Sumários
Oficina de escrita acadêmica
27 Fevereiro 2024, 18:00 • Yonatan Nissim Gez
Nesta última sessão, partilhamos dicas associadas com escrita académica. Falamos da estrutura e da argumentação de um texto académico e partilhamos algumas dicas gerais para ajudar os estudantes na redação da tese deles.
Apresentações e definição dos temas para os trabalhos finais
26 Fevereiro 2024, 18:00 • Yonatan Nissim Gez
Nesta sessão, os estudantes apresentam como a pesquisa deles relaciona-se com os temas abordados durante o curso. Para preparar o exame final, os alunos recebem feedback dos professores.
Explorações e exercícios metodológicos
8 Fevereiro 2024, 18:00 • Yonatan Nissim Gez
Durante esta sessão, discutimos colaborativamente os diferentes métodos (quantitativos e qualitativos) que os alunos têm utilizado e gostariam de aplicar nas suas pesquisas. De seguida, apresentamos as principais ferramentas metodológicas da etnografia (observação participante e entrevistas qualitativas). Por fim, introduzimos alguns métodos audiovisuais criativos, a partir de um exercício coletivo de fotografias.
Consequências não intencionadas, ruínas e pós-vidas
7 Fevereiro 2024, 18:00 • Yonatan Nissim Gez
Durante esta sessão, discutimos as ruínas, os processos de ruinação e os além-vidas do desenvolvimento através das obras de Stoler e Edensor. A sessão é dividida em duas partes. Na primeira parte do curso, focámo-nos na compreensão conceitual da ruína e no que acontece com os projetos de desenvolvimento para além de sua fase de implementação. Na segunda parte, centramo-nos no trabalho de Edensor, analisamos a antiga ferrovia de bitola métrica no Quênia como estudo de caso, e apresentamos exemplos de trabalho de campo em locais que apresentam ruínas materiais.
Introdução: O que queremos dizer quando falamos de desenvolvimento?
6 Fevereiro 2024, 18:00 • Yonatan Nissim Gez
Durante esta sessão, questionamos o conceito de desenvolvimento. Através de autores clássicos e recentes (Sharp, Ferguson e Scott), investigamos a ideia de 'consequências não intencionais do desenvolvimento'. Exploramos também a distinção entre o pequeno 'd' desenvolvimento (pensado como processos amplos de mudança, especialmente sob o capitalismo) e o grande 'D' Desenvolvimento (ou seja, a indústria do desenvolvimento, como as ONGs) tal como proposto por Gillian Hart.