Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Sociologia
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2021/2022
Pré-requisitos / Pre-Requisites
N.a.
Objetivos Gerais / Objectives
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Compreender e analisar as condições sócio-culturais prévias da exclusão cultural e da discriminação juvenil. Serão capazes de realizar a integração social dos jovens e de resolver os problemas da comunicação intercultural: motivar, permitir, integrar e reintegrar os jovens. Serão capazes de preparar planos de carreira, iniciar projectos, orientar a sua implementação, avaliar a qualidade e eficácia do apoio social num ambiente multicultural. Promoverão a colaboração interprofissional assegurando uma forma de comunicação democrática de forma holística que permita influenciar sinergicamente a forma como são prestados serviços às crianças, jovens e suas famílias. Serão capazes de trabalhar num ambiente multicultural, prestando serviços sociais a crianças e jovens
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. introdução. Comunicação Intercultural Juvenil. Globalização e comunicação intercultural. Princípios da estratégia mundial global de comunicação intercultural em diferentes comunidades. 2. Níveis de comunicação intercultural. 3. Barreiras e Pontes da Comunicação Intercultural. 4. Possíveis factores de discriminação em ambiente multicultural. Problemas de crianças e jovens em ambiente multicultural. 5. Factores que interferem numa cooperação intercultural. Preconceitos e superstições, estereótipos, racismo, xenofobia, anti-semitismo, etnocentrismo, discriminação e suas consequências. 6. Preconceitos e estereótipos sobre outros grupos culturais. Pesquisas que clarificam os estereótipos existentes. 7. Etnocentrismo. Escala de etnocentrismo. Investigação quantitativa em comunidade. 8. Discriminação e suas consequências. Investigação quantitativa em comunidade. 9. Estigma cultural e discriminação juvenil: factores sociais e culturais no Serviço Social com migrantes (emigrantes).
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1: CP3; CP4;CP5; CP6 OA2: CP1; CP7: CP8;CP9 OA3: CP2; CP7;CP8;CP9 OA4: CP2; CP5 OA5: CP2; CP3; CP4
Avaliação / Assessment
A investigação de grupo, análise de problemas, criação de perspectivas e cenários de desenvolvimento, implementação do IKT dão oportunidades aos estudantes de ganharem competência para resolverem criativamente os problemas que surgem. Os métodos de comunicação e cooperação (discussões, debates, conversação analítica, trabalho de grupo e outros.) são utilizados para desenvolver a capacidade dos alunos de cooperar, comunicar, trabalhar em equipa e orientar. | Desempenho de tarefas em seminários: 20% Estudo de caso: 20% Trabalho de investigação (planeamento e realização de uma investigação à escala mínima em linha com a temática do campo de estudo): 40% Aprendizagem baseada na experiência: 10% Análise (pequena amostra): 10%
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A investigação de grupo, análise de problemas, criação de perspectivas e cenários de desenvolvimento, implementação do IKT dão oportunidades aos estudantes de ganharem competência para resolverem criativamente os problemas que surgem. Os métodos de comunicação e cooperação (discussões, debates, conversação analítica, trabalho de grupo e outros.) são utilizados para desenvolver a capacidade dos alunos de cooperar, comunicar, trabalhar em equipa e orientar.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os métodos de ensino, sem descurar a aprendizagem com base na teoria, nos conceitos, vão privilegiar os exercícios com base na articulação teoria-prática, com a abordagem a situações concretas, desenvolvendo o pensamento analítico e crítico aplicado à resolução de problemas. A discussão em grupo é igualmente uma estratégia de desenvolvimento profissional de cada estudante
Observações / Observations
--
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2023-09-11