Métodos de Ensino e Avaliações
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - Todos 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos e discussão de casos de estudo -OA2 a OA4 3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo- OA2 OA4 4. 4.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas -Todos | MODALIDADE 1: Avaliação ao longo do período lectivo: 1. Participação nas aulas: • Assiduidade e pontualidade • Discussão de casos e exemplos • Apresentações orais Peso na classificação final: 10% 2. Trabalho de grupo Peso na classificação final: 40% Avaliação no final do período lectivo: 3. Prova escrita individual Peso na classificação final: 50% A aprovação é obtida com a média ponderada das três componentes igual ou superior a 9,5 valores e igual ou superior a 8 valores em cada uma das componentes da avaliação. MODALIDADE 2: Exame 2ª época Aplica-se aos alunos que não obtiveram aprovação na modalidade anterior ou que pretendam melhorar a nota. Nos exames de 2ª época existirá apenas um instrumento de avaliação (exame) e será mantido o critério mínimo de 9.5 valores para aproveitamento.