicas de trabalho em equipa e construção de redes (OA4), e as estratégias de acompanhamento da mentoria (OA6). • Feedback Construtivo (ME.4): Esta metodologia visa fornecer orientações específicas aos estudantes para a sua consolidação e melhoria das suas práticas de mentoria. Através do feedback construtivo, os docentes destacam os pontos fortes atingidos pela atividade e oferecem sugestões para a sua melhoria. Além disso, incentiva-se o feedback entre os próprios estudantes, criando um ambiente de aprendizagem colaborativo e encorajando a autocrítica e o crescimento mútuo. TLM

Observações / Observations


A UC buddy mentoring foi concebida inicialmente para apoiar o acolhimento de estudantes internacionais em mobilidade de crédito. A experiência dos últimos anos no Iscte enfatiza a necessidade de alargamento das ações de mentoria entre pares a todos os estudantes, como uma das respostas aos desafios do acolhimento e da integração de um corpo estudantil crescentemente diversificado, num contexto de intensificação da desmaterialização das relações através da utilização de ferramentas e tecnologias digitais. A implementação atual desta oferta enquadra-se no projeto IN_Iscte - Espaço para crescer.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Lamas, E. et al. (2021). Acção Tutorial e de Mentoria no Ensino Superior. E- Revista De Estudos Interculturais, (5). https://doi.org/10.34630/erei.vi5.4007 Roche, P. et al (2021).The benefits of being a buddy. Health Equity, 5 (1). DOI: 10.1089/heq.2020.0060 Terrian, J.L. et al. (2007). A taxonomy of the characteristics of student peer mentors in higher education. Mentoring & Tutoring, 15 (2), pp. 149-164.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Eberhard Raithelhuber & Marija Mitic. (2025). "Social mentoring in Austria's universities. What does this mean for social work?". Soziales_kapital, Vol. 30 (2025). Category: Social work science. Innsbruck. Scorsolini-Comin, F & Gabriel, C.S. (2019). O que pode ser considerado inovador no ensino superior contemporâneo? considerações sobre o acolhimento estudantil. Revista da SPAGESP, 20(2), 1-5. Soares, A. P., Almeida, L.S., Diniz, A..M. & Guisande, M. A., (2006). Modelo Multidimensional de Ajustamento de jovens ao contexto Universitário (MMAU): Estudo com estudantes de ciências e tecnologias versus ciências sociais e humanas. Análise Psicológica, 1 (XXIV): 15-27. Taylor, J.S., Brites, R. et al. (2008). Improving student satisfaction and sucess in Portugal. Higher Education Management and Policy 20 (1)

Data da última atualização / Last Update Date


2025-07-23