Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Marketing
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Princípios de Marketing
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos obtenham uma visão crítica do desenvolvimento de um plano de comunicaçao integrada. Para tanto pretende-se que a vertente de conteúdo de comunicaçao seja desenvolvida de forma integrada com as deciões de mídia. Por fim, pretende-se que o conteúdo seja aplicado de forma prática e adequada à realidade das empresas. Critérios associados à sustentabilidade e ética serão contemplados ao longo dos diversos elementos de aprendizagem desenvolvidos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: OA1= Compreender e analisar criticamente os principais conceitos e teorias da comunicação de marketing. OA2= Implementar esses conceitos no desenho de estratégias e táticas de comunicação capazes de resolver problemas de marketing. OA3= Desenvolver o pensamento crístico sobre estratégias de comunicação. OA4= Elaborar um plano criativo de comunicação integrada de marketing. OA5= Compreender as ferramentas de comunicacão digital e saber como incluí-las e otimizá-las em um plano de comunicação combinada.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1 - Conhecer as principais ferramentas da Comunicação de marketing online e tradicional; 2 - Desenvolver o briefing de comunicação e o pensamento crítico sobre a sua execução; 3 - Desenvolver competências de criação e de interpretação do briefing de media; 4 - Conhecer e desenvolver competências de aplicação das principais métricas de media; 5 - Desenvolver um entendimento alargado acerca do mix de comunicação, ferramentas e critérios de seleção; 6 - Conhecer em profundidade as ferramentas de comunicacão digital outbound e inbound.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Essa demonstração de coerência surge da interconexão entre os conteúdos do programa e os objetivos de aprendizagem (OA), conforme explicado a seguir: OA1 – Refere-se ao P1. Está alinhado aos conceitos fundamentais do programa, garantindo que os alunos adquiram a compreensão teórica necessária no início do curso. OA2 – Refere-se aos P2 e P3. Incentiva os alunos a se envolverem com problemas do mundo real por meio de estruturas analíticas. OA3 – Refere-se aos P2, P3 e P4. Convida os alunos a aprofundarem suas habilidades de pensamento crítico e análise estratégica. OA4 – Refere-se ao P5. Exige que os alunos integrem seus conhecimentos prévios para desenvolver estratégias abrangentes de marketing. OA5 – Refere-se ao P6. Exige que os alunos demonstrem sua capacidade de criar e apresentar um plano de marketing totalmente desenvolvido.
Avaliação / Assessment
Os alunos com avaliação ao longo do semestre, terão que ter uma assiduidade mínima de 80% e serão avaliados: Teste escrito 40% (mínimo 9.5); Trabalhos de grupo 50%; avaliação individual 10%.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Aulas Expositivas. Objetivos de aprendizagem (OA): Todos; Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Trabalho de grupo: Objetivos de aprendizagem (OA): OA2, OA4 e OA5. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Análise de casos de estudo: Objetivos de aprendizagem (OA): OA2 e OA3
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Aulas expositivas, trabalho de grupo e análise de casos de estudo
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Divesh Kumar, Varisha Rehman, Zillur Rahman (2024). Integrated Marketing Communication in Digital Age. Wiley. Kindle Edition Chaffey, D. and Ellis-Chadwick, F. (2022). Digital Marketing. Strategy Implementation and Practice. 8th. Edition.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2025-09-05