Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Estudos do Desenvolvimento
Departamento / Department
Departamento de Economia Política
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
A UC está estruturada de acordo com 3 eixos. Um primeiro eixo dedicado à reflexão e discussão sobre as origens e evolução da agenda da cooperação para o desenvolvimento global desde o final da Segunda Guerra Mundial em termos de atores e contextos geográficos, políticos, económicos e sociais. Um segundo eixo focado no papel em particular de uma das principais atrizes nestas agendas - a União Europeia - e a transformação que a sua cooperação tem vindo a assistir desde 2010 e as suas implicações para o desenvolvimento global. Finalmente um terceiro eixo dedicado a prática da cooperação para o desenvolvimento global num contexto específico e complexo em termos políticos, económicos, sociais e culturais: a África subsaariana.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1: Conhecer as origens e evolução das agendas da cooperação para o desenvolvimento global desde 1945 desde as suas dimensões institucional e ética ao papel desempenhado por múltiplos atores bem como à diversidade geográfica e temática em termos de práticas; OA2: Conhecer e avaliar os debates sobre a qualidade e financiamento das políticas de cooperação europeia para o desenvolvimento global; OA3: Desenvolver uma perspetiva crítica sobre a cooperação para o desenvolvimento global a partir do contexto geográfico, político, económico, social e cultural específico da África subsaariana.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
O programa está dividido em três módulos: O primeiro módulo focaliza-se nas origens e evolução das agendas de desenvolvimento global desde o final da Segunda Guerra Mundial até aos dias atuais, olhando em particular para o século XXI e as transformações das últimas duas décadas em termos de políticas, práticas e atores; O segundo módulo reflecte sobre e discute o papel da União Europeia (UE) enquanto actriz global e principal doadora em termos normativos, económicos e de segurança; O terceiro módulo olha para a cooperação para o desenvolvimento global a partir da perspectiva de quem é visto como ""beneficiário"" como o caso da África Subsaariana.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos são coerentes com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular. O primeiro módulo está associado ao OA1 que introduz uma reflexão e debate sobre as origens e evolução das agendas da cooperação para o desenvolvimento global desde 1945 até aos anos mais recentes. O segundo módulo está associado ao OA2 ao ser dado aos estudantes a oportunidade de conhecerem e analisarem de forma detalhada a qualidade e financiamento da cooperação europeia para o desenvolvimento global principalmente a partir de 2010 com o seu novo formato. Finalmente, o terceiro módulo está associado ao OA3 que procura estimular o debate sobre as políticas e práticas da cooperação para o desenvolvimento global a partir do caso específico da África subsaariana.
Avaliação / Assessment
A avaliação decorre ao longo do semestre e compreende os seguintes instrumentos de avaliação: a) 35% - trabalho de grupo - Módulo 1 e 2 ; b) 35% - trabalho de grupo - Módulo 3; c) 30% - Ensaio
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aulas apresentadas pelos docentes. Apresentação oral e discussão dos trabalhos de grupos: os trabalhos de grupo têm como objetivo estimular o trabalho colectivo na procura de respostas/soluções para uma questão/proposta de análise dada pelo (a) docente. O ensaio final procurará desafiar individualmente cada estudante a analisar de forma crítica temas centrais na cooperação para o desenvolvimento global.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino são coerentes com os objetivos de aprendizagem da UC: - Aulas apresentadas pelos docentes introduzem a contextualização histórica, política e económica da cooperação para o desenvolvimento global bem como as políticas, práticas e actores; - Apresentações e discussões de trabalhos de grupo oferecem aos estudantes a oportunidade para desenvolverem a prática colectiva de forma participativa; - Ensaio implica o trabalho autonómo, responsável e auto-reflexivo de cada estudante.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
China in Africa. London, Zed Desenvolvimento e a Coerência das Políticas. Cadernos de Estudos Africanos, 34 Moçambique e os BRICS. Cadernos de Estudos Africanos, 36 O papel de Portugal na arquitetura global do desenvolvimento. Opções para o futuro da Cooperação Portuguesa, Instituto Camões e IMVF, Lisboa. Páginas 1-25 New Asian Approaches to Africa: Rivalries and Collaborations, Delaware, Vernon Press, 2020. ISBN 978-1-62273-809-0. 296 pages Africa in Transformation: Economic Development in the Age of Doubt. Palgrave Macmillan (tradução portuguesa 2021)
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Making Development Co-operation Fit for the Future: A Survey of Partner Countries, OECD Development Co-operation Working Papers.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-20