Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03996
Acrónimo :
CEE
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns

Objetivos Gerais / Objectives


Desenvolver o conhecimento e a linguagem nas principais áreas da Comunicação Empresarial (CE)

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Identificar os elementos-chave da CE potenciadores do sucesso organizacional; OA2. Conceber e implementar estratégias para a criação de um sistema de CE eficiente e eficaz.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. Processo comunicacional ? desafiando premissas P2. Desafios da CE: Inovação e Mudança, Identidade Organizacional e Política de Relações Públicas P3. Processos emocionais e técnicas de comunicação eficaz P4. Redes de comunicação interna e externa P5. Construção de um Sistema de CE: estratégia, fatores de sucesso e auditorias

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1 - P1, P2, P3 e P4 OA2 - P5

Avaliação / Assessment


1) Avaliação periódica: teste escrito individual (100%). Aprovação: ´ a) classificação final mín. 10 valores; b) assiduidade mínima de 2/3 das aulas. 2) Avaliação por exame (1ª época): teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores. 3) Avaliação por exame (2ª época): teste escrito (100%) com classificação mínima 10 valores. Escala: 0-20 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Expositivo-participativo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino são transversais às competências de aprendizagem requeridas.

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Downs, C. W & Adrian, A. D. (2004). Assessing Organizational Communication ? Strategic Communication Audits. New York: The Guilford Press. Clampitt, P. G. (2016). Communicating for Managerial effectiveness ? problems, strategies, solutions. (6th ed.). LA: Sage.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Miller, K. (2012). Organizational Communication: Approaches and Processes. (6th ed.). Canada: Wadworth. Frese, M., Beimel, S. & Schoenborn, S. (2003). Action Training for Charismatic Leadership:two evaluations od studies of a commercial training module on inspirational communication of a vision. Personnel Psychology, 56, 671-697. Falkheimer, J. (2014). The power of strategic communication in organizational development. International Journal of Quality and Service Sciences, 6(2/3):124-133.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16