Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00205
Acrónimo :
CII
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
6.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
6.0h/sem
Trabalho Autónomo :
144.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia

Ano letivo / Execution Year


2016/2017

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Microeconomia de nível intermédio

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos no final desta cadeira tenham adquiridos conhecimentos a nível avançado de contribuições teóricas e aplicadas na área do comércio e investimento internacional.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: OA1. Conhecer os principais resultados da teoria do comércio internacional; OA2. Compreender desenvolvimentos recentes no domínio da análise aplicada do comércio internacional; OA3. Conhecer os principais resultados da teoria e da análise empírica do investimento direto estrangeiro bem como das suas implicações nas economias recetoras.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Determinantes da especialização comercial: das abordagens tradicionais às abordagens modernas CP2. Nova teoria do comércio CP3. Modelo gravitacional CP4. Comércio e desigualdade CP5. Política comercial CP6. Novos desenvolvimentos na medição do comércio CP7. IDE: Teoria e análise empírica CP8. Spillovers do IDE: Teoria e evidência

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1, CP2, CP4, CP5 OA2 - CP3, CP6 OA3 - CP7, CP8

Avaliação / Assessment


A avaliação da UC processa-se em duas épocas: Normal (1.ª Época) e de Recurso (2.ª Época). a) Época Normal: Avaliação Contínua: - Relatório sobre o estado de arte da literatura num tópico na área científica da UC: 50% - Relatório com pistas de investigação futura na área sobre a qual incidiu o relatório: 25%; - Apresentação oral dos dois relatórios anteriores: 10%; - Discussão oral: 15%. b) Época de Recurso: Prova escrita (100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Para serem alcançados os resultados de aprendizagem, a UC recorrerá às seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1. Orientação tutorial: 1,5 horas para uma reunião inicial com o aluno para discutir a situação atual e os desafios de investigação da literatura na área; duas reuniões intercalares (1,0 hora/reunião); 1,5 horas para uma reunião para discussão e apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelo aluno. MEA2. Autoestudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A demonstração de coerência decorre da interligação das metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - MEA1, MEA2 OA2 - MEA1, MEA2 OA3 - MEA1, MEA2

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Costinot, A. (2009) On the Origins of Comparative Advantage. Journal of International Economics 77: 255-264. Brülhart, M. (2011) The Spatial Effects of Trade Openness: A Survey. Review of World Economics 147: 59-83. Bagwell, K. and R. Staiger (1999) An Economic Theory of GATT. American Economic Review 89: 215-248. Arkolakis, C., A. Costinot and A. Rodriguez-Clare (2012) New Trade Models, Same Old Gains? American Economic Review 102: 94-130. Antràs, P. and Yeaple, S. (2014) Multinational Firms and the Structure of International Trade. In G. Gopinath, E. Helpman e K. Rogoff (eds.) Handbook of International Economics, Vol. 4 (pp. 55-130). Amsterdam: North-Holland. Anderson, J. and E. van Wincoop (2004) Trade Costs. Journal of Economic Literature 42: 691-751. Anderson, J. and E. van Wincoop (2003) Gravity with Gravitas. American Economic Review 93: 170-192. Nota: pela natureza da UC, não se efetua a distinção entre bibliografia básica e complementar, devendo ser considerada indiferentemente.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


World Trade Organization - WTO (2013) World Trade Report - Factors Shaping the Future of World Trade. Geneva: WTO Publications. Yi, K. (2003) Can Vertical Specialization Explain the Growth of World Trade? Journal of Political Economy 111: 52-102. Trefler, D. (1995) The Case of Missing Trade and Other Mysteries. American Economic Review 85: 1029-1046. Romalis, J. (2004) Factor Proportions and the Structure of Commodity Trade. American Economic Review 94: 67-97. Melitz, M. (2003) The Impact of Trade on Intra-industry Reallocations and Aggregate Industry Productivity. Econometrica 71: 1695-1725. Markusen, J. and A. Venables (1998) Multinational Firms and the New Trade Theory. Journal of International Economics 46: 183-203. Markusen, J. (2013) Putting per-capita Income Back into Trade Theory. Journal of International Economics 90: 255-265. Krugman, P. (1980) Scale Economies, Product Differentiation, and the Pattern of Trade. American Economic Review 70: 950-959. Krugman, P. (1979) Increasing Returns, Monopolistic Competition, and International Trade. Journal of International Economics 9: 469-479. Hummels, D. and P. Klenow (2005) The Variety and Quality of a Nation's Exports. American Economic Review 95: 704-723. Helpman, E., M. Melitz and Y. Rubinstein (2008) Estimating Trade Flows: Trading Partners and Trading Volumes. Quarterly Journal of Economics 123: 441-487. Hallak, J. and P. Schott (2011) Estimating Cross-country Differences in Product Quality. Quarterly Journal of Economics 126: 417-474. Hallak, J. (2006) Product Quality and the Direction of Trade. Journal of International Economics 68: 238-265. Grossman, G. and E. Rossi-Hansberg (2008) Trading Tasks: A Simple Theory of Offshoring. American Economic Review 98: 1978-1997. Fontoura, M. (1997) Aspectos Teóricos do Investimento Directo Estrangeiro. In ICEP (org.), Análise do Comércio Internacional (pp. 37-60). Lisboa: ICEP Portugal. Fieler, A. (2011) Non-homotheticity and Bilateral Trade: Evidence and a Quantitative Explanation. Econometrica 79: 1069-1101. Feenstra, R. (2004) Advanced International Trade. Princeton University Press. Falvey, R. (1981) Commercial Policy and Intra-industry Trade. Journal of International Economics 11: 495-511. Eaton, J. and S. Kortum (2002) Technology, Geography, and Trade. Econometrica 70: 1741-1780. Dunning, J. (2000) The Ecletic Paradigm as an Envelope for Economic and Business Theories of MNE Activity. International Business Review 9: 163-190. Crespo, N. and Fontoura, M. (2007) Determinant Factors of FDI Spillovers - What Do We Really Know? World Development 35: 410-425. Costinot, A. and J. Vogel (2010) Matching and Inequality in the World Economy. Journal of Political Economy 118:747-786. Costinot, A., D. Donaldson, and I. Komunjer (2012) What Goods do Countries Trade? A Quantitative Exploration of Ricardo's Ideas. Review of Economic Studies 79: 581-608.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16