Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Antropologia
Departamento / Department
Departamento de Antropologia
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
-
Objetivos Gerais / Objectives
Aprender sobre a resposta portuguesa a problemas sociais importantes, nomeadamente questões relacionadas com a raça, a migração e as políticas de droga. Comparar a resposta dos EUA a questões semelhantes e compreender como a cultura, a história e a política moldam essas respostas. Explorar locais de interesse relevantes para as áreas do curso e contactar com ONGs locais e especialistas.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A estrutura do curso, as leituras, as visitas ao local e os debates com especialistas foram cuidadosamente seleccionados para incentivar os alunos a serem aprendizes activos, a fazerem perguntas e a realizarem as suas próprias comparações sob a orientação do instrutor para atingirem os objectivos do curso. comparações sob a orientação do professor para atingir os objectivos do curso.
Avaliação / Assessment
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Conferência e debate. Conferências de académicos de Lisboa. Visitas ao local Visitas a ONGs, peritos locais e centros. Viagens de estudo organizadas e aprendizagem de serviço. Quando apropriado, os alunos receberão tarefas de investigação durante as aulas. As aulas decorrem 4-5 dias por semana durante 2 horas por dia.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O alinhamento entre as metodologias de ensino e os resultados de aprendizagem reside no facto de os alunos construírem uma base de conhecimentos através da leitura, discussão, experiências, viagens e investigação, o que lhes permitirá avaliar melhor o impacto da cultura, da história e da política nos problemas sociais, desenvolvendo simultaneamente a imaginação sociológica.
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
"Sweet, J. H. (2013)The hidden histories of African Lisbon. The Black Urban Atlantic in the Age of the Slave Trade, 233-247 Lundstrom, K. (2024, May 4) “No turning back”: Carnation Revolution divides Portugal again, 50 Years on Al Jazeera. https://www.aljazeera.com/features/2024/5/4/no-turning-back-50-years- carnation-revolution France 24 (2024a, February 29)Portugal: Europe’s Last open door for immigrants https://www.france24.com/en/live-news/20240229-portugal-europe-s-last-open-door-for- immigrants Portugal’s far-right seduces youth, 50 years on from dictatorship euronews (n.d.)https://www.euronews.com/2024/04/26/50-years-after-portugals-dictatorship-the-far-right-is- seducing-the-countrys-youth Faiola, A., & Martins, C. F.(2023)Once hailed for decriminalizing drugs, Portugal is now having doubts. The Washington Post Botkin, B. (2023, September 18)Oregon looks to struggling Portugal for answers on drug addiction. opb. https://www.opb.org/article/2023/09/18/oregon-measure-110-portugal/"
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-01