Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03398
Acrónimo :
DCInt
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
45.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
45.0h/sem
Trabalho Autónomo :
105.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2018/2019

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


-

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Os alunos conhecem os conceitos e modelos teóricos chave no domínio do desenvolvimento de competências interculturais OA2. Os alunos são capazes de aplicar o seu conhecimento para analisar e compreender melhor as diferenças no comportamento social OA3. Os alunos são capazes de desenvolver as suas próprias soluções criativas para situações psicológicas específicas/complexas num contexto multicultural OA4. Os estudantes reconhecem os seus próprios antecedentes culturais e os enviesamentos culturais e psicológicos que podem estar presentes ao interagir com pessoas de outras culturas OA5. Os alunos são capazes de se comportar de forma culturalmente competente em diferentes contextos

Conteúdos Programáticos / Syllabus


O conteúdo desta UC irá focar os tópicos que se seguem: CP1. Modelos de desenvolvimento de competências interculturais CP2. Diferenças interculturais na comunicação verbal e não-verbal CP3. Analisar incidentes críticos em encontros interculturais CP4. Treino de competências interculturais

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As relações que se seguem demonstram a coerência entre os conteúdos programáticos (CP) e os objetivos de aprendizagem (OA) da UC: OA1: CP1, 4 OA2: CP2, 3 OA3; CP2, 3, 4 OA4: CP2, 3, 4 OA5: CP4

Avaliação / Assessment


Modalidades de avaliação: Avaliação Contínua: 1) Ensaio escrito (75% da nota); análise e explicação de um caso de estudo de um incidente crítico, recorrendo aos conceitos e teorias aprendidos 2) Diário (25% da nota): notas, ao longo do semestre, sobre questões de aculturação e incidentes críticos observados/percebidos. Avaliação Final Exame escrito (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC está organizada em aulas teóricas e práticas, com ênfase nas últimas, recorrendo a diferentes metodologias de ensino: apresentações orais, exercícios práticos e discussões em grupo em contexto de aula.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os alunos integrarão princípios abstratos e conhecimentos teóricos de forma a discutir exemplos concretos referentes a processos de adaptação (e.g., os seus próprios). 1) Apresentações orais para a introdução de quadros teóricos: OA1, 2, 3 2) Exercícios práticos e discussões em contexto de aula: OA2, 3, 4, 5 3) Ensaio e Diário (tarefas): OA2, 3, 4

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bhawuk, D. P. S. (1998). The Role of Culture Theory in Cross-Cultural Training. Journal of Cross-Cultural Psychology, 29(5), 630?655. Landis, E., Bennet, J.M., & Bennet, M.J., (Eds) (2004). Handbook of Intercultural Training. Third Edition. Sage Publications.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16