Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Inteligência Artificial
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
--
Objetivos Gerais / Objectives
A representação do conhecimento e o raciocínio são centrais em Inteligência Artificial. Este curso apresenta as tendências actuais em termos de representação do conhecimento em forma simbólica e sua utilização para o raciocínio, bem como as questões de investigação nesta área. Este curso permite aos alunos compreender as representações simbólicas do conhecimento numa forma adequada para o raciocínio automático e os métodos de raciocínio associados, bem como introduzir as aplicações clássicas e latentes, dando aos alunos uma base sólida para desenvolver o seu próprio trabalho e investigação na área.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os objetivos de aprendizagem seguem os canônes internacionais e são os seguintes: OA1. Conhecer vários sistemas de representação de conhecimento e de raciocínio. OA2. Compreender como representar conhecimento e as formas de raciocínio em cada sistema. OA3. Conhecer as vantagens, limitações e fragilidades de cada sistema. OA4. Poder efetuar a escolha adequada de um sistema de representação e raciocínio dado um problema. OA5. Saber construir bases de conhecimento segundo cada sistema. OA6. Ter capacidade de representar e resolver problemas razoavelmente complexos de representação e raciocínio usando os vários sistemas.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Os conteúdos programáticos (CP) são os seguintes: CP1: Representação baseada em objetos CP2: Descrições Estruturadas CP3: Ontologias e Representação do Domínio do Conhecimento CP4: Representação do Conhecimento em Contexto Social (Semantic Web) CP5: Programação Lógica CP6: Lógicas não monótonas e ASP-Answer Set Programming CP7: Incerteza e Graus de crença CP8: Raciocínio Abdutivo CP9: Raciocínio Qualitativo CP10: Satisfação de Restrições CP11: Representação e Raciocínio por Ações e planos CP12: Abstração, Reformulação e Aproximação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos (CP) estão alinhados com os objetivos de aprendizagem (OA) da UC uma vez que os diversos CP foram pensados para a contrução e fruição dos AO.
Avaliação / Assessment
Na avaliação ao longo do semestre, os alunos terão de realizar: - Teste escrito individual sobre todo o programa da UC (60%) - a realizar na época de exames (1º ou 2º exame). - Trabalho de investigação (em grupo) sobre um dos temas da UC, com relatório e apresentação oral (40%). A apresentação oral é efetuada em tempo de aula durante o semestre. A nota do trabalho de investigação é dividida em 50% por cada componente e os membros do grupo podem ter notas diferentes. Ambas as componentes de avaliação na avaliação ao longo do semestre têm uma nota mínima de 8 valores. Em alternativa, os alunos podem realizar apenas um exame (100%), que pode ser em ambas as datas de exame. Na época especial de exames os alunos realizam o exame (100%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1: Expositivas, apresentação do enquadramento teórico em materiais on-line. MEA2: Ilustrativas, para exemplificação dos conceitos teóricos em contextos de casos reais. MEA3: Argumentativas, com apresentação e discussão do trabalhos. MEA4: Ativas, com apresentação de estudos de caso e artigos científicos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino são as necessárias para cumprir os objetivos de aprendizagem, bem como para estimular o espírito crítico e a apreensão de técnicas de comunicação e apresentação. Os resultados de aprendizagem serão alcançados através de uma combinação de aulas expositivas, workshops e estudo individual. Os processos de aprendizagem involvem: - Conceitos chave fornecidos online (uma mistura de textos, áudios, vídeos). - Sessões de workshops, onde os estudantes em pequenos grupos analisam casos de estudo. - Apresentações em grupo e revisões por pares. - Trabalhos: leitura e apresentação de um caso prático/artigo e de um trabalho de investigação individual. Espera-se que os estudantes analisem os materiais dados antes das aulas e, após estas, auto-estudo para trabalhar e investigar para além das aulas. Uma vez que as técnicas pedagógicas usadas serão orientadas à resolução de problemas, as aulas estão classificadas maioritariamente como Teórico-Práticas, existindo aulas de Prática Laboratorial organizadas em forma de workshop e os Seminários serão, preferencialmente, realizados por convidados(as) que apresentarão temas/casos particulares. . A abordagem de ensino e de aprendizagem procura permitir aos alunos selecionar e perseguir os seus maiores interesses, se for o caso. As aulas expositivas serão orientadas para conceitos, métodos e ferramentas. Os workshops oferecem uma oportunidade para os alunos explorarem, aplicarem e refletirem sobre os conceitos, métodos e ferramentas expostos, obtendo feedback formativo. Os exercícios devem ser explorados em grupo, o que permite aos alunos a compreensão de quais os aspetos lecionados que pretendem aprofundar no contexto específico.
Observações / Observations
--
Bibliografia Principal / Main Bibliography
--
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-29