Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Serviço Social
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2019/2020
Pré-requisitos / Pre-Requisites
·
Objetivos Gerais / Objectives
- Conhecer boas práticas do Serviço Social na área da Saúde - Favorecer a reflexividade profissional acerca das boas práticas e da inovação em diferentes subáreas e contextos de intervenção na área da saúde
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
- Capacidade de refletir e inovar a prática no âmbito das unidades de saúde; - Aplicar indicadores de boas-práticas na intervenção social nos diferentes contextos de atuação na saúde; - Avaliar a prática segundo os standards de qualidade.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Ideias-chave na construção social da saúde e da doença 2. Boas práticas em Serviço Social na área da saúde nos diferentes níveis de cuidados e áreas de intervenção. 2.1. O triângulo basilar de uma boa prática em Serviço Social 2.2. Análise de boas práticas do Serviço Social em Cuidados de saúde primários, cuidados hospitalares, cuidados continuados, cuidados paliativos, intervenção precoce, reabilitação, saúde materna, saúde infantil, doença crónica, oncologia, saúde mental e dependências. 2.3. Boas práticas com famílias e redes de suporte social na área da saúde 3. Inovação em Serviço Social na área da Saúde 3.1. Tendências na investigação 3.2. As metodologias participativas 3.3. Análise crítica de propostas de boas práticas inovadoras
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O ponto 1 permite fazer um enquadramento conceptual. O ponto 2 concretiza o primeiro e segundo objetivo. O ponto 3 articula-se fundamentalmente com os pontos 3 e o subponto 2.2.
Avaliação / Assessment
Regime de avaliação periódica. A avaliação consiste na realização de um trabalho escrito individual sobre um tema do programa (num máximo de 8 páginas). Avaliação por exame final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
- Exposição teórica da matéria em momentos relevantes do programa. - Análise e interpretação de documentos pelos alunos. - Pesquisa de informação por parte dos alunos. - Trabalho de campo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O conhecimento faz-se pela partilha e co-construção, o que justifica a dimensão expositiva. A reflexividade profissional e a análise crítica surge eminentemente da discussão de práticas e de casos de estudo.
Observações / Observations
·
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Carvalho, M. I (coord.) (2012). Serviço Social na Saúde. Lisboa: Pactor. White, S., Fook, J., & Gardner, F. (2006). Critical reflection in health and social care. Maidenhead: Open University Press. Cowles, L. A. F. (2003). Social Work in the health field ? A care perspective (2nd edition). New York: The Haworth Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
PNSM e APSS (2016). Serviço Social na Saúde Mental. Lisboa: Ed. Ex-Libris. Matos, M. C. (2013). Serviço Social, ética e saúde ? Reflexões para o exercício professional. São Paulo: Cortez. Masfret, D.C. (2008). El trabajo social sanitario. Madrid: Siglo XXI de España Jones, K, Cooper, B & Ferguson, H. (eds.) (2008). Best Practice in Social Work: Critical Perspectives. New York: Palgrave Guadalupe, S. (2012). A intervenção do serviço social na saúde com famílias e em redes de suporte social. In M. I. L. B. Carvalho (Coord.). Serviço Social na Saúde (pp. 183-217). Lisboa: Pactor. Guadalupe, S. (2011). Anotações cronológicas sobre a trajetória do serviço social no sistema de saúde em Portugal [A brief chronology on the trajectory of social work in the health system in Portugal]. Serviço Social & Saúde, X (12), 99-126. ISSN: 167-6806. URL: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=50186&opt=1 Direção Geral da Saúde (2006). Manual de Boas Práticas para os Assistentes Sociais da Saúde na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados. Portugal URL: http://www.dgs.pt/upload/membro.id/ficheiros/i008206.pdf
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16