Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04433
Acrónimo :
DAPS
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
50.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
51.0h/sem
Trabalho Autónomo :
99.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N.a.

Objetivos Gerais / Objectives


Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Será capaz de integrar novos conhecimentos de planeamento, gestão e avaliação de projectos na sua própria prática profissional; Os estudantes serão capazes de desenvolver e implementar programas de prevenção de problemas sociais; Serão capazes de descrever e analisar a contribuição dos projectos sociais para as mudanças sociais. Serão capazes de reflectir em grupo a experiência profissional de planeamento, gestão e avaliação de projectos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Introdução ao planeamento de projectos sociais, implementação, gestão e avaliação 2. O ciclo do projecto social: iniciação 3. O ciclo do projecto social: planeamento 4. O ciclo do projecto social: implementação. Projecto orçamento: receitas e despesas. 5. O ciclo do projecto social: fim e encerramento 6. Tipos de avaliação de projectos. O processo de avaliação do projecto 7. A gestão do projecto. A gestão do risco 8. Divulgação e exploração dos resultados. 9. Fontes de financiamento dos projectos (Comissão Europeia: FSE e EGF, públicos, privados e fontes individuais)

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1: CP1;CP2;CP3;CP4;CP5;CP6; CP7;CP8;CP9 OA2: CP1;CP2;CP3;CP4;CP5;CP6; CP7;CP8;CP9 OA3: CP1;CP2;CP3;CP4;CP5;CP6; CP7;CP8;CP9 OA4: CP1;CP2;CP3;CP4;CP5;CP6; CP7;CP8;CP9

Avaliação / Assessment


Tarefas individuais e de grupo; Palestras, seminários, debates, consultas individuais e de grupo, avaliação de projectos sociais | Estudo de caso: 30% Participação activa em seminários: 20% Exame: 50%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Tarefas individuais e de grupo; Palestras, seminários, debates, consultas individuais e de grupo, avaliação de projectos sociais

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os métodos de ensino, sem descurar a aprendizagem com base na teoria, nos conceitos, vão privilegiar os exercícios com base na articulação teoria-prática, com a abordagem a situações concretas, desenvolvendo o pensamento analítico e crítico aplicado à resolição de problemas

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Zwikael, O., Smyrk, J. R. (2019). Project management. A Benefit Realisation Approach. Springer International Publishing. Wysocki, Robert K. (2019). Effective project management: Traditional, agile, extreme, hybrid (8th ed.). Indianapolis, Ind.: Wiley. Pinto, J. K. (2020). Project management: Achieving competitive advantage (5th ed., Global ed.). Harlow: Pearson Education Limited. Madsen, S. (2019). The power of project leadership: 7 keys to help you transform from project manager to project leader (2nd ed.). London: Kogan Page. Kuster, J., Huber, E., Lippmann, R., Schmid, A., Schneider, E., Witschi, U., Wüst, R. (2015). Project Management Handbook. Springer-Verlag Berlin Heidelberg

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


--

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16