Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03905
Acrónimo :
DAL
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
7.5
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
28.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
29.0h/sem
Trabalho Autónomo :
159.0
Horas de Trabalho Total :
188.0h/sem

Área científica / Scientific area


Finanças

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


NA

Objetivos Gerais / Objectives


Neste curso identificam-se os modelos de negócio e os principais factores de risco da actividade bancária e seguradora e analisa-se de forma detalhada as soluções de mercado de capitais para a gestão do risco de mortalidade e longevidade, em particular as que implicam a utilização de longevity-linked derivatives. O curso aborda o problema do risco de longevidade e discute as soluções de gestão de risco ao dispor de seguradoras, annuity providers e fundos de pensões. Particular atenção é dada à estruturação, pricing e hedging de derivados financeiros em que o activo subjacente está directa ou indirectamente à evolução da mortalidade ou longevidade numa população (longevity/mortality bonds, longevity swaps, mortality futures and options, structured products,...) numa abordagem hands-on. São analisados os principais métodos estocásticos de modelação da mortalidade e os aspectos práticos relativo ao desenvolvimento do mercado.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1) Compreender o processo de gestão de risco no sistema bancário 2) Compreender o processo de gestão de risco no sector segurador 3) Compreender o preço dos derivados de longevidade

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Gestão de Risco na Banca; 2. Gestão Financeira em Empresas de Seguros; Modelo de Negócio de Seguros; Demonstrações Financeiras; Análise de Rendibilidade e Solvência 3. Títulos Remunerados por Longevidade 4. Identificar e quantificar os riscos de mortalidade e longevidade 5. Modelos deterministas e estocásticos de previsão de mortalidade; tábua de mortalidade prospectiva 6. Índices de longevidade e mortalidade: LifeMetrics (JP Morgan), XPECT ? CLUB VITA (Bolsa Alemã) 7. Longevity & Mortality Bonds: estrutura contratual, emitentes, estrutura de mercado; Avaliação; Preço de mercado do risco de longevidade: Transformada de Wang e Razão de Sharpe 8. A Mortalidade e a Longevidade Avante: Q-Forwards, S-Forwards 9. Swaps de longevidade: Swaps de longevidade dos mercados de capitais; Transferência de risco de longevidade com base em seguros (indemnização) 10. Opções de longevidade: Pisos e Bonés; Troca de Sobreviventes; Preços 11. Contrato estruturado

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de consistência" decorre da interligação do programa de estudos com os objetivos de aprendizagem (OA) e é explicada a seguir: OA1 - Pontos do programa: 1. OA2 - Pontos do Syllabus: 2. OA3 - Pontos do Syllabus: 3. a 11.

Avaliação / Assessment


O sistema de avaliação inclui: 1. Exame Final (60%) 2. Casos individuais e conjuntos de problemas (40%) O exame é fechado - livro e notas fechadas. No entanto, pode ser utilizada uma folha de fórmula A4 de dois lados e uma calculadora de bolso. A nota mínima no exame final é de 8/20

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Método expositivo e de Questionamento Métodos Ativos e Estudos de Caso. Projectos de investigação e aplicações práticas. Desenvolvimento de conhecimentos e capacidade de aprendizagem.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitem cumprir cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha abaixo, são apresentadas as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de Aprendizagem-ensino (MAE) / Objetivo de Aprendizagem (OA) MAE1. Expositiva, à apresentação dos quadros teóricos de referência ? Todos os OA MAE2. Participativa, com análise e resolução de exercícios de aplicação ? Todos os OA MAE3. Activo, com a realização de trabalhos individuais e de grupo - Todos os OA MAE4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como é contemplado no Planeamento de Aulas ? Todos os OA

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Handouts, articles and case studies provided by the instructor - Pitacco, E., Denuit, M., Haberman, S., Olivieri, A. (2009). Modelling Longevity Dynamics for Pensions and Annuity Business. Oxford University Press. - Olivieri, A. and Pitacco, E. (2015). Introduction to Insurance Mathematics: Technical and Financial Features of Risk Transfers, 2 Edition. Springer. Nd - McWilliam, E. (2011). Longevity Risk. Risk Books. - Bhuyan, V. (2009). Life Markets Trading Mortality and Longevity Risk with Life Settlements and Linked Securities - Bessis, J. (2015). Risk Management in Banking, 5th Edition. John Wiley & Sons.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16