Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Marketing
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Os alunos deverão dominar os conceitos básicos de marketing - estratégia e marketing mix.
Objetivos Gerais / Objectives
Durante esta unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de: - Diagnosticar e propor soluções para problemas de empresas de retalho ou de produtores nas suas negociações com os distribuidores; - Participar nas discussões em aula sobre os casos de estudo ou outros problemas de negócios; - Perceber as tendências de retalho e distribuição incluindo e-commerce; - Compreender as dinâmicas de vendas associadas a gestão de territórios e equipas.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de: • Analisar modelos de canais de distribuição tradicionais, digitais e omnicanal; • Avaliar e planear estratégias de gestão e otimização de canais; • Desenvolver e implementar estratégias de e-commerce; • Aplicar técnicas de vendas e gestão comercial adaptadas à realidade digital e às tendências emergentes.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Fundamentos de canais de distribuição e funções logísticas 2. Estruturas e formatos de canais (B2B, B2C, DTC) 3. Seleção, desenvolvimento e gestão de parceiros de canal 4. Conflitos, coordenação e poder de canal 5. Modelos e estratégias de e-commerce 6. Plataformas digitais e marketplaces 7. Omnicanalidade e integração de canais online/offline 8. Estratégias de vendas e customer journey 9. Tecnologias aplicadas: CRM, IA generativa e automação comercial 10. Tendências emergentes: sustentabilidade, ESG e impacto social dos canais de distribuição
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos apresentam uma articulação lógica com os objetivos de aprendizagem estabelecidos. Os tópicos 1 a 4 introduzem os conceitos fundamentais de canais de distribuição e gestão de parceiros, proporcionando aos estudantes a capacidade de analisar e planear os canais (OA1 e OA2). Os tópicos 5 a 7 aprofundam as práticas e estratégias associadas ao e-commerce, permitindo aos estudantes desenvolver e implementar soluções digitais e omnicanal (OA3). Finalmente, os tópicos 8 a 10 focam-se nas técnicas de vendas modernas e na integração de tecnologias e tendências emergentes, como IA e ESG, capacitando os estudantes a aplicar técnicas de vendas adaptadas às transformações atuais e futuras do mercado (OA4).
Avaliação / Assessment
Na modalidade de avaliação da UC ao longo do semestre consideram-se três componentes principais. O projeto de grupo aplicado, baseado num desafio empresarial real ou simulado e desenvolvido segundo a metodologia de aprendizagem baseada em projetos (PBL), representará 40% da nota final, sendo exclusivamente avaliado como trabalho de grupo. A apresentação oral deste projeto contribuirá com 10% para a nota final, permitindo avaliar as competências de comunicação e defesa das propostas desenvolvidas pelo grupo. Finalmente, será realizado um exame individual escrito que abrangerá todos os conteúdos lecionados na unidade curricular e corresponderá a 50% da nota final. A assiduidade mínima obrigatória para a avaliação contínua é de 80% das aulas. Os estudantes que não realizem a avaliação ao longo do semestre poderão realizar um exame final que valerá 100% da classificação final. Aplicam-se as normas definidas no RGACC.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência; 2. Participativas, com a análise e discussão de casos de estudo, e de textos de apoio e leitura; 3. Activas, com realização de trabalho de grupo; 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta do planeamento das aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias expositivas asseguram a introdução e compreensão dos conceitos fundamentais de distribuição, e-commerce e vendas, permitindo aos estudantes adquirir o enquadramento teórico necessário para o desenvolvimento das competências de análise e planeamento (OA1 e OA2). A aprendizagem baseada em projetos (PBL), transversal a todos os objetivos de aprendizagem, permite aos estudantes aplicar os conhecimentos adquiridos em contextos práticos, desenvolvendo competências de diagnóstico e formulação de soluções estratégicas para desafios empresariais reais, tanto no domínio da gestão de canais como do e-commerce (OA3). A integração de tendências emergentes e o desenvolvimento de propostas inovadoras no âmbito dos projetos, bem como a sua apresentação e defesa oral, promovem o desenvolvimento das competências avançadas de aplicação, comunicação e reflexão crítica previstas no OA4. As sessões de tutoria asseguram o acompanhamento pedagógico contínuo e individualizado, orientando os estudantes na articulação entre a teoria e a prática em todas as fases do projeto.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2025-09-05