Sumários

Aula 5 - Multiculturalidade, Modelos de Integração e a Crítica Decolonial

8 Novembro 2021, 20:30 Rita Sousa


Esta aula foi dedicada aos temas da assimilação e do multiculturalismo. Iniciou-se a sessão com um trecho da série documental "As Jóias Negras do Império", abrindo-se a intervenções/dúvidas relativas à apresentação da aula anterior. Posteriormente, o foco foi direcionado aos significados dos termos raça, racismo e etnia, quando foi também aprofundada a ideia de cultura enquanto mote central para compreendermos a condição humana. Na segunda parte da aula discutiu-se modelos de integração: da assimilação ao multiculturalismo. O debate em torno do documentário "Nu Bai. O rap negro de Lisboa" foi importante para adaptar a discussão à realidade portuguesa.

O powerpoint foi um instrumento de apoio durante toda a sessão, tendo participado presencialmente da aula cerca de 25 alunos, além de 3 alunos através da Plataforma Zoom.

Aula 4 - Diáspora Negra em Portugal: escravização, migrações e racismo

25 Outubro 2021, 20:30 Rita Sousa


Nesta sessão aprofundou-se as definições de raça e racismo, bem como as suas relações com os fenómenos da escravatura e do colonialismo. A falácia do "racismo inverso" foi amplamente debatida pelos alunos em aula, o que permitiu uma melhor compreensão dos conceitos acima referidos. A segunda parte da aula teve como foco a presença africana em Portugal nos séculos XV a XVIII, abordando desde a sua escravização, integração e práticas culturais ao caso específico de uma comunidade alentejana de origem africana na região do Sado.

O powerpoint foi um instrumento de apoio durante toda a sessão, tendo participado presencialmente da aula cerca de 25 alunos, além de outros três através da Plataforma Zoom.

Aula 3 - Resistência, racismo e cultura no Atlântico Negro

18 Outubro 2021, 20:30 Rita Sousa


Após revisar o tema da escravização africana no Atlântico Negro, a primeira parte da aula foi dedicada ao tema da resistência. O foco foi o impacto da Revolução do Haiti nas lutas contra a escravidão em todo o mundo. Na segunda parte da aula abordou-se as definições de raça, racismo e cultura, bem como as suas relações na formação dos Estados-nação e os fenómenos da escravatura e do colonialismo.

O powerpoint foi um instrumento de apoio durante toda a sessão, tendo participado presencialmente da aula cerca de 30 alunos, três dos quais através da Plataforma Zoom.

Aula 2 - Diásporas Africanas: Escravatura, Colonialismo e Capitalismo

11 Outubro 2021, 20:30 Rita Sousa


Nesta aula foram aprofundados alguns dos principais conceitos implicados no debate sobre as diásporas africanas, tendo como autores principais Stuart Hall e Paul Gilroy. A ideia de diáspora foi enquadrada no contexto português, uma forma de tornar a discussão mais "paupável" para os alunos. Por fim, exibiu-se um trecho do documentário "Atlântico Negro: Na Rota dos Orixás", bem como visualizou-se diversos clipes de música, abrindo-se a discussão para os questionamentos dos alunos. Na segunda parte da aula, exibiu-se um vídeo 3D de um navio negreiro para debater a escravatura africana. Alguns dos eixos abordados foram (i) Escravatura africana: um fenómeno novo na história da humanidade? (ii) Qual foi o papel da escravidão negra e do tráfico de escravos para o desenvolvimento do Capitalismo? (iii) Existe um elo entre a época moderna e escravidão? (iv) Como ocorreu a circulação de ideias no mundo Atlântico?

O powerpoint foi um instrumento de apoio durante toda a sessão, tendo participado presencialmente da aula 29 alunos e 3 alunos via Zoom.

Aula 1 - Introdução da noção de "diásporas africanas", e apresentação do programa, objetivos e avaliação da UC  

27 Setembro 2021, 20:30 Rita Sousa


Abordagem do programa e objetivos da UC, bem como do seu método de avaliação. Houve também uma apresentação do docente e dos alunos, uma forma de partilhar os interesses de pesquisa e criar um ambiente acolhedor para o debate.

Na segunda parte da aula realizou-se um exposição introdutória sobre o significado da diáspora africana, quando os alunos foram incentivados a darem a sua opinião sobre o conceito. Também foram esclarecidas dúvidas quanto ao modo de avaliação, bem como ouviu-se proposta de temas a serem integrados no programa da UC. O powerpoint foi um instrumento de apoio durante esta parte da sessão, tendo participado presencialmente da aula cerca de 30 estudantes, além de outros 2 a distância através da Plataforma Zoom.