Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Serviço Social
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2019/2020
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não aplicável
Objetivos Gerais / Objectives
Desenvolver conhecimento, valores e habilidades sobre o Serviço Social na Saúde numa perspetiva teórico-prática
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1.Aprofundar o debate sobre o contexto e papel do Serviço Social do domínio da saúde no século XXI 2.Compreender e analisar o posicionamento do Serviço Social na Saúde no quadro das políticas de saúde e ação social em Portugal 3.Compreender as diferentes dimensões do conceito de saúde-doença e determinantes sociais na saúde e sua inter-relação com o Serviço Social 4.Identificar e analisar as teorias, metodologias, papéis e abordagens da intervenção do Serviço Social na Saúde 5. Compreender a relevância da definição de competências na saúde e sua relação com a atuação profissional do assistente social 6.Identificar e analisar as competências do Serviço Social na Saúde em diferentes contextos da prática no domínio nacional e internacional
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1.Dinâmica organizacional do Serviço Social na Saúde: a) Estrutura/funcionamento/ Políticas de saúde e ação social/ especificidades da prática 2.Processo e método diferenciado da intervenção do Serviço Social na Saúde: a) Teorias; abordagens e papéis; metodologias; ferramentas; estratégias b) Especificidades da prática (comunicação em saúde; trabalho em equipa; apoio à família; morte e luto; determinantes culturais e vulnerabilidades sociais?) 3.Competências profissionais na Saúde: a) Abordagem ao conceito de competências b) Importância da definição de competências c) Competências para a prática do Serviço Social na Saúde (perspetiva nacional e internacional): Padrões e molduras de competências para a prática do Serviço Social na saúde 4. Especificidades da prática baseada na investigação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os Conteúdos programáticos procuram preparar os estudantes para uma intervenção em serviço social suportada em saberes teóricos. Em resposta aos objetivos, desenvolvemos o método reflexivo e crítico, não só sobre a própria intervenção, mas também sobre a própria realidade de intervenção social, através dos referenciais teórico-metodológicos e instrumentais.
Avaliação / Assessment
Regime de avaliação periódica. A avaliação consiste na realização de um trabalho escrito individual sobre um tema do programa (num máximo de 8 páginas). Avaliação por exame final
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
- Exposição teórica da matéria em momentos relevantes do programa. - Análise e interpretação de documentos pelos alunos. - Pesquisa de informação por parte dos alunos. - Trabalho de campo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia de ensino é caracterizada por exposição e debate, promovendo um método reflexivo, expresso nos objetivos do seminário aliando o tratamento teórico dos conteúdos programáticos associados a uma dimensão participativa do estudante com vista á compreensão e assimilação dos conteúdos teóricos e a sua pertinência quando aplicados no exercício profissional.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
? Vass, Antony (orgs.) (1996), New Directions in Social Work ? Social Work Competences ? Core Knowledge, Values and Skills, London, SAGE Publications Ltd ? NASW (2016), Standards for Social Work Practice in Health Care Settings, (online), consultado em 01.01.2015. Disponível em: https://www.socialworkers.org/LinkClick.aspx?fileticket=fFnsRHX-4HE%3d&portalid=0 ? Gehlert, Sarah and Teri Browne (org.)(2012), Handbook of Health Social Work, John Wiley& Sons, Inc. Hoboken, New Jersey. ? Communications Department, OPTSQ (2006), Core Competencies of Social Workers, Lithographie SB, Laval, Quebec. ? Colom, Dolors (2012), El Diagnóstico Social Sanitario, Ciencias de la Salud, Barcelona, Editorial UOC. ? Carvalho, Maria (orgs.), Serviço Social na Saúde, Lisboa, PACTOR Edições. ? Boquinhas, José (2012), Políticas e Sistemas de Saúde, Coimbra, Almedina, Edições S.A. ? Beder, Joan (2006), Hospital Social Work: The Interface of Medicine and Caring, Routledge, Taylor and Francis Group, New York.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
? Sidell, Nancy and Denise Smiley (2008), Professional Communication Skills in Social Work, Pearson Education, Inc. ? NASW (2004), ?Standards for palliative and end of life care?, National Association of Social Workers, Washington DC (online), consultado em 06.04.2015. Disponível em: https://www.socialworkers.org/practice/bereavement/standards/default.asp. ? NASW (2008), ?Code of ethics?, National Association of Social Workers, Washington DC. (online), consultado em 05.02.2016. Disponível em: http://www.socialworkers.org/pubs/code/default.asp. ? Heyman, Janna and Elaine P. Congress (org.) (2018), Health and Social Work: Practice, Policy, and Research, Springer Publishing Company, New York. ? Allen, Karen and William Spitzer (2015), Social Work Practice in Healthcare ? Advanced Approaches and Emerging Trends, USA, Sage Publications, Inc.Almeida, Paulo e Glória Rebelo (orgs.) (2011), A Era da Competência ? Um Novo Paradigma para a Gestão de Recursos Humanos e o Direito do Trabalho, Lisboa, Editora RH, Lda.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16