Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04674
Acrónimo :
CRIA
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
--

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Inteligência Artificial

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


--

Objetivos Gerais / Objectives


--

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem seguem os canônes internacionais e são os seguintes: OA1. Conhecer vários sistemas de representação de conhecimento e de raciocínio. OA2. Compreender como representar conhecimento e as formas de raciocínio em cada sistema. OA3. Conhecer as vantagens, limitações e fragilidades de cada sistema. OA4. Poder efetuar a escolha adequada de um sistema de representação e raciocínio dado um problema. OA5. Saber construir bases de conhecimento segundo cada sistema. OA6. Ter capacidade de representar e resolver problemas razoavelmente complexos de representação e raciocínio usando os vários sistemas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Os conteúdos programáticos (CP) são os seguintes: CP1: Representação baseada em objetos CP2: Descrições Estruturadas CP3: Ontologias e Representação do Domínio do Conhecimento CP4: Representação do Conhecimento em Contexto Social (Semantic Web) CP5: Programação Lógica CP6: Lógicas não monótonas e ASP-Answer Set Programming CP7: Incerteza e Graus de crença CP8: Raciocínio Abdutivo CP9: Raciocínio Qualitativo CP10: Satisfação de Restrições CP11: Representação e Raciocínio por Ações e planos CP12: Abstração, Reformulação e Aproximação

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Nesta UC todos os diversos conteúdos do programa ou programáticos (CP) estão expressos em objectivos de aprendizagem (OA) que traduzem a aplicabilidade dos conteúdos programáticos: OA1 - CP1 OA2 - CP2-4 OA3 - CP1.4 OA4 - CP2-4 OA5 - CP2-4

Avaliação / Assessment


Os estudantes são avaliados utilizando o trabalho de grupo em workshops (GW), lendo artigos de conferências e revistas e apresentando um artigo de investigação individual (IR) e escrevendo um relatório individual relativo aos seminários (RS), de acordo com a fórmula: 0,3 x GW + 0,3 x RS + 0,4 x IR

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


--

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O alinhamento entre os objectivos de aprendizagem e as metodologias de ensino é o seguinte: Metodologia Expositiva: Todos excepto OA3 Metodologia Participativa para participação em aula: OA3 e OA4; para acompanhamento de demonstrações práticas: OA3 Metodologia Activa para preparação e discussão dos trabalhos: OA2-OA5 Metodologia de Auto-Estudo: OA1-5. O tempo de trabalho total (150h) é distribuído da seguinte forma: - 27h em tempo de contacto (20h TP + 6h PL + 1h OT) - 80h para o trabalho de grupo (50h de pesquisa bibliográfica, leituras e análise de textos + 10h de preparação da discussão + 20h paraescrita do relatório escrito). - 43h de leituras a realizar ao longo do semestre

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


--

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16