Programa

Curso Institucional em ISCTE-IUL

Licenciatura em Gestão

Licenciatura em Gestão de Marketing

Licenciatura em Psicologia

Licenciatura em Gestão e Engenharia Industrial

Licenciatura em Marketing

Licenciatura em História Moderna e Contemporânea

Licenciatura em Sociologia

Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática

Licenciatura em Antropologia

Licenciatura em Informática e Gestão de Empresas

Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática (PL)

Licenciatura em Engenharia Informática

Licenciatura em Informática e Gestão de Empresas (PL)

Programa

1: A comunicação como competência social - Reconhecer a importância da eficácia da comunicação. - Compreender a necessidade da ?verdade? na comunicação. - Obstáculos à comunicação: atitudes defensivas e desconfirmação. 2: As diferentes formas de comunicação: verbal e não-verbal - Compreender o processo de comunicação: emissor-mensagem receptor. - Avaliar a importância da comunicação não-verbal. 3: Comunicação de apoio - O que é a comunicação de apoio? - Perceber quais as consequências da ausência de comunicação de apoio nas relações interpessoais. - Identificar as estratégias de desenvolvimento da comunicação de apoio. 4: Escuta-activa: Características centrais -Conhecer os hábitos erróneos de um processo de escuta. - Identificar os obstáculos que impedem a comunicação eficaz. -Aprender técnicas de escuta-activa. 5. A assertividade - Compreender o que é ?ser assertivo? - Quais são os mitos da ?não? assertividade? -Identificar as condições e situações onde a assertividade é crucial. - Tornar produtiva uma comunicação