Programa

Licenciatura em Gestão de Marketing

Licenciatura em Ciência Política

Programa

1.Técnicas de Apresentação e Comunicação ?Identificação dos públicos ? alvo ?Objectivos de Comunicação ?Planeamento de uma apresentação ?Concepção de apoios visuais ?O verbal e o não verbal ?Motivação dos participantes ?Técnicas de apresentação ?Resposta a Objecções ?Preparação pessoal 2.Da Estratégia de Marketing à Estratégia de Comunicação ?Estratégia de Marketing ?Objectivos de Marketing ?Alvos de Marketing ?Posicionamento ?Processo de decisão de compra 3.Estratégia de Comunicação ?Alvos de Comunicação ?Objectivos de Comunicação ?O mix da Comunicação ?Proposta de mensagem 4.Tipos de Comunicação ?Massa, Segmentada, individualizada, push, pull, interactiva 5.O Mix da Comunicação ?O papel da comunicação no Marketing Mix. ?As variáveis do mix de Comunicação. ?O papel de cada uma das variáveis. ?Orçamento 6.Os actores da comunicação ?Agências (criativas, meios, comunicação empresarial, etc) ?Centrais de Compra ?Media ?Formas de Relacionamento - Selecção e avaliação - Preparação de briefings - Avaliação de propostas - Acompanhamento da prestação de serviços 7.Publicidade ?Publicidade Institucional vs Publicidade de Produto ?Preparação, execução e avaliação de uma campanha publicitária ?Plano de Trabalho criativo ?Mix da criatividade ?Plano de media ?Avaliação da eficácia da publicidade ?Orçamento ?Articulação de publicidade com outras variáveis de comunicação 8. Marketing Relacional ?Direct Mail ?Telemarketing ?SMS Marketing ?Preparação, execução e avaliação de uma campanha de Marketing Relacional 9. Comunicação Digital/On line - Objectivos - Diferentes tipos/ferramentas - Métricas - Articulação com outras variáveis 10. Relações Públicas e Marketing Viral ?Objectivos, públicos e meios ?Principais acções de RP ?Planeamento e Execução de Acções ?Relação com Órgãos de Comunicação Social ?Marketing Viral e Buzz Marketing 11. Patrocínios/Mecenato ?Objectivos ?Estrutura de uma acção ?Avaliação do retorno 12. Promoção de Vendas ?Públicos-alvo ?Objectivos ?Técnicas promocionais ?Avaliação do retorno 13. Plano Integrado de Comunicação