Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04438
Acrónimo :
CCM
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
50.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
51.0h/sem
Trabalho Autónomo :
99.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Serviço Social

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N.a.

Objetivos Gerais / Objectives


Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Será capaz de reconhecer as características da escalada do conflito e da desescalada. Será capaz de elaborar diferentes técnicas de mediação a fim de resolver o conflito de forma construtiva Será capaz de elaborar técnicas de gestão e mediação de comunicação de conflitos culturalmente apropriadas que conduzam a uma resolução construtiva de conflitos. Será capaz de compreender o papel da cultura na gestão e mediação de conflitos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1 - Introdução 2 - Interacção de Conflito 3 - Gestão de Conflitos 4 - A Mediação como Abordagem Relacional à Intervenção em Conflitos 5 - A Roda da Cultura 6 - Mediação Intercultural

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1:CP1; CP2; CP3 OA2:CP4 OA3: CP5; CP6 OA4: CP5; CP6

Avaliação / Assessment


Palestras, análise de situações de conflito, discussões de grupo | Aprendizagem baseada na experiência: 25% Realização de tarefas em seminários: 25% Exame: 50%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Palestras, análise de situações de conflito, discussões de grupo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os métodos de ensino, sem descurar a aprendizagem com base na teoria, nos conceitos, vão privilegiar os exercícios com base na articulação teoria-prática, com a abordagem a situações concretas, desenvolvendo o pensamento analítico e crítico aplicado à resolição de problemas

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Pulaczewska, H., Lewandowska-Tomaszczyk, B. (2010). Intercultural Europe: Arenas of Difference, Communication and Mediation. Stuttgart: ibidem. Folger, J. P., Poole, M.S.; Stutman, R. K. (2009). Working Through Conflict. Boston: Pearson Education, Inc. Furlong, G.T. (2005). The Conflict Resolution Toolbox: Models and Maps for Analyzing, Diagnosing, and Resolving Conflict. Ont: Wiley, 2005. Moore Ch. W.; and Woodrow, Peter, J. (2010). Handbook of Global and Multicultural Megortiation. San Francisco, CA: Jossey-Bass Goldberg, S.B.; Brett, J., M.; Blohorn-Brenneur, B., and Rogers, N. (2017). How Mediation Works: Theory, Research, and Practice.Bingley: Emeald Publishing Limited.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


--

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16