Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03681
Acrónimo :
DCD
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
42.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
7.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
7.0h/sem
Trabalho Autónomo :
1043.0
Horas de Trabalho Total :
1050.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciência de Dados

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


.

Objetivos Gerais / Objectives


Elaborar uma dissertação de mestrado na área de Ciência dos Dados

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Objetivos de aprendizagem (OA): OA1- Pensamento científico independente e originalidade OA2- Competências científicas OA3- Coerência lógica, argumentação científica OA4- Qualidade da apresentação

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Conteúdos programáticos(CP): CP1-Formular a questão de partida CP2-Identificar literatura relevante, e elaborar uma revisão teórica e empírica CP3- Formular o problema de investigação e as hipóteses CP4- Desenhar um estudo que teste as hipóteses CP5- Conduzir o estudo CP6- Analisar e interpretar resultados CP7- Elaborar o plano da dissertação CP8- Escrever a dissertação

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O alinhamento dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem é o seguinte: OA1: todas OA2: todas OA3: todos OA4: todos

Avaliação / Assessment


A dissertação será avaliada por um júri em provas públicas, após a confirmação por parte do orientador de que esta está concluída e se encontra em condições de ser apresentada em provas públicas. A avaliação será baseada no mérito científico do estudo e na sua adequação teórica e metodológica.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizados dois métodos de ensino: (i) orientação da dissertação feita em contacto direto com o orientador em sessões individuais ou excecionalmente em grupos pequenos de alunos cujo tópico da tese seja muito semelhante; (ii) presença em seminários em que cada aluno apresenta o estado da sua tese, atividades planeadas, dificuldades encontradas, etc. Estes seminários focar-se-ão no tópico da dissertação, bem como no processo de investigação e escrita.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, a seguir apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos de aprendizagem (OA): 1. Orientação tutorial: Transversal a todos os AO. 2. Trabalho Autónomo: Transversal a todos os AO.

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


G. Garson (2001), Guide to Writing Empirical Papers, Theses, and Dissertations, Marcel Dekker Inc N. Bui, Yvonne (2014). How to write a Master's Thesis, Sage Publications, Inc.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Punch, F. Keith (2016), Developing effective research proposals, Sage Publications.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16