Programa

Licenciatura em Marketing

Programa

I – Ideias-Chave dos Sistemas de Controlo de Gestão 1.Enquadramento 2.Perspectivas de performance 3.Princípios do CG 4.Óptica de marketing do controlo de gestão 5.Fases de evolução dos sistemas de controlo de gestão. II – Informação Financeira para o Controlo de Gestão 1.Os objectivos da informação financeira para a gestão 2.Os sistemas de segmentação de custos e margens 3.O EVA e a gestão de valor pelo resultado residual. 4.Custos e tomada de decisão: CBA III – Instrumentos de Orientação do Comportamento 1.Estrutura organizacional em centros de responsabilidade 2.Critérios de avaliação dos desempenhos dos centros de responsabilidade 3.Sistemas de preços de transferência interna IV – Planeamento e Acompanhamento das Actividades 1.Processo previsional na definição dos objectivos 2.Controlo orçamental na monitorização do cumprimento dos objectivos de natureza financeira 3.Sistemas de acompanhamento e gestão da performance: Tableau de Bord e Balanced Scorecard