Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Marketing
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Os alunos deverão dominar os \conceitos básicos de marketing - estratégia e marketing mix.
Objetivos Gerais / Objectives
No fim do curso os alunos deverão ser capazes de: Compreender e analisar críticamente os principais conceitos e teorias de comunicação de marketing. Capacidade para aplicar estes conceitos no design de estratégias comunicacionais para solução de problemas de marketing. Capazes de propor um plano de meios adequado ao problema de mktg e que potencie os efeitos de meios digitais e offline.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: OA1= Compreender e analisar criticamente os principais conceitos e teorias da comunicação de marketing. OA2= Implementar esses conceitos no desenho de estratégias e táticas de comunicação capazes de resolver problemas de marketing. OA3= Desenvolver o pensamento crístico sobre estratégias de comunicação. OA4= Elaborar um plano criativo de comunicação integrada de marketing. OA5= Compreender as ferramentas de comunicacão digital e saber como incluí-las e otimizá-las em um plano de marketing digital.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1 - Conhecer as principais ferramentas da Comunicação de marketing; 2 - Desenvolver o briefing de comunicação e o pensamento crítico sobre a sua execução; 3 - Desenvolver competências de criação e de interpretação do briefing de media; 4 - Conhecer e desenvolver competências de aplicação das principais métricas de media; 5 - Desenvolver um entendimento alargado acerca do mix de comunicação, ferramentas e critérios de seleção; 6 - Conhecer em profundidade as ferramentas de comunicacão digital outbound e inbound.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Essa demonstração de coerência surge da interconexão entre os conteúdos do programa e os objetivos de aprendizagem (OA), conforme explicado a seguir: OA1 – Refere-se ao P1. Está alinhado aos conceitos fundamentais do programa, garantindo que os alunos adquiram a compreensão teórica necessária no início do curso. OA2 – Refere-se aos P2 e P3. Incentiva os alunos a se envolverem com problemas do mundo real por meio de estruturas analíticas. OA3 – Refere-se aos P2, P3 e P4. Convida os alunos a aprofundarem suas habilidades de pensamento crítico e análise estratégica. OA4 – Refere-se ao P5. Exige que os alunos integrem seus conhecimentos prévios para desenvolver estratégias abrangentes de marketing. OA5 – Refere-se ao P6. Exige que os alunos demonstrem sua capacidade de criar e apresentar um plano de marketing totalmente desenvolvido.
Avaliação / Assessment
A avaliação processa-se em épocas Normal e de Recurso. Os alunos com avaliação ao longo do semestre, terão que ter uma assiduidade mínima de 80% e serão avaliados: Teste escrito 40% (mínimo 9.5); Trabalhos de grupo 50%; avaliação individual 10%.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Aulas Expositivas. Objetivos de aprendizagem (OA): Todos; Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Trabalho de grupo: Objetivos de aprendizagem (OA): OA2, OA4 e OA5. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Análise de casos de estudo: Objetivos de aprendizagem (OA): OA2 e OA3
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Aulas expositivas, trabalho de grupo e análise de casos de estudo
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Andrews, J. C., & Shimp, T. A., Advertising, promotion, and other aspects of integrated marketing communications. Cengage Learning, 2017. Chaffey, D. and Ellis-Chadwick, F. (2022). Digital Marketing. Strategy Implementation and Practice. 8th. Edition.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Clow, K. E., Baack, D.E., Integrated advertising, promotion and marketing communications, 9th Edition, Pearson Education, 2022; Barker, M., Barker, D., Bormann, N., e Neher, K., Social Media Marketing: A Strategic Approach, South- Western, 3rd edition, Cengage Learning, 2022; Pearson. Clarke C., and Preace, A. (2022). Digital Marketing for Business 2022. eBook Kindle.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-07-22