Métodos de Ensino e Avaliações

Em cada semana lectiva, a primeira aula é teórica e a segunda é prática (ambas decorrem às segundas-feiras). As aulas teóricas consistem essencialmente na exposição da matéria pelos docentes, e as práticas na apresentação e discussão dos trabalhos práticos pelos alunos. Nas aulas práticas os alunos devem apresentar o resultado da análise de textos que expressam uma determinada questão da opinião pública na esfera política, anteriormente indicados pelos docentes, a que se segue o debate. Estas aulas servem essencialmente três objectivos pedagógicos: 1) Treinar competências de organização e exposição oral; 2) Desenvolver capacidades de análise crítica; 3) Dar aos docentes indicações do modo como os alunos estão a apreender, ou não, a matéria que foi exposta nas aulas teóricas. Nas aulas há várias actividades a desenvolver as quais são enquadradas pelos docentes, requerendo-se dos alunos a leitura prévia dos materiais, atenção e questionamento crítico, bem como participação activa nas discussões dos trabalhos práticos e na realização de outras das tarefas previamente acordadas com os docentes. | A avaliação visa aferir em que medida o aluno atingiu os resultados de aprendizagem previstos nos objectivos da disciplina, tendo três componentes: 1ª. A realização de uma frequência (70%). 2ª. A apresentação oral do trabalho prático (15%) programado para as aulas práticas. 3ª. A assiduidade, o envolvimento nos debates e outros exercícios desenvolvidos em sala, assim como a participação em geral nas aulas (15%). Os alunos em avaliação contínua têm que assistir a pelo menos 60% das aulas para se manterem neste sistema de avaliação. Os alunos que não obtiverem aproveitamento na avaliação contínua poderão sempre recorrer ao exame escrito nas condições legais em vigor.