Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04835
Acrónimo :
CBeGdR
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Contabilidade

Departamento / Department


Departamento de Contabilidade

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


A unidade curricular tem como objetivo dotar os alunos de uma visão integrada da contabilidade bancária e do impacto da gestão de riscos nas demonstrações financeiras. Para além do enquadramento do setor financeiro geral e da sua regulamentação específica, tem como objetivo identificar os fundamentos dos requisitos de fundos próprios numa lógica de mitigação de risco, incluindo risco sistémico.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Pretende-se que os alunos, ao concluir a unidade curricular: OA1 – Identifiquem as especificidades do setor bancário, da sua regulamentação e das componentes do relato financeiro setorial; OA2 – Identifiquem as diversas tipologias de risco e o seu impacto nas demonstrações financeiras; OA3 – Efetuem uma análise crítica do impacto das imparidades de crédito, provisões e contingências, nas demonstrações financeiras e nos rácios regulamentares.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. O Setor Bancário: enquadramento e regulação; 2. Reporte Financeiro e Reporte Regulamentar; 3. Gestão integrada de riscos e requisitos de fundos próprios; 4. Crédito e imparidades; 5. Provisões e contingências; 6. Indicadores regulamentares.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Tendo por base os objetivos específicos inerentes à unidade curricular, os conteúdos programáticos são com eles alinhados através das seguintes conexões: OA1 – Pontoe 1 e 2 do programa (O Setor bancário: enquadramento e regulação; Reporte financeiro e reporte regulamentar); OA2 – Ponto 3 do programa (Gestão integrada de riscos e requisitos de fundos próprios); OA3 – Pontos 4, 5 e 6 do programa (Crédito e imparidades; Provisões e contingências; Indicadores regulamentares).

Avaliação / Assessment


O processo de avaliação na unidade curricular é realizado através de duas modalidades distintas: 1. Avaliação ao longo do semestre: compreende a realização de um Teste Intercalar (40%) e de uma Frequência (60%). A assiduidade mínima é de 2/3 das aulas lecionadas e a nota mínima em cada elemento de avaliação é de 7,5 valores; 2. Exame: compreende um Exame Final com ponderação de 100%.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Na aquisição das competências identificadas nos objetivos gerais e específicos, são definidas as seguintes metodologias de ensino - aprendizagem (MEA): MEA1 - Expositivas, com apresentação do quadro teórico dos conteúdos programáticos; MEA2 - Participativas, através da aplicação de casos práticos, através da participação ativa dos estudantes, ilustrativos dos diversos conteúdos programáticos; MEA3 - Autoestudo, através da realização de trabalho autónomo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de aprendizagem (MEA) visam o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos que permitam cumprir cada um dos objetivos (AO). Assim, são as seguintes as conexões das dessas metodologias e os tópicos programáticos: MEA1 – Transversal a todos os tópicos programáticos; MEA2 - Transversal a todos os tópicos programáticos; MEA3 - Transversal a todos os tópicos programáticos.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


(1) Choudhry, Moorad (2018). An Introduction to Banking: Principles, Strategy and Risk Management, 2nd Edition, Chichester, West Sussex: John Wiley & Sons. (2) Caiado, A. C. (2019). Bancos: Normativos, contabilidade e gestão, 2ª Edição, Lisboa: Edições Sílabo.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


·Pascuall, J.L.; González, A. F. (2015). Economia e Gestão Bancária, Lisboa: Universidade Católica.

Data da última atualização / Last Update Date


2025-07-16