Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03400
Acrónimo :
DCCHum
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Francês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
45.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
45.0h/sem
Trabalho Autónomo :
105.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Esta Unidade Curricular requer um domínio da língua inglesa no nível B (preferível C1) do sistema Europass. Todos as provas de avaliação são realizadas em inglês.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC visa proporcionar aos estudantes uma compreensão abrangente de como os fatores culturais moldam o comportamento humano. Os estudantes explorarão frameworks teóricos e pesquisas empíricas na psicologia intercultural, ganhando perceções sobre a interação entre cultura e psicologia. O curso irá fortalecer a capacidade dos estudantes de avaliar criticamente as influências culturais no comportamento, desenvolver metodologias de pesquisa culturalmente sensíveis e aplicar o seu conhecimento a contextos práticos, preparando-os para a investigação avançada ou prática profissional em ambientes culturalmente diversos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Após completar esta UC, os estudantes são capazes de: OA1. Os/as alunos/as adquirem uma compreensão sistemática e uma visão geral do estado-de-arte dos aspetos transculturais do comportamento humano OA2. Os/as alunos/as conhecem as várias perspetivas e aproximações dentro da psicologia intercultural e que explicam em vários aspetos o comportamento humano OA3. Os/as alunos/as são capazes de fazer autorreflexão da sua própria cultura e valores OA4. Os/as alunos/as são conscientes acerca do papel da cultura quando desenham, planificam e levam a cabo atividades psicológicas OA5. Os/as alunos/as desenvolvem competências de observação, interpretação e avaliação do papel da cultura no comportamento humano OA6. Aprender a construir ferramentas investigação de acordo com os princípios teóricos escolhidos no campo da Psicologia Cultural

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Esta UC abrange os seguintes conteúdos programáticos: CP1. Avaliação crítica da Psicologia universal e “livre-de-cultura” CP2. Interação entre Cultura e Psicologia CP3. Ecologia, linguagem, perspetivas do mundo (sistema de crenças) e dimensões de valor como determinantes culturais da psique humana individual CP4. Desenhar, conduzir experiências e analisar dados de investigação no domínio da Cultura e Psicologia CP5. Avaliar as diferenças individuais e transculturais da personalidade, valores e emoções

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Neste curso, os objetivos de aprendizagem (OAs) estão alinhados aos tópicos do programa. OA1, sobre a compreensão dos aspetos interculturais do comportamento humano, é abordado em CP1, CP2 e CP3, que exploram a interação entre cultura e psicologia, e determinantes culturais. OA2, sobre várias perspetivas na psicologia intercultural, é suportado por CP1, CP2 e CP3. OA3, sobre autorreflexão cultural, é coberto em CP2 e CP3. OA4, que visa aumentar a consciência sobre o papel da cultura em atividades psicológicas, é abordado por CP2, CP3 e CP4. OA5, sobre habilidades para avaliar o papel da cultura no comportamento humano, é abordado em CP2, CP3 e CP4. OA6, que visa construir ferramentas de investigação, é abordado por CP2, CP3, CP4 e CP5. O curso assegura que os estudantes adquiram conhecimento teórico e habilidades práticas em psicologia intercultural, com um currículo alinhado aos objetivos de aprendizagem.

Avaliação / Assessment


A avaliação é realizada exclusivamente ao longo do semestre: Os estudantes precisam de completar várias tarefas ao longo do curso que lhes permitem praticar os conteúdos aprendidos: 1. Trabalho de grupo: proposta de investigação (30% da nota final) 2. Tarefas individuais durante as aulas (10% da nota final) 3. Teste final (60% da nota final). De acordo com as regras da universidade parceira, não há opção de exame final. Para obter aprovação numa unidade curricular, o estudante deve alcançar a classificação mínima definida pela universidade parceira.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas são divididas em palestras, onde os/as alunos/as vão aprender teoria, e seminários onde vão aprender a aplicar essa mesma teoria aos desenhos experimentais e ferramentas de diagnóstico.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Neste curso, as metodologias de ensino são cuidadosamente elaboradas para se alinharem aos objetivos de aprendizagem e garantir que os estudantes alcancem uma compreensão abrangente da psicologia intercultural. As palestras e os testes padronizados são estruturados para abordar OA1, OA2 e OA4. Através destas palestras, os estudantes irão adquirir uma compreensão sistemática dos aspectos interculturais do comportamento humano e familiarizar-se com várias perspetivas e abordagens dentro da psicologia intercultural. Os testes padronizados reforçarão ainda mais a sua compreensão ao avaliar os seus conhecimentos sobre estes princípios fundamentais e a capacidade de os aplicar em diferentes contextos. Os seminários, juntamente com as tarefas de grupo e individuais, são projetados para atender OA3, OA5 e OA6. Estas sessões interativas proporcionam aos estudantes oportunidades de autorreflexão sobre a sua própria cultura e valores, cumprindo assim OA3. As discussões em grupo e os projetos colaborativos ajudam a desenvolver as suas competências na observação, interpretação e avaliação do papel da cultura no comportamento humano, abordando OA5. Finalmente, as tarefas incentivam os estudantes a aplicar princípios teóricos na construção de ferramentas de investigação, alcançando assim OA6. Ao combinar palestras, testes, seminários e tarefas, o curso garante que os estudantes adquiram tanto conhecimentos teóricos como competências práticas, atendendo eficazmente a todos os objetivos de aprendizagem delineados.

Observações / Observations


Esta UC é oferecido na Universidade SWPS.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Gelfand, M.J. and Chiu, Ch.-Y., (Eds.) (2011). Advances in Culture and Psychology, (Vol. 1). Oxford University Press. Matsumoto, D. & Juang, L. (2016). Culture and Psychology (6th edition). CENGAGE Learning: Boston, USA.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Heine, S. J. (2005). Where Is the Evidence for Pancultural Self-Enhancement? A Reply to Sedikides, Gaertner, and Toguchi (2003). Journal of Personality and Social Psychology, 89(4), 531-538. Hekiert, D., & Igras-Cybulska, M. (2019). Capturing Emotions in Voice: A Comparative Analysis of Research in Psychology and Digital Signal Processing. Roczniki Psychologiczne/Annals of Psychology, 22(1). Hekiert, D., Igras-Cybulska, M., & Cybulski, A. (2021). Designing VRPT experience for empathy toward out-groups using critical incidents and cultural explanations. IEEE International Symposium on Mixed and Augmented Reality (ISMAR), Bari, Italy. Jack, R. E., Garrod, O. G., Yu, H., Caldara, R., & Schyns, P. G. (2012). Facial expressions of emotion are not culturally universal. Proceedings of the National Academy of Sciences, 109(19), 7241-7244. Krumhuber, E. G., & Manstead, A. S. (2009). Can Duchenne smiles be feigned? New evidence on felt and false smiles. Emotion, 9(6), 807. Milfont, T. L., & Fischer, R. (2010). Testing measurement invariance across groups: Applications in cross-cultural research. International Journal of Psychological Research, 3(1), 111-130. Milfont, T. L., & Klein, R. A. (2018). Replication and reproducibility in cross-cultural psychology. Journal of Cross-Cultural Psychology, 49(5), 735-750. Nisbett, R. (2003). Geography of thought (Chapter 4). Nicholas Brealey Publishing. Sedikides, C., Gaertner, L., & Vevea, J. L. (2005). Pancultural self-enhancement reloaded: a meta-analytic reply to Heine 2005. Journal of Personality and Social Psychology, 89(4), 539-551. Van Loon, A., Bailenson, J., Zaki, J., Bostick, J., & Willer, R. (2018). Virtual reality perspective-taking increases cognitive empathy for specific others. PloS one, 13(8), e0202442.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-30