Programa

Licenciatura em Gestão

Licenciatura em Gestão de Marketing

Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos

Licenciatura em Sociologia

Licenciatura em Finanças e Contabilidade

Licenciatura em Economia

Programa

I. Ideias-Chave dos Sistemas de Controlo de Gestão 1.Enquadramento do Controlo de Gestão 2.Perspectivas de performance: negócio, mercado, processos e pessoas 3.Princípios do controlo de gestão 4.Óptica de marketing do controlo de gestão: produtos e clientes 5.Fases de evolução dos sistemas de controlo de gestão. II. Informação Financeira para o Controlo de Gestão 1.Os objectivos da informação financeira para a gestão 2.Os sistemas de segmentação de custos e margens: a absorção e contribuição 3.O EVA (Economic Value Added) e a gestão de valor pelo resultado residual. 4.Custos e tomada de decisão: CBA (Custeio Baseado nas Actividades) III. Instrumentos de Orientação do Comportamento 1.Estrutura organizacional em centros de responsabilidade: centros de custo de resultados e de investimento 2.Critérios de avaliação dos desempenhos dos centros de responsabilidade 3.Sistemas de preços de transferência interna IV. Planeamento e Acompanhamento das Actividades 1.Processo previsional na definição dos objectivos: planeamento e orçamentação 2.Controlo orçamental na monitorização do cumprimento dos objectivos de natureza financeira 3.Sistemas de acompanhamento e gestão da performance: Tableau de Bord e Balanced Scorecard