Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03400
Acrónimo :
DCCHum
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
45.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
45.0h/sem
Trabalho Autónomo :
105.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2018/2019

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


-

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Os/as alunos/as adquirem uma compreensão sistemática e uma visão geral do estado-de-arte dos aspetos transculturais do comportamento humano OA2. Os/as alunos/as conhecem as várias perspetivas e aproximações dentro da psicologia intercultural e que explicam em vários aspetos o comportamento humano OA3. Os/as alunos/as são capazes de fazer autorreflexão da sua própria cultura e valores OA4. Os/as alunos/as são conscientes acerca do papel da cultura quando desenham, planificam e levam a cabo atividades psicológicas OA5. Os/as alunos/as desenvolvem competências de observação, interpretação e avaliação do papel da cultura no comportamento humano OA6. Aprender a construir ferramentas investigação de acordo com os princípios teóricos escolhidos no campo da Psicologia Cultural

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Avaliação crítica da Psicologia universal e livre-de-cultura CP2. Interação entre Cultura e Psicologia CP3. Ecologia, linguagem, perspetivas do mundo (sistema de crenças) e dimensões de valor como determinantes culturais da psique humana individual CP4. Desenhar, conduzir experiências e analisar dados de investigação no domínio da Cultura e Psicologia CP5. Avaliar as diferenças individuais e transculturais da personalidade, valores e emoções

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O conteúdo programático relaciona-se da seguinte maneira com os objetivos de aprendizagem: OA1: CP1, 2, 3 OA2: CP1, 2, 3 OA3: CP2, 3 OA4: CP2, 3, 4 OA5: CP2, 3, 4 OA6: CP2, 3, 4, 5

Avaliação / Assessment


Modalidades de avaliação: Avaliação Contínua: 1) Trabalho de grupo: os/as alunos/as vão conduzir e relatar uma experiência de forma a pôr em prática os padrões da escrita académica e as capacidades de análise estatística (25% da nota) 2) Trabalho individual: os/as alunos/as escrevem um ensaio teórico sobre o papel da cultura na mente e comportamento humanos (25% da nota) 3) Teste de avaliação do conhecimento (50% da nota) Avaliação Final Exame escrito (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas são divididas em palestras, onde os/as alunos/as vão aprender teoria, e seminários onde vão aprender a aplicar essa mesma teoria aos desenhos experimentais e ferramentas de diagnóstico.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As palestras e os testes respondem aos AO1, 2, 4. Os seminários e o trabalho de grupo e individual respondem aos OA3, 5, 6.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Gelfand, M.J. and Chiu, Ch.-Y., (Eds.) (2011). Advances in Culture and Psychology, (Vol. 1). Oxford University Press. Matsumoto, D. & Juang, L. (2016). Culture and Psychology (6th edition). CENGAGE Learning: Boston, USA.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16