Sumários

Workshop NEA-ISCTE-IUL e organização dos trabalhos de grupo

14 Outubro 2024, 20:30 Cristina Roldão


Sessão do Núcleo de Estudantes Africanos do ISCTE-IUL de acolhimento e informação institucional aos novos estudantes.

Formação de grupos de trabalho, distribuição dos textos e agendamento das apresentações e tutorias. 

1. Atlântico(s) Negro(s): Modernidade e resistências negras (Paul Gilroy)

7 Outubro 2024, 20:30 Cristina Roldão


1. Atlântico(s) Negro(s): Modernidade e resistências negras 

1.1. Apresentação da obra "Atlântico Negro" de Paul Gilroy: Principais conceitos e críticas
- O Atlântico Negro com configuração sociocultural e política des- e re- territorializada
- Aspectos da contracultura da modernidade do Atlântico Negro
- Críticas de Gilroy a entendimentos da filiação afrodiaspórica baseadas no essencialismo étnico ou pluralismo acrítico

O Tráfico de Pessoas Escravizadas, séc. XV-XIX: Principais dados, controvérsias e a diversidade da diáspora africana global

30 Setembro 2024, 20:30 Cristina Roldão


1. O Tráfico de Pessoas Escravizadas, séc. XV-XIX: Principais dados, controvérsias e a diversidade da diáspora africana global

1.1. Análise da Base de Dados Slavevoyages: Dimensão, Rotas, Territórios de partida e chegada e países envolvidos no Tráfico Transatlântico de Pessoas Escravizadas.

1.2. Debate sobre a especificidade do Tráfico Transatlântico de Pessoas Escravizadas face a outras formas de servidão (tráfico transsariano; formas tradicionais de servidão africana; o tráfico contemporâneo de seres-humanos)

1.3. Visionamento de documentário "Rostos familiares, lugares inesperados: uma diáspora africana global" (Sheila S. Walker, 2018) e debate sobre a conexão da diáspora africana no mundo com a história do Tráfico Transatlântico e outros espaços do tráfico de pessoas escravizadas entre os séculos XV e XIX (Oceanos Pacífico e o Índico). A diversidade das suas localizações e produções socioculturais.

Apresentação inicial da UC

23 Setembro 2024, 20:30 Cristina Roldão


Apresentação do programa e respetivos modelo de avaliação e calendário.