Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
História de Arte
Departamento / Department
Departamento de História
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
--
Objetivos Gerais / Objectives
--
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do período desta unidade curricular, o aluno deve ser capaz de: LG1 = Demonstrar compreensão dos motores e mecanismos que regeram o colecionismo de arte e artefactos enquanto fenómeno global durante os períodos abrangidos, através do envolvimento crítico com fontes relevantes; LG2 = Identificar e caracterizar a forma como as mudanças sociais e económicas nos países de 'demanda' e 'fonte' criaram oportunidades e um mercado para bens; LG3 = Aplicar e avaliar uma gama de abordagens teóricas e conceituais da história do colecionismo; LG4 = Analisar e refletir sobre as evidências visuais e textuais estudadas para construir argumentos fundamentados na forma oral e escrita.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
"I. Introdução: O Colecionismo e suas Instituições II. Colecionismo e colonialismo III. Descolonizando coleções e desconstruindo instituições ocidentais IV. Colecionando o Moderno V. O Museu Sem Paredes: Democratização e Crítica Institucional VI. Património Cultural em Crise VII. O Museu Visível: Comunidade, Coleções e Acesso VIII. Queering a coleção IX. Coletando as coleções digitais e digitalizando X. Simpósio de Alunos: O Futuro das Coleções"
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA). Ao longo das sessões semanais de palestras e seminários, o curso usará fontes relevantes para explorar diferentes aspectos do colecionismo - histórias, motivações, aspectos práticos e debates críticos atuais - cobrindo um amplo escopo geográfico e cronológico e com uma variedade de abordagens teóricas (OA1 e OA3) . As sessões, particularmente as da primeira metade do programa, focarão em como os mercados se desenvolveram para bens (OA2) e cada sessão de seminário semanal também permitirá tempo para discussões críticas de tópicos-chave, com uma sessão final dedicada às apresentações dos alunos (OA4) .
Avaliação / Assessment
A avaliação consiste em 2 elementos: 1. Dissertação de 3500 palavras (70%), com uma lista de questões dissertativas e o prazo de entrega a fornecer na página Moodle da turma. 2. Apresentação da aula (15 minutos) (30%)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aulas expositivas, discussões baseadas em artigos e análise de casos de estudo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA). Ao longo das sessões semanais de palestras e seminários, o curso usará fontes relevantes para explorar diferentes aspectos do colecionismo - histórias, motivações, aspectos práticos e debates críticos atuais - cobrindo um amplo escopo geográfico e cronológico e com uma variedade de abordagens teóricas (OA1 e OA3) . As sessões, particularmente as da primeira metade do programa, focarão em como os mercados se desenvolveram para bens (OA2) e cada sessão de seminário semanal também permitirá tempo para discussões críticas de tópicos-chave, com uma sessão final dedicada às apresentações dos alunos (OA4) .
Observações / Observations
--
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Acquiring Cultures: Histories of World Art on Western Markets, De Gruyter Collecting and Provenance: A Multidisciplinary Approach, Rowman and Littlefield Keeping Their Marbles, Oxford University Press Provenance: An Alternate History of Art, Getty Research Institute, 2012.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-10-08