Métodos de Ensino e Avaliações

Pretende-se nesta cadeira uma relação muito estreita com a prática de investigação. Por isso, a par das aulas Teórico-Práticas semanais onde se testam, apresentam e discutem trabalhos aplicados de investigação, serão realizadas sessões quinzenais de Orientação Tutorial em pequenos grupos com o objectivo de acompanhar o percurso de aprendizagem de cada um dos alunos e promover a consolidação dos conhecimentos adquiridos. Ao longo do semestre serão pedidos aos alunos diversos trabalhos de diferente dimensão, que servem para uma maior compreensão da matéria e permitem aos alunos aferirem as suas estratégias de estudo. Outra componente muito importante do processo de aprendizagem de metodologias de investigação científica é a participação, enquanto sujeitos, em estudos na área da Psicologia, que permite obter uma perspectiva abrangente do processo de investigação neste domínio. Esta participação ocorrerá no âmbito das Práticas Laboratoriais da cadeira. | Os alunos podem frequentar esta disciplina em regime de avaliação contínua ou de exame final. Para serem admitidos em regime de avaliação contínua deverão apresentar aos docentes da cadeira a ficha de inscrição; estar presentes nas aulas Teórico-Práticas (só são admitidas 4 faltas) e nas Orientações Tutorais (só é admitida 1 falta) ? este requisito prende-se com o carácter cumulativo das aprendizagens nesta disciplina; Em regime de avaliação contínua, os alunos estarão sujeitos a 4 formas de avaliação:  participar no SPI como sujeitos em seis estudos e receber feedback sobre esses estudos, enquadrados nas Práticas Laboratoriais da disciplina (15%);  um trabalho individual sobre a pesquisa bibliográfica e as normas de redacção da pesquisa em Psicologia (20%);  um trabalho de grupo de replicação de uma experiência, apresentado de acordo com as normas de redacção e apresentação da investigação em Psicologia (35%);  uma frequência (30%).