Programa

Mestrado em Engenharia Informática

Mestrado em Engenharia de Telecomunicações e Informática

Programa

Os diferentes conceitos que se apresentam de seguida serão explorados ao longo das diversas sessões: 1. Introdução ao Desenvolvimento de Aplicações para Smartphone a. Introdução ao desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis b. Características e funcionalidades dos dispositivos móveis (GPS e Wi-Fi) c. Métodos pata desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis d. Introdução à tecnologia push e. Estruturas de dados e gestão de memória em dispositivos móveis f. Desenho de Interfaces de Utilizador (UI) para dispositivos móveis g. Scalable Vector Graphics (SVG) para dispositivos móveis h. Considerações de Segurança para o desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis 2. Introdução ao Desenvolvimento em Java para plataformas móveis Smartphone a. Introdução ao Desenvolvimento de aplicações Java para dispositivos móveis b. Perceber as APIs Java para dispositivos móveis c. Desenvolver uma Interface de Utilizador (UI) para dispositivos móveis d. Introdução à tecnologia push em aplicações Java e. Introdução ao processamento de threads e de processamento em background f. Comunicações de Rede para para dispositivos móveis g. Testar e depurar aplicações 3. Desenvolvimento avançado de aplicações para plataformas móveis a. Introdução ao desenvolvimento avançado de aplicações para smartphone Blackberry b. Controlo de Aplicações para dispositivos móveis c. Optimização para o desenvolvimento de aplicações móveis d. Introdução ao desenvolvimento de aplicações multimédia para o smartphone Blackberry e. Perceber o push cliente/servidor f. Introdução ao desenvolvimento de aplicações Bluetooth para dispositivos móveis g. Desenvolvimento de aplicações seguras 4. Introdução ao desenvolvimento para Web para dispositivos móveis a. Introdução ao desenvolvimento Web para dispositivos móveis b. Ferramentas de desenvolvimento Web para dispositivos móveis c. A infra-estrutura BlackBerry d. Optimização de conteúdo Web para browsers de dispositivos móveis e. Introdução ao push do browser f. Widgets