Sumários
Aula 10 - Criatividade e Resistência na Afro-Lisboa
7 Dezembro 2020, 20:30 • Rita Sousa
Nesta aula foram abordadas algumas práticas artístico-culturais protagonizadas por afrodescendentes presentes em Lisboa, enquadrando as temáticas de criatividade, resistência e diáspora. Refletiu-se a ideia de afro-Lisboa com vista a discutir um conjunto de questões abordadas na UC, uma forma de recapitular os assuntos mais relevantes desta disciplina.
O início da aula foi dedicada a tirar as últimas dúvidas dos alunos quanto ao modo de avaliação, bem como fazer um balanço da disciplina, ouvindo aquilo que os alunos tinham para dizer sobre a UC. O powerpoint foi um instrumento de apoio durante toda a sessão, tendo participado através da Plataforma Zoom 29 alunos. Não houve aula presencial em decorrência do encerramento dos edifícios do ISCTE. Marcou-se uma aula de reposição para o dia 14/12 aos alunos que não puderam assistir a segunda sessão da UC em função da falha da Internet do ISCTE.
Aula 9 - Jovens Negros das Periferias: segregação, sociabilidades e estilos de vida
30 Novembro 2020, 20:30 • Rita Sousa
Esta aula teve como foco os jovens negros das periferias de Lisboa com vista a debater os temas da migração, segregação, sociabilidades e estilos de vida. Na primeira parte da sessão exibiu-se um trecho do documentário «Nu Bai. O rap negro de Lisboa», uma forma de lançar a discussão entre os alunos. Na segunda parte realizou-se uma apresentação com power point enquadrada nalgumas das minhas pesquisas, em que as práticas artísticas (rap, kuduro, batida) se tornam importantes aliadas dos jovens na reflexão sobre si próprios e o seu lugar no mundo.
Esta aula foi ministrada exclusivamente via Plataforma Zoom, o ISCTE estava encerrado, tendo participado 27 alunos.
Aula 8 - Multiculturalidade, Modelos de Integração e a Crítica Decolonial
23 Novembro 2020, 20:30 • Rita Sousa
Esta aula foi dedicada ao tema do multiculturalismo. No início da sessão abriu-se a intervenções/dúvidas relativas à apresentação da aula anterior, quando foram respondidas diversas questões. Posteriormente, o foco foi direcionado aos significados dos termos raça, racismo e etnia, quando foi também aprofundada a ideia de cultura enquanto mote central para compreendermos a condição humana. Na segunda parte da aula discutiu-se modelos de integração: da assimilação ao multiculturalismo.
O powerpoint foi um instrumento de apoio durante toda a sessão, tendo participado presencialmente da aula 7 alunos e 23 alunos através da Plataforma Zoom.
Aula 7 - Estéticas diaspóricas em Portugal: o caso da Quinta do Mocho
16 Novembro 2020, 20:30 • Rita Sousa
Esta sessão foi uma aula pública ministrada no âmbito do Mestrado em Estudos Africanos em parceria com o ciclo dos Encontros sobre Experiências Migratórias, contando com a presença do orador convidado Kally Meru, guia de arte urbana do bairro Quinta do Mocho.
No início da aula fez-se um breve enquadramento da Quinta do Mocho, seguida da exibição do documentário "Na Quinta com Kally". Após o filme, realizou-se uma apresentação aprofundada sobre as dinâmicas de arte urbana que ocorrem na Quinta do Mocho, bem como das práticas artísticas e estéticas advindas do repertório cultural da diáspora africana. O Kally Meru expôs a sua experiência enquanto guia de arte urbana naquele bairro, sendo reservada os últimos 30 minutos da sessão para questões e intervenções do público.
O powerpoint foi um instrumento de apoio durante toda a sessão, tendo participado presencialmente da aula 7 alunos, além de 74 pessoas através da Plataforma Zoom, entre alunos e outros participantes.
Aula 6 - Colonialismo e a Luta pela Independência nas Colónias Africanas de Portugal
9 Novembro 2020, 20:30 • Rita Sousa
Esta sessão teve a presença do convidado José Pereira, tendo como foco o colonialismo português e a luta pela independência nas colónias africanas. Antes da apresentação do convidado, respondeu-se algumas dúvidas quanto ao modelo de avaliação e conversou-se sobre as pixações racistas ocorridas no ISCTE e noutras univeridades e escolas portuguesas.
A intervenção de José Pereira enquadrou historicamente o colonialismo à portuguesa, com as guerras ditas de "pacificação", as leis do indigenato e o trabalho forçado, para num segundo momento abordar as múltiplas formas de resistências: dos nativistas da 1.º República à Casa dos Estudantes do Império. A segunda parte da aula foi dedicada às lutas de libertação nos territórios ocupados por Portugal em África, em que se destacou o surgimento do PAIGC.
O powerpoint foi um instrumento de apoio durante toda a sessão, tendo participado presencialmente da aula 7 alunos e 23 alunos através da Plataforma Zoom.