Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04896
Acrónimo :
CdDVeE
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Os alunos deverão dominar os conceitos básicos de marketing - estratégia e marketing mix.

Objetivos Gerais / Objectives


Durante esta unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de: - Diagnosticar e propor soluções para problemas de empresas de retalho ou de produtores nas suas negociações com os distribuidores; - Participar nas discussões em aula sobre os casos de estudo ou outros problemas de negócios; - Perceber as tendências de retalho e distribuição incluindo e-commerce; - Compreender as dinâmicas de vendas associadas a gestão de territórios e equipas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Identificar as funções de distribuição dos principais setores de atividade; OA2. Saber aplicar o modelo de rentabilidade económica do retalhista; OA3. Saber identificar novas tendências dos formatos de retalho OA4. Saber integrar a distribuição física e e-commerce; OA5. Saber desenhar canais de distribuição para uma empresa; OA6. Identificar fontes de conflito e de cooperação entre produtores e distribuidores OA7. Compreender os princípios de organizacao de equipas de vendas e negociacão.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. Canais de Distribuição: Estrutura, Funções e Relacionamentos; P2. Negócio de Retalho: P2.1. Formatos internacionais P2.2. Negócio de retalho - evolução portuguesa P2.3. Estratégia de marketing de retalho P2.4. Modelo de rentabilidade económica P3. Operações de negócio de retalho P4. Tendências de retalho e distribuição P5. Canaisde e-commerce e seus princípios e barreiras; P6. Estratégia de canais: P6.1. Integração vertical P6.2. Abordagem horizontal P7. Gestão de Categoria P8. Gestão de canais de distribuição P8.1. Conflitos P8.2. E.C.R; P9. Gestão de equipa de vendas, territórios e negociacao.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem (OA) e os elementos do programa (P) estão fortemente interligados, garantindo uma abordagem coerente e abrangente para o estudo dos canais de distribuição e do negócio de retalho. Por exemplo, o OA1, que visa identificar as funções de distribuição dos principais setores de atividade, está diretamente relacionado ao tópico P1, que aborda a estrutura, funções e relacionamentos dos canais de distribuição. Da mesma forma, o OA2, que foca na aplicação do modelo de rentabilidade económica do retalhista, é abordado no tópico P2 sobre o negócio de retalho.Além disso, o OA4, que trata da integração da distribuição física e e-commerce, é coberto pelos tópicos P1 e P5, que discutem os canais de distribuição e os princípios e barreiras do e-commerce. O OA6, que visa identificar fontes de conflito e cooperação entre produtores e distribuidores, é abordado no tópico P8 sobre a gestão de canais de distribuição.

Avaliação / Assessment


Participação em aula - 20% + Trabalho de grupo - 30% + Frequência - 50% (Each component must have a minimum score of 8,5/20) Assiduidade Mínima 80% Os alunos que reprovarem na avaliação ao longo do semestre têm 2 épocas de exame (1ª e de recurso), tendo os exames uma ponderação de 100%, nota mínima de 10.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência; 2. Participativas, com a análise e discussão de casos de estudo, e de textos de apoio e leitura; 3. Activas, com realização de trabalho de grupo; 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta do planeamento das aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - todos os OA's (do OA1 ao OA7); 2. Participativas, com a análise e discussão de casos de estudo, e de textos de apoio e leitura (todos os OA's - do OA1 ao OA7); 3. Activas, com realização de trabalhos de grupo (OA1, OA3 e OA4); 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta do planeamento das aulas todos os OA's (do OA1 ao OA7)

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Berman, B. and Evans, J. R., (2018). Retail Management - A Strategic Approach. 13th International Edition, Pearson, London- Palmatier, R. W., Sivadas, E., Stern, L.W., El-Ansary, A. (2019). Marketing Channel Strategy. An Omni-Channel Approach. Routledge: New York

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Laudon, K (2024) E-commerce 2023-2024 business, tecnology, society. 19th. Edition. Person.

Data da última atualização / Last Update Date


2025-07-25