Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03730
Acrónimo :
CFN
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Contabilidade

Departamento / Department


Departamento de Contabilidade

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os estudantes no final desta unidade curricular adquiram competências na preparação e interpretação de relato financeiro, que lhes permitam entender a estratégia de negócio, compreender a sua utilidade informativa para quem se relaciona com as organizações, de modo a que consigam escolher os sistemas de informação/tecnologias de informação mais adequados ao propósito da contabilidade.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Identificar, descrever e explicar o papel da contabilidade na linguagem dos negócios. OA2: Compreender a lógica e a técnica de preparação do relato financeiro e o papel dos sistemas de informação e de integração nesta preparação. OA3: Identificar e descrever os objetivos de conjunto de demonstrações financeiras e a sua articulação. OA4: Aplicar critérios de reconhecimento e mensuração a elementos mais relevantes das demonstrações financeiras. OA5: Perceber a importância da preparação e análise do relato financeiro para a tomada de decisões económicas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Capítulo 1: Contabilidade e relato financeiro: linguagem para negócios. Capítulo 2: Sistemas de informação, novas tecnologias e Enterprise Resource Planning para relato financeiro. Capítulo 3: Demonstrações financeiras: inter-relações e construção. Capítulo 4: Demonstrações financeiras: reconhecimento e mensuração de elementos. Capítulo 5: Utilizadores de informação contabilística: análise e tendências na era digital.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1: Capítulo 1 OA2: Capítulo 2 OA3: Capítulos 2 e 3 OA4: Capítulo 4 AO5: Capítulos 2 e 5

Avaliação / Assessment


Para a aquisição das competências definidas são utilizadas as seguintes metodologias ensino-aprendizagem (MEA): MEA1:Expositivas,para apresentação dos quadros teóricos de referência. MEA2:Participativas,com resolução e análise de casos práticos. MEA3:Participativas,com análise e discussão de casos práticos de estudo e/ou de textos de apoio e leitura. MEA4:Ativas,com realização de mini casos e trabalhos individuais e/ou de grupo. MEA5: Auto estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno. | 1. Avaliação periódica: Teste intermédio individual (25%) Mini-teste individual (5%) Teste final individual (70%) Requisitos: i) nota mínima de 7,5 valores em teste intermédio e teste final; ii) aprovação com classificação mínima de 10 valores. Escala: 0-20 valores. 2. Avaliação por exame: Exame final (100%) Aprovação com classificação mínima de 10 valores. Escala: 0-20 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Para a aquisição das competências definidas são utilizadas as seguintes metodologias ensino-aprendizagem (MEA): MEA1:Expositivas,para apresentação dos quadros teóricos de referência. MEA2:Participativas,com resolução e análise de casos práticos. MEA3:Participativas,com análise e discussão de casos práticos de estudo e/ou de textos de apoio e leitura. MEA4:Ativas,com realização de mini casos e trabalhos individuais e/ou de grupo. MEA5: Auto estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem (OA). Apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos de aprendizagem: MEA1: Transversal a todos os OA MEA2: OA2, OA3, OA4, OA5 MEA3: OA2, OA3, OA4, OA5 MEA4: Transversal a todos os OA MEA5: Transversal a todos os OA

Observações / Observations


O horário de atendimento de cada docente está disponível na respetiva página do Fenix.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Stolowy, Ding and Paugam (2020). Financial Accounting and Reporting: A Global Perspective (6th Edition). Cengage, ISBN: 9781473767300

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Alexander, Britton, Jorissen, Hoogendoorn and Van Mourik. (2020). International Financial Reporting and Analysis (8th Edition), Cengage, ISBN: 9781473766853. Paiva, I. and Carvalho, L. (2021). Contabilidade Financeira e Criação de Novos Modelos de Negócio: teoria e Casos Resolvidos. Edições Sílabo, ISBN: 9789895611522. Lourenço et al. (2020). Fundamentos de Contabilidade Financeira: teoria e casos. Edições Sílabo (3ª edição), ISBN: 9789895610938. International Accounting Standards Board: International Financial Accounting Standards, disponível para consulta (resumos) em www.ifrs.org. Comissão de Normalização Contabilística: Sistema de Normalização Contabilística, disponível para consulta e download em www.cnc.min-financas.pt.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16