Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03747
Acrónimo :
CVPBT
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Informática Aplicada

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


.

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo da UC é o desenvolvimento do espírito empreendedor dos alunos, e de oferecer ferramentas e mecanismos que lhes permitam transformar as suas ideias num negócio de base tecnológica. Ao longo desta UC os alunos irão elaborar a sua ideia de negócio, efetuar alguns estudos de viabilidade da mesma, desenhar a sua proposta de valor e o respetivo modelo de negócios, desenvolver técnicas para comunicação da ideia (elevator pitch e presença online) e desenvolver um protótipo viável da ideia proposta.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC, o aluno deverá estar apto a: OA.1. Perceber o que é o empreendedorismo OA.2. Conceber ideias inovadoras, usando técnicas de ideação e de ?design thinking? OA.3. Elaborar propostas de valor, modelos de negócio e planos de negócio OA.4. Promover a empresa, produtos e serviços OA.5. Desenvolver e testar produtos e serviços de base tecnológica OA.6. Analisar a escalabilidade do negócio OA.7. Preparar planos de internacionalização e de comercialização OA.8. Procurar e analisar as fontes de financiamento

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I. Introdução ao Empreendedorismo II. Técnicas de geração e discussão de ideias III. Criação de Propostas de Valor IV. Comunicação de ideias de negócio V. Desenho de Modelos de Negócio VI. Elaboração de Planos de Negócio VII. Teste e avaliação de protótipos de produtos e serviços VIII. Análise de escalabilidade IX. Internacionalização e comercialização X. Fontes de financiamento

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA.1: I OA.2: II OA.3: III; V; VI OA.4: IV OA.5: VII OA.6: VIII OA.7: IX OA.8: X

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica: - Realização de projeto em grupo: primeira apresentação: 30%; segunda apresentação: 30%; relatório final: 40%. A frequência de um número mínimo de aulas não é obrigatória em nenhum dos métodos de avaliação.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA.1: Expositivas, para apresentação do enquadramento teórico MEA.2: Ilustrativas, para exemplificação dos conceitos teóricos em contextos reais MEA.3: Argumentativas, com apresentação e discussão do trabalho de grupo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) e os respectivos objectivos de aprendizagem (AO): OA.1: MEA.1 OA.2: MEA.1, MEA.2, MEA.3 OA.3: MEA.1, MEA.2, MEA.3 OA.4: MEA.1, MEA.3 OA.5: MEA.1, MEA.3 OA.6: MEA.1, MEA.3 OA.7: MEA.1, MEA.3 OA.8: MEA.1, MEA.2 O documento de Planeamento de Unidade Curricular (PUC), detalhado para cada aula, evidencia a relação entre os métodos pedagógicos de ensino (de acordo com a tipologia de aula) e os objectivos de aprendizagem.

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2014). Value Proposition Design: How to Create Products and Services Customers Want. John Wiley & Sons Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2010). Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers. John Wiley & Sons Burns, P. (2016). Entrepreneurship and Small Business. Palgrave Macmillan. Dorf. R., Byers, T. Nelson, A. (2014). Technology Ventures: From Idea to Enterprise. McGraw-Hill Education. Mariotti, S., Glackin, C. (2015). Entrepreneurship: Starting and Operating A Small Business, Global Edition. Pearson.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Textos complementares fornecidos posteriormente pela equipa docente.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16