Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03332
Acrónimo :
DAMD
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2018/2019

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimentos intermédios de ciências sociais

Objetivos Gerais / Objectives


1. Compreensão dos principais conceitos implicados no debate sobre as diásporas africanas. 2. Conhecimento dos eventos históricos que marcaram a trajetória social e política das diásporas africanas. 3. Conhecimento dos debates mais relevantes no domínio das estratégias e políticas de ação coletiva da diáspora. 4. Capacidade de análise e discussão crítica dos desafios contemporâneos das diásporas africanas, nas escalas local, nacional e internacional. 5. Relacionar as diferentes experiências locais/nacionais com o plano transnacional.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A. Conhecimento e Compreensão: - Compreensão dos principais conceitos implicados no debate sobre as diásporas africanas. - Conhecimento dos eventos históricos que marcaram a trajetória social e política das diásporas africanas. - Conhecimento dos debates mais relevantes no domínio das estratégias e políticas de ação coletiva das diásporas. B. Aplicação de conhecimentos: - Capacidade de utilizar os conhecimentos adquiridos para deduzir implicações sobre diferentes experiências das diásporas no plano transnacional. - Capacidade de utilizar os conhecimentos adquiridos para discutir e avaliar criticamente desafios contemporâneos das diásporas. C. Comunicação: - Capacidade de elaborar argumentos fundamentados teórica, lógica e factualmente e de os comunicar a outrem. D. Aprendizagem: - Capacidade de estudo e de pesquisa pessoal com autonomia; - Capacidade e motivação para aprender ao longo da vida.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Questões históricas e teóricas das diásporas africanas 1.1. Do tráfico de pessoas escravizadas às migrações actuais 1.2. Presença e formas de ação coletiva africana em Portugal e na Europa (XV-XVIII) 1.3. Integração de imigrantes e políticas migratórias 2. Questões políticas e sociais das diásporas africanas 2.1. Formas de resistência à escravatura no continente americano 2.2. Diásporas e Movimentos Anti-Coloniais globais: Pan-africanismo e Movimentos pelos Direitos Civis 2.3. Dos Nativistas da 1ª Republica à Casa dos Estudantes do Império e Lutas de Libertação em Portugal e África 3. Questões políticas e sociais das diásporas africanas na actualidade 3.1. Racismo e Diáspora Africana na Europa ?pós?-colonial 3.2. Formas de ação coletiva da diáspora na contemporaneidade 3.3. Interseccionalidade, movimentos negros feministas e LGBTI 3.4. A resistência africana e negra no Portugal democrático: Das associações de imigrantes africanos ao movimento negro e afrodescendente português

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os 5 objetivos gerais da UC estão presentes ao longo dos diferentes pontos do programa. A metodologia pedagógica centrada na participação dos alunos ao longo das aulas (debates em aula; pesquisa e apresentação de temas em aula), do ponto 1 ao 9, possibilita que, de forma contínua sejam desenvolvidos o conhecimento e compreensão; aplicação de conhecimentos; comunicação; aprendizagem.

Avaliação / Assessment


1. Avaliação contínua - Apresentação, em grupo, de tema em aula (40%) - Redacção de ensaio sobre tema do programa (45%) - Participação ativa nas aulas (15%) 2. Exame final

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas são teórico-práticas, com a transmissão de conceitos básicos e de ferramentas analíticas sobre os conteúdos, com discussão com vista a explorar os conceitos e ferramentas, aplicando-os a casos e com debates.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


- O objetivo A.Conhecimento e Compreensão é concretizado através do conjunto de metodologias de ensino, desde a exposição teórica e debates propostos pelo docente; discussão escrita de temas pelos alunos; pesquisa e apresentação em grupo de tema pelos alunos em aula. - O objetivo B. Aplicação de conhecimentos é promovido nas apresentações de grupo em aula, nos debates propostos pelo docente em aula e na reflexão escrita sobre tema à escolha do aluno. - O objetivo C. Comunicação é desenvolvido nas apresentações de grupo em aula, nos debates propostos pelo docente em aula e na reflexão escrita sobre tema à escolha do aluno. - O objetivo D. Aprendizagem é, sobretudo, conseguido pela participação do aluno em aula; pesquisa e apresentação de grupo em aula; redação de reflexão critíca sobre tema à escolha dos alunos.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


TINHORÃO, José Ramos (1997), Os Negros em Portugal: Uma Presença Silenciosa, Lisboa: Caminho SANCHES, Manuela Ribeiro (2011), Malhas que os Impérios Tecem: Textos Anticoloniais, Contextos Pós-Coloniais, Lisboa: Edições 70 PIRES, Rui Pena (2003), Migrações e Integração, Oeiras: Celta Editora MACHADO, Fernando Luís (2009), ?Quarenta anos de imigração africana: um balanço?, Ler História, 56, pp. 135-165 JAMES, C.L.R. (1963 [1938]), The Black Jacobins: Toussaint L'ouverture and the San Domingo Revolution, New York: Vintage Books HALL, Stuart (2003), Da Diáspora: Identidades e Mediações Culturais, Belo Horizonte: UFMG/UNESCO GILROY, Paul (2012), O Atlântico Negro: Modernidade e Dupla Consciência, Rio de Janeiro: Centro de Estudos Afro-Asiáticos/Editora 34 DUBOIS, W.E.B. (1992 [1935]), Black Reconstruction in America, 1860-1880, New York: Free Press DAVIS, Angela (2016 [1981]), Mulheres, Raça e Classe, São Paulo:Boitempo

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


32. TAYLOR, Keeanga-Yamahtta (2016), From #BlackLivesMatter to Black Liberation, Chicago: Haymarket Books. 31. SAINT-MAURICE, Ana de (1997), Identidades Reconstruídas, Cabo-Verdianos em Portugal, Oeiras: Celta Editora.SOS RACISMO (2016), Racismo e Discriminação ? A lei da impunidade, Lisboa: SOS Racismo. 30. PLATAFORMA GUETO Resposta à Alta Comissária (A.C.I.DI). https://plataformagueto.wordpress.com/noticias/resposta-a-alta-comissaria-a-c-i-di/ 29. PEREIRA, Amilcar Araujo (2013), O Mundo Negro: Relações Raciais e a Constituição do Movimento Negro Contemporâneo no Brasil, Rio de Janeiro: Editora Pallas. 28. O.IJERE, Martin, (1974), W.E.B. Du Bois and Marcus Garvey as Pan-Africanists: A Study in Contrast, Présence Africaine, pp. 188-206. 27. NASCIMENTO, Beatriz, (1985), O conceito de quilombo e a resistência cultural negra, Afrodiáspora, 6-7, pp. 41-49. 26. NASCIMENTO, Beatriz (1982), Kilombo e memória comunitária ? um estudo de caso, Estudos Afro-Asiáticos 6-7, pp. 259-265. 25. MATA, Inocência (2015), A Casa dos Estudantes do Império e o lugar da literatura na consciencialização política, Lisboa: UCCLA. 24. MARGARIDO, Alfredo (2000). A Lusofonia e os Lusófonos: Novos Mitos Portugueses, Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. 23. JAMES, Joy, SHARPLEY-WHITING, T. Denean (orgs.) (2016), The Black Feminist Reader, Massachusetts: Wiley-Blackwell. 22. HENRIQUES, Joana Gorjão (2016), Racismo em Português, Lisboa: Tinta da China. 21. HENRIQUES, Isabel Castro (2009), A Herança Africana em Portugal, séc. XV-XX, Correios de Portugal. 20. GUIMARÃES, António Sergio (1999), Racismo e Anti-Racismo no Brasil, São Paulo:USP/Editora 34. 19. GONZALES, Lélia (1988), Por um feminismo Afro-latino-Americano, Revista Isis Internacional, 8. https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/271077/mod_resource/content/1/Por%20um%20feminismo%20Afro-latino-americano.pdf 18. FANON, Frantz (1975 [1952]), Peles Negras, Máscaras Brancas, Porto: Paisagem Editora. 17. FANON, Frantz (2015 [1961]), Os Condenados da Terra, Lisboa: Letra Livre. 16. EARLE, Thomas F., LOWE, Kate J. P. (2005), Black Africans in Renaissance Europe, Cambridge: Cambridge University Press. 15. COX, Oliver (1948), Race, Caste and Class, New York: Monthly Review Press. 14. COLLINS, Patricia Hill (2000), Black Feminist Thought: Knowledge, Consciousness, and the Politics of Empowerment, Nova York: Routledge. 13. COLLINS, Patricia Hill (2006), From Black Power to Hip Hop: Racism, Nationalism and Feminism, Philadelphia: Temple University Press. 12. CENTRE FOR CONTEMPORARY CULTURAL STUDIES (1982), Empire Strikes Back: Race and Racism in 70's Britain, New York: Routledge. 11. CASTLES, Stephen e Mark J. Miller (2014), The Age of Migration, New York: Palgrave Macmillan. 10. CARMICHAEL, Stokely, Charles V. Hamilton (1961), Black Power: The Politics of Liberation, New York: Vintage. 9. CABRAL, Amilcar (1974), Textos Políticos, Porto: Gráfica Firmeza. 8. CARTA ABERTA DE ORGANIZAÇÕES AFRODESCENDENTES PORTUGUESAS AO CERD -2016. https://museudigitalafroportugues.wordpress.com/2016/12/08/carta-aberta-de-organizacoes-afrodescendentes-portuguesas-ao-cerd-2016/ 7. BORGES, Sónia Vaz (2014), Na Pó di Spéra: percursos nos bairros da Estrada Militar, de Santa Filomena e da Encosta Nascente, Cascais: FCG/Principia. 6. BHABHA, Homi (1994), The Location of Culture, London: Routledge. 5. BASSEL, Leah (2013), Contemporary Grammars of Resistance: Two French Social Movements, Sociology, 48 (3), pp. 537-553. 4. ARAÚJO, Marta, Silvia Roríguez Maeso (2016), Os Contornos do Eurocentrismo: Raça, História e Textos Políticos, Coimbra: Almedina. 3. ANDRADE, Mário Pinto de (1997), Origens do nacionalismo africano: continuidade e ruptura nos movimentos unitários emergentes da luta contra a dominação colonial portuguesa, 1911-1961, Lisboa: Dom Quixote 2. ALMEIDA, Miguel Vale de (2000), Um Mar Côr de Terra: Raça, Cultura e Política de Identidade, Oeiras: Editora Celta. 1. AFROLIS - Audioblogue Rádio AfroLis. https://radioafrolis.com/

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16