Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04498
Acrónimo :
DCCA
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
20.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências do Ambiente

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem.

Objetivos Gerais / Objectives


Compreender a perspetiva das ciências do ambiente dos atuais desafios ambientais e de sustentabilidade é importante para compreender mais profundamente as suas dimensões sociais, económicas e políticas. Esta unidade curricular pretende introduzir e discutir problemas e desafios contemporâneos da perspetiva das ciências ambientais, capacitando os/as estudantes para a reflexão e análise crítica desses desafios de uma perspetiva interdisciplinar.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final desta UC os/as estudantes deverão ser capazes de: 1. Identificar e compreender os principais desafios contemporâneos da perspetiva das ciências ambientais; 2. Desenvolver competências para adotar uma perspetiva interdisciplinar entre as ciências ambientais e as ciências sociais e humanas do ambiente para a resolução de problemas ambientais atuais; 3. Desenvolver uma perspetiva crítica e interdisciplinar para intervir em desafios ambientais existentes e diagnosticar novos desafios ambientais.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Esta UC funcionará em sistema de seminários com convidados/as de disciplinas das Ciências do Ambiente (Ciências Naturais e Ciências de Engenharia e Tecnologia - STEM) e de diferentes sectores (academia, indústria, ONG), especialistas nas áreas dos desafios contemporâneos das ciências do ambiente a serem focados. Estas áreas incluirão desafios como as alterações climáticas, a economia circular, a gestão de resíduos e análise de ciclos de vida, a eficiência e pobreza energéticas, a gestão de fogos florestais, a regeneração urbana e o ordenamento do território.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos programáticos de cada seminário em cada ano pretendem dar conta de desafios atuais em ciências ambientais. Neste sentido, em cada ano os conteúdos programáticos destes seminários poderão ser ajustados não só de acordo com a disponibilidade dos convidados/as especialistas nas diferentes áreas, mas também com vista à atualização dos principais desafios das ciências do ambiente.

Avaliação / Assessment


As aulas são seminariais, mas incluindo exemplos práticos e exercícios com vista a aprofundar a análise crítica e conhecimentos dos principais desafios atuais das ciências ambientais nas diferentes áreas. | A avaliação contínua é composta por dois elementos: a) 20% - Presença e participação nos seminários; b) 80% - Trabalho escrito individual ? Escolha de um dos desafios das ciências ambientais focados nas aulas e análise crítica interdisciplinar desse desafio, integrando a perspetiva das ciências do ambiente com as perspetivas e conhecimentos das ciências sociais e humanas do ambiente adquiridos nas outras UC do MEAS. Esta UC não tem exame dada a sua natureza. Nesta UC não existe 2ª época.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas são seminariais, mas incluindo exemplos práticos e exercícios com vista a aprofundar a análise crítica e conhecimentos dos principais desafios atuais das ciências ambientais nas diferentes áreas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os seminários serão lecionados por convidados/as especialistas nas áreas das ciências ambientais focadas, capazes de engajar e capacitar os/as alunos/as na análise crítica e dos conhecimentos necessários para refletirem de forma interdisciplinar sobre os principais desafios atuais das ciências ambientais. Para isso, a experiência e exemplos práticos dos convidados e a proposta de exercícios serão essenciais. Os/as convidados/as enviarão também previamente bibliografia específica para as áreas focadas em cada seminário.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


The bibliography of this UC will be provided in the context of the seminars planned for the respective year. A bibliografia desta UC será fornecida no contexto dos seminários previstos para o respetivo ano letivo.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16