Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2021/2022
Pré-requisitos / Pre-Requisites
N.a
Objetivos Gerais / Objectives
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Obter competências e compreensão, avaliará e analisará criticamente as necessidades e problemas das crianças, jovens e suas famílias com uma abordagem bio-psico-social equilibrada. Obter competências e compreensão para assegurar ao bem-estar das crianças e dos jovens através de práticas baseadas em evidências fornecendo orientações para a mudança para as crianças, os jovens e as suas famílias. Obter competências, compreensão e capacidade para prestar serviços sociais, para fazer intervenções de acordo com diferenças culturais, estado de saúde e valores com abordagem bio-psico-social para assegurar a saúde e a inclusão social.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Tipos e avaliação do comportamento adaptativo de crianças, jovens e as suas famílias; Factores de grupo, influência, conformidade na infância e adolescência; Modelos individuais, familiares, de grupo, comunitários de prevenção de base holística e modelos de intervenção; Estratégias políticas para a juventude a nível microsocial e macrosocial, movimentos eficazes, e projectos de construção de um ambiente social saudável; Mobilização do potencial das crianças e jovens para a emergência de projectos locais auto-geridos por jovens no âmbito de condições culturais específicas. Teorias de liderança e as melhores práticas úteis para os jovens iniciarem e gerirem os seus próprios modelos criativos, prosociais e produtivos de actividades auto-geridas. Análise e avaliação de grupos sociais de risco, movimentos produtivos informais e projectos de auto-actualização de crianças e jovens.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1: CP1; CP2; CP3;CP7 OA2: CP5;CP6 OA3: CP4; CP5
Avaliação / Assessment
Ensaio: 20% Trabalho escrito: 60% Relatório: 20%
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O ensino inclusivo refere-se a métodos de ensino e aprendizagem concebidos para envolver activamente todos os estudantes. Métodos de aprendizagem: debates, estudos de casos, aprendizagem reflexiva, aprendizagem baseada em problemas, workshops, etc. Incorporando o método de aprendizagem reflexiva no processo de estudo, a capacidade dos estudantes de pensar reflexivamente, auto-avaliar, desenvolver uma melhor organização e gestão do tempo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os métodos de ensino, sem descurar a aprendizagem com base na teoria, nos conceitos, vão privilegiar os exercícios com base na articulação teoria-prática, com a abordagem a situações concretas, desenvolvendo o pensamento analítico e crítico aplicado à resolição de problemas
Observações / Observations
--
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Villarruel, F., A., Perkins, D., F., Borden, L., M., Keith, J., G. 2003. Community Youth Development: Programs, Policies, and Practices. Thousand Oaks: SAGE Publications, Inc. ISBN-13: 978-0761927877 Silbereisen, R., K., Lerner, R., M. 2007. Approaches to Positive Youth Development. Thousand Oaks. SAGE Publications Ltd. ISBN-13: 978-1412922883 Mohl, A. 2015. Essays in Holistic Social Work Practice: The Need for an Interdisciplinary Approach. Bloomington: AuthorHouse. ISBN: 1953584497 Davies, M., B. 2012. Social Work with Children and Families. New York. Palgrave Macmillan ISBN: 8601404284441
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
--
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16