Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciência de Dados
Departamento / Department
ISCTE
Ano letivo / Execution Year
2019/2020
Pré-requisitos / Pre-Requisites
.
Objetivos Gerais / Objectives
Elaborar uma dissertação de mestrado na área de Ciência dos Dados
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Objetivos de aprendizagem (OA): OA1- Pensamento científico independente e originalidade OA2- Competências científicas OA3- Coerência lógica, argumentação científica OA4- Qualidade da apresentação
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Conteúdos programáticos(CP): CP1-Formular a questão de partida CP2-Identificar literatura relevante, e elaborar uma revisão teórica e empírica CP3- Formular o problema de investigação e as hipóteses CP4- Desenhar um estudo que teste as hipóteses CP5- Conduzir o estudo CP6- Analisar e interpretar resultados CP7- Elaborar o plano da dissertação CP8- Escrever a dissertação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O alinhamento dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem é o seguinte: OA1: todas OA2: todas OA3: todos OA4: todos
Avaliação / Assessment
A dissertação será avaliada por um júri em provas públicas, após a confirmação por parte do orientador de que esta está concluída e se encontra em condições de ser apresentada em provas públicas. A avaliação será baseada no mérito científico do estudo e na sua adequação teórica e metodológica.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Serão utilizados dois métodos de ensino: (i) orientação da dissertação feita em contacto direto com o orientador em sessões individuais ou excecionalmente em grupos pequenos de alunos cujo tópico da tese seja muito semelhante; (ii) presença em seminários em que cada aluno apresenta o estado da sua tese, atividades planeadas, dificuldades encontradas, etc. Estes seminários focar-se-ão no tópico da dissertação, bem como no processo de investigação e escrita.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, a seguir apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos de aprendizagem (OA): 1. Orientação tutorial: Transversal a todos os AO. 2. Trabalho Autónomo: Transversal a todos os AO.
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
G. Garson (2001), Guide to Writing Empirical Papers, Theses, and Dissertations, Marcel Dekker Inc N. Bui, Yvonne (2014). How to write a Master's Thesis, Sage Publications, Inc.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Punch, F. Keith (2016), Developing effective research proposals, Sage Publications.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16