Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Recursos Humanos
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2020/2021
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhuns
Objetivos Gerais / Objectives
Desenvolver o conhecimento e a linguagem nas principais áreas da Comunicação Empresarial (CE)
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Identificar os elementos-chave da CE potenciadores do sucesso organizacional; OA2. Conceber e implementar estratégias para a criação de um sistema de CE eficiente e eficaz.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1. Processo comunicacional ? desafiando premissas P2. Desafios da CE: Inovação e Mudança, Identidade Organizacional e Política de Relações Públicas P3. Processos emocionais e técnicas de comunicação eficaz P4. Redes de comunicação interna e externa P5. Construção de um Sistema de CE: estratégia, fatores de sucesso e auditorias
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1 - P1, P2, P3 e P4 OA2 - P5
Avaliação / Assessment
1) Avaliação periódica: teste escrito individual (100%). Aprovação: ´ a) classificação final mín. 10 valores; b) assiduidade mínima de 2/3 das aulas. 2) Avaliação por exame (1ª época): teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores. 3) Avaliação por exame (2ª época): teste escrito (100%) com classificação mínima 10 valores. Escala: 0-20 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Expositivo-participativo
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino são transversais às competências de aprendizagem requeridas.
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Downs, C. W & Adrian, A. D. (2004). Assessing Organizational Communication ? Strategic Communication Audits. New York: The Guilford Press. Clampitt, P. G. (2016). Communicating for Managerial effectiveness ? problems, strategies, solutions. (6th ed.). LA: Sage.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Miller, K. (2012). Organizational Communication: Approaches and Processes. (6th ed.). Canada: Wadworth. Frese, M., Beimel, S. & Schoenborn, S. (2003). Action Training for Charismatic Leadership:two evaluations od studies of a commercial training module on inspirational communication of a vision. Personnel Psychology, 56, 671-697. Falkheimer, J. (2014). The power of strategic communication in organizational development. International Journal of Quality and Service Sciences, 6(2/3):124-133.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16