Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04643
Acrónimo :
CCE
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
4.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
135.0
Horas de Trabalho Total :
160.0h/sem

Área científica / Scientific area


480 - Informática

Departamento / Department


Departamento de Tecnologias Digitais

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem nenhuns requisitos específicos para a frequência desta UC.

Objetivos Gerais / Objectives


A unidade curricular Cibersegurança em Contexto Escolar visa preparar educadores para enfrentar os desafios de cibersegurança no ambiente educativo. Com foco em conceitos fundamentais, ameaças cibernéticas, proteção de dados e estratégias preventivas, os estudantes aprenderão a garantir um ambiente digital seguro para alunos, professores e encarregados de educação. A unidade curricular promove a adoção de boas práticas de cibersegurança e a consciência sobre a importância de proteger dados pessoais e privacidade no contexto escolar.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Compreender os conceitos fundamentais de cibersegurança e as principais ameaças no contexto escolar. OA2: Identificar os riscos e vulnerabilidades associados ao uso das tecnologias digitais no ensino e aprendizagem. OA3: Implementar medidas de segurança adequadas para proteger os dados pessoais dos estudantes e promover a privacidade. OA4: Desenvolver planos de ação para prevenção de incidentes de cibersegurança e resposta a possíveis ataques. OA5: Promover a consciência sobre a importância da cibersegurança entre alunos, professores e encarregados de educação.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1: Introdução à Cibersegurança - Conceitos básicos - Ameaças cibernéticas comuns - Impacto no contexto escolar. P2: Proteção de Dados Pessoais - Legislação de proteção de dados - Práticas seguras de recolha e armazenamento de informações dos estudantes. P3: Segurança em Ambientes Virtuais de Aprendizagem - Identificação de riscos - Implementação de medidas de segurança em plataformas educativas P4: Prevenção de Ataques Cibernéticos - Estratégias de prevenção e detecção de incidentes de segurança P5: Educação em Cibersegurança - Promoção da consciência sobre a cibersegurança na comunidade escolar - Estratégias de envolvimento dos estudantes em boas práticas de cibersegurança

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A coerência entre os conteúdos programáticos e os objetivos de aprendizagem da UC é evidente, pois cada conteúdo aborda diretamente os conhecimentos e competências necessários para alcançar os objetivos estabelecidos. O P1 cobre conceitos básicos e ameaças cibernéticas, permitindo compreender os fundamentos da cibersegurança no contexto escolar (OA1). O P2 aborda a legislação e práticas seguras, preparando para identificar riscos e vulnerabilidades associados ao uso de tecnologias no ensino (OA2). O P3 focaliza na identificação de riscos e na implementação de medidas de segurança, essencial para proteger dados pessoais e promover a privacidade (OA3). O P4 explora estratégias para prevenir e detetar incidentes de segurança, capacitando para desenvolver planos de ação contra ataques (OA4). O P5 aborda a promoção da consciência sobre cibersegurança na comunidade escolar e estratégias para envolver os alunos em boas práticas (OA5).

Avaliação / Assessment


Avaliação por projeto, de acordo com o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências do Iscte: - Intervenção em 8 tarefas, respondendo aos critérios de cada solicitação do docente, tem o peso de 35% da nota final, com nota mínima de 7,5 valores. As tarefas incluirão a entrega de atividades e intervenções em fóruns de discussão mediados. - Primeira parte do projeto (plano de ação de cibersegurança para um contexto escolar) e respetiva discussão oral em grupo tem o peso de 35% na nota final, com nota mínima de 7,5 valores. - Segunda parte do projeto (guia educativo sobre cibersegurança para estudantes) e respetiva discussão oral individual tem o peso de 30% na nota final, com nota mínima de 7,5 valores. A média final terá de ser igual ou superior a 9,5 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC Cibersegurança em Contexto Escolar adotará como metodologia de ensino e aprendizagem central a Aprendizagem Baseada em Tarefas, havendo momentos ao longo do semestre em que a Aprendizagem Baseada em Estudos de Caso será predominante. Será também utilizada a gamificação como estratégia de motivação e envolvimento dos estudantes. Estas abordagem pedagógica está articulada com o modelo pedagógico do Iscte porque o estudante é considerado um agente ativo no seu processo de aprendizagem e o conhecimento é visto como ferramenta de transformação das sociedades, devendo ser transferido e aplicado em diferentes contextos e com diferentes públicos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino foram selecionadas de forma a corresponder aos objetivos de aprendizagem da UC. Através de uma combinação de momentos de aprendizagem online síncrona e assíncrona, os estudantes irão realizar tarefas com diferentes níveis de apoio e orientação docente ao longo da UC que lhes permitirá, numa primeira fase compreender os conceitos fundamentais de cibersegurança e as principais ameaças no contexto escolar, e promover a consciência sobre a importância da cibersegurança entre alunos, professores e encarregados de educação. Irão ainda aplicar conhecimentos teóricos e desenvolver competências de análise e pensamento crítico, necessários à identificação de riscos e vulnerabilidade associados ao uso das tecnologias digitais no ensino e aprendizagem. O docente dará feedback (corretivo e/ou cognitivo) sobre as tarefas e estudos de caso. Terão acesso a informações detalhadas sobre os casos, incluindo contexto, personagens e problemas específicos a serem resolvidos. Seguirão uma sequência predefinida de análise, discussão e solução do caso. Esta abordagem permitirá que os estudantes estabeleçam conexões entre os conhecimentos teóricos e práticos, permitindo-lhes implementar medidas de segurança adequadas para proteger os dados pessoais dos estudantes e promover a privacidade, desenvolver planos de ação para prevenção de incidentes de cibersegurança e resposta a possíveis ataques. Como estratégia de motivação, a unidade curricular incluirá a gamificação ao longo do semestre, onde serão atribuídos pontos aos estudantes à medida que os estudos de caso forem explorados com sucesso, garantindo o seu envolvimento ao longo da UC.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-10-10