Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04583
Acrónimo :
CIP
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


A UC ?Contextos Institucionais do Património? tem por objetivo inventariar e contextualizar princípios, recomendações, declarações, cartas e convenções para o Património cultural produzidos, ao longo do séc. XX e XXI, por instituições e movimentos nacionais e supranacionais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1 - Pretende-se, com um alargado inventário-catálogo, aceder a uma compreensão crítica da histórica dos movimentos e instituições nacionais e supranacionais que foram criando e aplicando conceitos de inventário, preservação, conservação, salvaguarda e promoção do património. OA2 - Com o enquadramento dos normativos, dos movimentos e das instituições que os produziram, procura-se criar uma compreensão sobre a sua importância, bem como sobre as metanarrativas que suportam movimentos e instituições na forma como abordamos o património natural e cultural no presente. Pretende-se, assim, entender não apenas a transformação dos conceitos e das estratégias para o património como a sua relação com a economia e a geopolítica.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1 - Inventário de normativos; 2 - Exploração e contextualização de conceitos aí presentes; 3 - Identificação dos movimentos e das instituições que produziram os normativos inventariados e o seu contexto histórico; 4 - Introdução a uma leitura histórica, económica e geopolítica dos movimentos e das instituições produtoras de normativos; 5 - Identificação e entendimento dos ?vazios? patrimoniais.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O programa, na sua estrutura e organização, pretende criar um conjunto de ferramentas críticas sobre normativos, movimentos e instituições, permitindo criar um entendimento da produção histórica e institucional de um conjunto de conceitos que influenciaram a arquitetura legal portuguesa. Os/as estudantes poderão aumentar, desta forma, o seu entendimento ao nível local, regional, nacional e internacional das estratégias e dos cânones em torno do património cultural. OA1 ? CP1, 2 e 3 OA2 ? CP 4 e 5

Avaliação / Assessment


i. Frequência e participação sustentada nas aulas teóricas, teórico-práticas e práticas; ii. Presença ativa em seminário; iii. Apresentação oral individual e em grupo sobre tema ou assunto proposto; iv. Produção de trabalho escrito (3500 palavras) sobre tema ou assunto presente no Programa; v. Os parâmetros de classificação serão suportados pela identificação clara do assunto ou tema, a estrutura, a síntese e a crítica.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


i. Frequência e participação sustentada nas aulas teóricas, teórico-práticas e práticas; ii. Presença ativa em seminário; iii. Apresentação oral individual e em grupo sobre tema ou assunto proposto; iv. Produção de trabalho escrito (3500 palavras) sobre tema ou assunto presente no Programa; v. Os parâmetros de classificação serão suportados pela identificação clara do assunto ou tema, a estrutura, a síntese e a crítica.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Adota-se uma metodologia de ensino de natureza fundamentalmente prática, que associa a identificação e pesquisa nas principais plataformas institucionais do Património com a análise crítica à sua produção de conceitos para o património e a sua contrextualização histórica a nível internacional e nacional.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


https://www.iccrom.org/ https://www.wipo.int/portal/en/ https://www.icomos.org/en https://www.coe.int/en/web/cultural-routes https://www.unesco.org/en Plataformas digitais Smith, L. & Akagawa, N. (Eds) 2009. Intangible Heritage: Key Issues in Cultural Heritage. Routledge. Kozymka, Irena. 2014. The diplomacy of culture: the role of UNESCO in sustaining cultural diversity. Palgrave Macmillan. Guillaume, Marc. 2003. A política do património. Campo das Letras. Custódio, Jorge et. al. 2010. 100 anos de Património. Memória e Identidade: Portugal 1910-2010. Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico. Costa Macedo, Sofia. 2018. Associações de Defesa do Património em Portugal: 1974 ? 1997. Caleidocópio. Diversos princípios, recomendações, declarações, cartas e convenções para o Património cultural, disponibilizados em aula

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16