Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04897
Acrónimo :
CdMDeO
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Objetivos Gerais / Objectives


Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: OA1= Compreender e analisar criticamente os principais conceitos e teorias da comunicação de marketing. OA2= Implementar esses conceitos no desenho de estratégias e táticas de comunicação capazes de resolver problemas de marketing. OA3= Desenvolver o pensamento crístico sobre estratégias de comunicação. OA4= Elaborar um plano criativo de comunicação integrada de marketing. OA5= Compreender as ferramentas de comunicacão digital e saber como incluí-las e otimizá-las em um plano de comunicação combinada.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1 - Conhecer as principais ferramentas da Comunicação de marketing online e tradicional; 2 - Desenvolver o briefing de comunicação e o pensamento crítico sobre a sua execução; 3 - Desenvolver competências de criação e de interpretação do briefing de media; 4 - Conhecer e desenvolver competências de aplicação das principais métricas de media; 5 - Desenvolver um entendimento alargado acerca do mix de comunicação, ferramentas e critérios de seleção; 6 - Conhecer em profundidade as ferramentas de comunicacão digital outbound e inbound.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Essa demonstração de coerência surge da interconexão entre os conteúdos do programa e os objetivos de aprendizagem (OA), conforme explicado a seguir: OA1 – Refere-se ao P1. Está alinhado aos conceitos fundamentais do programa, garantindo que os alunos adquiram a compreensão teórica necessária no início do curso. OA2 – Refere-se aos P2 e P3. Incentiva os alunos a se envolverem com problemas do mundo real por meio de estruturas analíticas. OA3 – Refere-se aos P2, P3 e P4. Convida os alunos a aprofundarem suas habilidades de pensamento crítico e análise estratégica. OA4 – Refere-se ao P5. Exige que os alunos integrem seus conhecimentos prévios para desenvolver estratégias abrangentes de marketing. OA5 – Refere-se ao P6. Exige que os alunos demonstrem sua capacidade de criar e apresentar um plano de marketing totalmente desenvolvido.

Avaliação / Assessment


Os alunos com avaliação ao longo do semestre, terão que ter uma assiduidade mínima de 80% e serão avaliados: Teste escrito 40% (mínimo 9.5); Trabalhos de grupo 50%; avaliação individual 10%.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Aulas expositivas, trabalho de grupo e análise de casos de estudo

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Andrews, J. C., & Shimp, T. A., Advertising, promotion, and other aspects of integrated marketing communications. Cengage Learning, 2017. Chaffey, D. and Ellis-Chadwick, F. (2022). Digital Marketing. Strategy Implementation and Practice. 8th. Edition.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2025-09-05