Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04501
Acrónimo :
CC
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
10.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História de Arte

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


--

Objetivos Gerais / Objectives


--

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período desta unidade curricular, o aluno deve ser capaz de: LG1 = Demonstrar compreensão dos motores e mecanismos que regeram o colecionismo de arte e artefactos enquanto fenómeno global durante os períodos abrangidos, através do envolvimento crítico com fontes relevantes; LG2 = Identificar e caracterizar a forma como as mudanças sociais e económicas nos países de 'demanda' e 'fonte' criaram oportunidades e um mercado para bens; LG3 = Aplicar e avaliar uma gama de abordagens teóricas e conceituais da história do colecionismo; LG4 = Analisar e refletir sobre as evidências visuais e textuais estudadas para construir argumentos fundamentados na forma oral e escrita.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


"I. Introdução: O Colecionismo e suas Instituições II. Colecionismo e colonialismo III. Descolonizando coleções e desconstruindo instituições ocidentais IV. Colecionando o Moderno V. O Museu Sem Paredes: Democratização e Crítica Institucional VI. Património Cultural em Crise VII. O Museu Visível: Comunidade, Coleções e Acesso VIII. Queering a coleção IX. Coletando as coleções digitais e digitalizando X. Simpósio de Alunos: O Futuro das Coleções"

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA). Ao longo das sessões semanais de palestras e seminários, o curso usará fontes relevantes para explorar diferentes aspectos do colecionismo - histórias, motivações, aspectos práticos e debates críticos atuais - cobrindo um amplo escopo geográfico e cronológico e com uma variedade de abordagens teóricas (OA1 e OA3) . As sessões, particularmente as da primeira metade do programa, focarão em como os mercados se desenvolveram para bens (OA2) e cada sessão de seminário semanal também permitirá tempo para discussões críticas de tópicos-chave, com uma sessão final dedicada às apresentações dos alunos (OA4) .

Avaliação / Assessment


A avaliação consiste em 2 elementos: 1. Dissertação de 3500 palavras (70%), com uma lista de questões dissertativas e o prazo de entrega a fornecer na página Moodle da turma. 2. Apresentação da aula (15 minutos) (30%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas expositivas, discussões baseadas em artigos e análise de casos de estudo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA). Ao longo das sessões semanais de palestras e seminários, o curso usará fontes relevantes para explorar diferentes aspectos do colecionismo - histórias, motivações, aspectos práticos e debates críticos atuais - cobrindo um amplo escopo geográfico e cronológico e com uma variedade de abordagens teóricas (OA1 e OA3) . As sessões, particularmente as da primeira metade do programa, focarão em como os mercados se desenvolveram para bens (OA2) e cada sessão de seminário semanal também permitirá tempo para discussões críticas de tópicos-chave, com uma sessão final dedicada às apresentações dos alunos (OA4) .

Observações / Observations


Síncrona a distância (SD) - TP-20.0; OT-1.0 University of Glasgow

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Acquiring Cultures: Histories of World Art on Western Markets, De Gruyter Collecting and Provenance: A Multidisciplinary Approach, Rowman and Littlefield Keeping Their Marbles, Oxford University Press Provenance: An Alternate History of Art, Getty Research Institute, 2012.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-10-08