Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2018/2019
Pré-requisitos / Pre-Requisites
-
Objetivos Gerais / Objectives
-
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Os alunos conhecem os conceitos e modelos teóricos chave no domínio do desenvolvimento de competências interculturais OA2. Os alunos são capazes de aplicar o seu conhecimento para analisar e compreender melhor as diferenças no comportamento social OA3. Os alunos são capazes de desenvolver as suas próprias soluções criativas para situações psicológicas específicas/complexas num contexto multicultural OA4. Os estudantes reconhecem os seus próprios antecedentes culturais e os enviesamentos culturais e psicológicos que podem estar presentes ao interagir com pessoas de outras culturas OA5. Os alunos são capazes de se comportar de forma culturalmente competente em diferentes contextos
Conteúdos Programáticos / Syllabus
O conteúdo desta UC irá focar os tópicos que se seguem: CP1. Modelos de desenvolvimento de competências interculturais CP2. Diferenças interculturais na comunicação verbal e não-verbal CP3. Analisar incidentes críticos em encontros interculturais CP4. Treino de competências interculturais
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
As relações que se seguem demonstram a coerência entre os conteúdos programáticos (CP) e os objetivos de aprendizagem (OA) da UC: OA1: CP1, 4 OA2: CP2, 3 OA3; CP2, 3, 4 OA4: CP2, 3, 4 OA5: CP4
Avaliação / Assessment
Modalidades de avaliação: Avaliação Contínua: 1) Ensaio escrito (75% da nota); análise e explicação de um caso de estudo de um incidente crítico, recorrendo aos conceitos e teorias aprendidos 2) Diário (25% da nota): notas, ao longo do semestre, sobre questões de aculturação e incidentes críticos observados/percebidos. Avaliação Final Exame escrito (100%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A UC está organizada em aulas teóricas e práticas, com ênfase nas últimas, recorrendo a diferentes metodologias de ensino: apresentações orais, exercícios práticos e discussões em grupo em contexto de aula.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os alunos integrarão princípios abstratos e conhecimentos teóricos de forma a discutir exemplos concretos referentes a processos de adaptação (e.g., os seus próprios). 1) Apresentações orais para a introdução de quadros teóricos: OA1, 2, 3 2) Exercícios práticos e discussões em contexto de aula: OA2, 3, 4, 5 3) Ensaio e Diário (tarefas): OA2, 3, 4
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bhawuk, D. P. S. (1998). The Role of Culture Theory in Cross-Cultural Training. Journal of Cross-Cultural Psychology, 29(5), 630?655. Landis, E., Bennet, J.M., & Bennet, M.J., (Eds) (2004). Handbook of Intercultural Training. Third Edition. Sage Publications.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16