Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03893
Acrónimo :
DAD
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC visa: 1. Integrar a formação no contexto das restantes praticas de gestão de pessoas e na estratégia da empresa. 2. Compreender a articulação entre as etapas de levantamento, conceção, implementação e avaliação da formação formal e enquadrar este processo na aquisição, disseminação e mobilização de competências.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final o estudante deverá ser capaz de: OA1- Integrar a aprendizagem no contexto das restantes práticas de gestão de pessoas; OA2- Explicar a importância da estratégia da empresa na gestão da aprendizagem e desenvolvimento; OA3- Descrever a articulação entre as etapas de levantamento, conceção, implementação e avaliação da formação; OA4- Avaliar a eficiência e eficácia da formação; OA5-Enquadrar o processo formativo na aquisição, disseminação e mobilização de competências; OA6-Elaborar e apresentar um diagnóstico e propostas de melhoria ao processo de formação de uma empresa.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I. Formação e a Mudança de Paradigma em Gestão de Pesoas (GP) 1.1. Evolução do Domínio Profissional 1.2. Modelo de Abordagem da Gestão de Pessoas 1.3. Novo Paradigma para a Aprendizagem ao longo da vida II. Gestão Estratégica da Formação Informal 2.1. Aprendizagem Organizacional 2.2. Gestão das e pelas Competências 2.3. Avaliação da Eficácia e da Eficiência III. Gestão Tática da Aprendizagem Formal 3.1. Levantamento de Necessidades 3.2. Gestão da Formação e o training transfer 3.3. Auditoria da Formação Formal

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A aprendizagem começa com a compreensão da problemática da Formação na visão atual da Gestão de Recursos Humanos e da gestão estratégica da formação. Uma vez adquiridas as matrizes de referência e compreendida a complexidade dos sistemas formativos, o aluno deverá ser capaz de conceber o processo de gestão da formação e aplicar métodos e técnicas de formação. Para finalizar propõe-se ao aluno que integre um conjunto de princípios e procedimentos que governem estes sistemas de formação. A seguir, é apresentada a ligação explícita dos objetivos de aprendizagem (OA) com os conteúdos programáticos. OA1 e OA2 - Formação e a Mudança de Paradigma em Gestão de Recursos Humanos - OA4 e OA5 - II. Gestão Estratégica da Formação - OA3 e OA6 - Gestão da Formação Formal.

Avaliação / Assessment


A avaliação periódica desta UC é efetuada da seguinte forma: - Um trabalho, que consiste na resolução de um caso e sua discussão, o qual vale 30% da nota final - Um exame individual, que vale 70% da nota final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


De forma a desenvolver as competências referidas recorrer-se-á as seguintes metodologias: 1. Expositivas dos principais conteúdos teóricos; 2. Discussão de casos práticos 3. Resolução de exercícios.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Metodologias de ensino-aprendizagem expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - OA1, OA2, OA3, OA4 e OA5; Metodologias de ensino-aprendizagem participativas, com análise e resolução de exercícios práticos -- OA2, OA4, OA6; Metodologias de ensino-aprendizagem participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura - OA1, OA2; Metodologias de ensino-aprendizagem ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo - OA4, OA6; Autoestudo, inserido no trabalho autónomo do aluno - Transversal a todos os OA

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Fee, Kenneth (2011). 101 Learning and Development Tools: Essential Techniques for Creating, Delivering and Managing Effective Training. Philadelphia: Kogan Page

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


13. Morrison, D. (2003). E-Learning Strategies: How to Get Implementation and Delevery Right First Time: England: Wiley. 12. Noe, R. (2008). Employee training and development. New York: McGraw-Hill Higher Education. 11. Philips, J. (1997). Return on investment in training and performance improvement programs: A step-by-step manual for calculation the financial return. Houston TX: Gulf. 10. Roscoe, J. (1995). Analysis of organizational training needs in Handbook of training and development. Oxford: Blackwell Business 9. Sandberg, J. (2000). Understanding Human Competence at Work: An Interpretative Aproach. Academy of Management Journal, Volume 43, n.º1, 9-25. 8. Spencer, L. M. & Spencer, S. M. (1993). Competence at Work: Models for Superior Performance. New York: John Wiley & Sons, Inc. 7. Stone, F. M. (2007). Coaching, Counseling and Mentoring ? How to Choose and Use the Right Technique to Boost Employee Performance. United States of America: American Management Ass. 6. Truelove, S. (1995). The handbook of Training and Development. Cambridge: Blackwell Publishers. 5. Laird, D., Holton III, E. Naquin, S. (2003). Approaches to training and development (3rd edition). Basic Books. 4. Thorne, K., & Mackey, D. (2007). Everything you ever needed to know about training : a one-stop shop for everyone interested in training, learning and development (4th ed.). Philadelphia: Kogan Page 3. Brinkerhoff, R. O. (1987). Achieving Results from Training, San Francisco, Jossey-Bass. 2. Boyatzis, R. E. (1982). The Competent Manager: A Model for Effective Performance. New York: John Wiley & Sons, Inc. 1. Aguinis, H. & Kraiger, K. (2009). Benefits of Training and Development for Individuals and Teams, Organizations, and Society. Annual Review of Psychology, 60, 451-474.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16