Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03528
Acrónimo :
CSSD
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Serviço Social

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


·

Objetivos Gerais / Objectives


Compreender que, no atual contexto de envelhecimento populacional e de aumento da doença crónica, multimorbilidades e dependência, o domicílio assume-se como o local indicado para a prestação de cuidados sociais e de saúde. Adquirir competências que permitam o reconhecimento das características e exigências particulares dos domicílios como locais de prestação de cuidados socais e de saúde. Desenvolver uma abordagem que permita colocar verdadeiramente o cidadão no centro dos cuidados. Identificar o serviço social como área central na saúde e fundamental para uma abordagem integrada.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Identificar a importância do contexto domiciliário na prestação de cuidados sociais e de saúde, suas vantagens, características e exigências. Conhecer as várias respostas sociais e de saúde existentes e contribuir para abordagens integradas na prestação de cuidados. Reconhecer, aceitar e desenvolver a centralidade da multidisciplinaridade para potenciar os resultados dos cuidados prestados no domicílio. Contribuir para a promoção da literacia e da autonomia dos utentes e seus cuidadores no domicílio.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Conceito e evolução dos cuidados sociais de saúde no domicílio em Portugal 2. A complexidade das respostas existentes para cuidados em casa das pessoas em Portugal: - As UCC e as ECCI - A hospitalização domiciliária - Sociais - Outras respostas 3. A importância das abordagens integradas 4. Exemplos internacionais de respostas no domicílio com abordagens integradas 5. Identificação, divulgação e promoção de boas práticas ? abordagens integradas em Portugal 6. Metodologia de avaliação dos resultados dos cuidados no domicílio 7. O papel do serviço social na saúde, nos cuidados domiciliários 8. Casos práticos ? como atuar

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os Conteúdos programáticos procuram preparar os estudantes para uma intervenção em serviço social suportada em saberes teóricos. Em resposta aos objetivos, desenvolvemos o método reflexivo e crítico, não só sobre a própria intervenção, mas também sobre a própria realidade de intervenção social, através dos referenciais Teórico-metodológicos e instrumentais.

Avaliação / Assessment


Regime de avaliação periódica. A avaliação consiste na realização de um trabalho escrito individual sobre um tema do programa (num máximo de 8 páginas). Avaliação por exame final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


- Exposição teórica da matéria em momentos relevantes do programa. - Análise e interpretação de documentos pelos alunos. - Pesquisa de informação por parte dos alunos. - Trabalho de campo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia de ensino é caracterizada por exposição e debate, promovendo um método reflexivo, expresso nos objetivos do seminário aliando o tratamento teórico dos conteúdos programáticos associados a uma dimensão participativa do estudante com vista á compreensão e assimilação dos conteúdos teóricos e a sua pertinência quando aplicados no exercício profissional.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Mendes, F. et al. A continuidade de cuidados de saúde na perspetiva dos utentes. Ciência & Saúde Coletiva, 22(3); 841-853, 2017. Ministério da Saúde. - Estratégia Nacional para o Envelhecimento Ativo e Saudável 2017-2025. Proposta do Grupo de Trabalho Interministerial (Despacho nº 12427/2016). Ministério da Saúde, 2017. Direção-Geral da Saúde. Plano Nacional de Saúde e Estratégias Locais de Saúde ? Resenha dos Planos de Saúde: nacional ? Regionais e Locais ? 2016. DGS, 2017. Administração Central do Sistema de Saúde. - Relatório anual sobre o acesso a cuidados de saúde nos estabelecimentos do SNS ? 2016. ACSS, 2017. Imisom, C. et al. - Shifting the balance of care: great expectations. NuffieldTrust. Research Report. March 2017. Barnett, K. et al. - Epidemiology of Multimorbidity and implicatons for health care, research and medical education: a cross-sectional study. Lancet 2012; 380: 37-43

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


National Clinical Guideline Centre. - Multimorbidity: clinical assessment and management. Multimorbidity: assessment, prioritisation and management of care for people with commonly occurring multimorbidity. NICE Guideline, methods, evidence and recommendations, 2016. Programme. Division of Health Systems and Public Health, 2016. ICARE4EU. - Strategies to support patient- centred care for multimorbidity patients. Final Symposium, Brussels, 22 March 2016. European Commission. - Blocks: Tools and methodologies to assess integrated care in Europe. Report by the Expert Group on Health Systems Performance Assessment, 2017. Sakellarides, C. et al. ? Contrariar o destino: da importância das reformas de proximidade à necessidade de inteligência colaborativa em saúde. Fatores de Risco, 40:52-63, 2016.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16