Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Contabilidade
Departamento / Department
Departamento de Contabilidade
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica
Objetivos Gerais / Objectives
A unidade curricular tem como objetivo dotar os alunos de uma visão integrada da contabilidade bancária e do impacto da gestão de riscos nas demonstrações financeiras. Para além do enquadramento do setor financeiro geral e da sua regulamentação específica, tem como objetivo identificar os fundamentos dos requisitos de fundos próprios numa lógica de mitigação de risco, incluindo risco sistémico.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Pretende-se que os alunos, ao concluir a unidade curricular: OA1 – Identifiquem as especificidades do setor bancário, da sua regulamentação e das componentes do relato financeiro setorial; OA2 – Identifiquem as diversas tipologias de risco e o seu impacto nas demonstrações financeiras; OA3 – Efetuem uma análise crítica do impacto das imparidades de crédito, provisões e contingências, nas demonstrações financeiras e nos rácios regulamentares.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. O Setor Bancário: enquadramento e regulação; 2. Reporte Financeiro e Reporte Regulamentar; 3. Gestão integrada de riscos e requisitos de fundos próprios; 4. Crédito e imparidades; 5. Provisões e contingências; 6. Indicadores regulamentares.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Tendo por base os objetivos específicos inerentes à unidade curricular, os conteúdos programáticos são com eles alinhados através das seguintes conexões: OA1 – Pontoe 1 e 2 do programa (O Setor bancário: enquadramento e regulação; Reporte financeiro e reporte regulamentar); OA2 – Ponto 3 do programa (Gestão integrada de riscos e requisitos de fundos próprios); OA3 – Pontos 4, 5 e 6 do programa (Crédito e imparidades; Provisões e contingências; Indicadores regulamentares).
Avaliação / Assessment
O processo de avaliação na unidade curricular é realizado através de duas modalidades distintas: 1. Avaliação ao longo do semestre: compreende a realização de um Teste Intercalar (40%) e de uma Frequência (60%). A assiduidade mínima é de 2/3 das aulas lecionadas e a nota mínima em cada elemento de avaliação é de 7,5 valores; 2. Exame: compreende um Exame Final com ponderação de 100%.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Na aquisição das competências identificadas nos objetivos gerais e específicos, são definidas as seguintes metodologias de ensino - aprendizagem (MEA): MEA1 - Expositivas, com apresentação do quadro teórico dos conteúdos programáticos; MEA2 - Participativas, através da aplicação de casos práticos, através da participação ativa dos estudantes, ilustrativos dos diversos conteúdos programáticos; MEA3 - Autoestudo, através da realização de trabalho autónomo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de aprendizagem (MEA) visam o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos que permitam cumprir cada um dos objetivos (AO). Assim, são as seguintes as conexões das dessas metodologias e os tópicos programáticos: MEA1 – Transversal a todos os tópicos programáticos; MEA2 - Transversal a todos os tópicos programáticos; MEA3 - Transversal a todos os tópicos programáticos.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
(1) Choudhry, Moorad (2018). An Introduction to Banking: Principles, Strategy and Risk Management, 2nd Edition, Chichester, West Sussex: John Wiley & Sons. (2) Caiado, A. C. (2019). Bancos: Normativos, contabilidade e gestão, 2ª Edição, Lisboa: Edições Sílabo.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
·Pascuall, J.L.; González, A. F. (2015). Economia e Gestão Bancária, Lisboa: Universidade Católica.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-07-16