Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Informática Aplicada
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2020/2021
Pré-requisitos / Pre-Requisites
.
Objetivos Gerais / Objectives
O objetivo da UC é o desenvolvimento do espírito empreendedor dos alunos, e de oferecer ferramentas e mecanismos que lhes permitam transformar as suas ideias num negócio de base tecnológica. Ao longo desta UC os alunos irão elaborar a sua ideia de negócio, efetuar alguns estudos de viabilidade da mesma, desenhar a sua proposta de valor e o respetivo modelo de negócios, desenvolver técnicas para comunicação da ideia (elevator pitch e presença online) e desenvolver um protótipo viável da ideia proposta.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC, o aluno deverá estar apto a: OA.1. Perceber o que é o empreendedorismo OA.2. Conceber ideias inovadoras, usando técnicas de ideação e de ?design thinking? OA.3. Elaborar propostas de valor, modelos de negócio e planos de negócio OA.4. Promover a empresa, produtos e serviços OA.5. Desenvolver e testar produtos e serviços de base tecnológica OA.6. Analisar a escalabilidade do negócio OA.7. Preparar planos de internacionalização e de comercialização OA.8. Procurar e analisar as fontes de financiamento
Conteúdos Programáticos / Syllabus
I. Introdução ao Empreendedorismo II. Técnicas de geração e discussão de ideias III. Criação de Propostas de Valor IV. Comunicação de ideias de negócio V. Desenho de Modelos de Negócio VI. Elaboração de Planos de Negócio VII. Teste e avaliação de protótipos de produtos e serviços VIII. Análise de escalabilidade IX. Internacionalização e comercialização X. Fontes de financiamento
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA.1: I OA.2: II OA.3: III; V; VI OA.4: IV OA.5: VII OA.6: VIII OA.7: IX OA.8: X
Avaliação / Assessment
Avaliação periódica: - Realização de projeto em grupo: primeira apresentação: 30%; segunda apresentação: 30%; relatório final: 40%. A frequência de um número mínimo de aulas não é obrigatória em nenhum dos métodos de avaliação.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA.1: Expositivas, para apresentação do enquadramento teórico MEA.2: Ilustrativas, para exemplificação dos conceitos teóricos em contextos reais MEA.3: Argumentativas, com apresentação e discussão do trabalho de grupo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) e os respectivos objectivos de aprendizagem (AO): OA.1: MEA.1 OA.2: MEA.1, MEA.2, MEA.3 OA.3: MEA.1, MEA.2, MEA.3 OA.4: MEA.1, MEA.3 OA.5: MEA.1, MEA.3 OA.6: MEA.1, MEA.3 OA.7: MEA.1, MEA.3 OA.8: MEA.1, MEA.2 O documento de Planeamento de Unidade Curricular (PUC), detalhado para cada aula, evidencia a relação entre os métodos pedagógicos de ensino (de acordo com a tipologia de aula) e os objectivos de aprendizagem.
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2014). Value Proposition Design: How to Create Products and Services Customers Want. John Wiley & Sons Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2010). Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers. John Wiley & Sons Burns, P. (2016). Entrepreneurship and Small Business. Palgrave Macmillan. Dorf. R., Byers, T. Nelson, A. (2014). Technology Ventures: From Idea to Enterprise. McGraw-Hill Education. Mariotti, S., Glackin, C. (2015). Entrepreneurship: Starting and Operating A Small Business, Global Edition. Pearson.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Textos complementares fornecidos posteriormente pela equipa docente.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16