Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
480 - Informática
Departamento / Department
Departamento de Tecnologias Digitais
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Esta unidade curricular não tem pré-requisitos.
Objetivos Gerais / Objectives
O objetivo desta Unidade Curricular é permitir aos alunos uma primeira experiência de investigação acompanhada por um sénior, durante a qual mobilizam os conhecimentos teóricos e metodológicos adquiridos na parte leccionada do programa e os aplicam criticamente a uma questão temática emergente do currículo. Assim, no final da UC os alunos deverão: 1. Ser capazes de compreender e aplicar conhecimentos a problemas complexos em situações novas. 2. Ter a capacidade de formular uma questão de investigação e de conceber a metodologia adequada para a construção da resposta. 3. Possuir competências de pesquisa e análise crítica da literatura e/ou outras fontes de apoio ao trabalho académico. 4. Ter capacidade de raciocínio crítico e de argumentação lógico-científica sobre questões complexas. 5. Possuir a capacidade de comunicação escrita e oral, transmitir os seus conhecimentos e apresentar conclusões inequívocas, com rigor concetual e respeitando as exigências da escrita académica.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1: Adquirir a capacidade de efetuar investigação de forma independente. OA2: Saber elaborar uma revisão da literatura relevante numa determinada área científica OA3: Selecionar uma ou mais abordagens metodológicas para a concretização do projeto OA4: Saber validar os artefactos que constituem a solução para o problema escolhido e identificar as correspondentes ameaças à validade. OA5: Ter aprendido sobre a complexidade e o modo de preparar uma dissertação de mestrado bem sucedida e de elevada qualidade, tanto na forma como no conteúdo. OA6: Ser capaz de apresentar um problema técnico-científico e a sua motivação, para produzir soluções adequadas e validadas.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
O programa de trabalho parte de um tema suscitado pelo interesse intelectual do aluno, tema esse que será abordado de acordo com um programa de trabalho personalizado a acordar com os possíveis orientadores. Não obstante, o trabalho a realizar deve materializar-se num documento com: 1. A formulação de uma questão ou de um problema, teoricamente suscetível de ter uma resposta adequada através da mobilização de metodologia de investigação científica. 2. Uma revisão das questões teóricas subjacentes à questão acima enunciada, obtida através da pesquisa, análise e interpretação crítica da mais recente literatura científica internacionalmente aceite. 3. Em articulação com o balanço teórico anterior, a dissertação deve conter um exercício (teórico e/ou empírico) que complemente uma forma inovadora de abordar o tema em investigação. 4. Por fim, a dissertação deve conter uma síntese conclusiva que responda ao ponto de partida da investigação, bem como sugestões para investigação futura
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Nesta UC os conteúdos programáticos decorrem da natureza e exigência da própria dissertação, nos moldes em que uma definição legal e uma boa prática académica entendem uma dissertação. O principal objetivo da UC é permitir aos alunos a aquisição de competências de investigação. Estas competências devem ser materializadas na elaboração de uma dissertação. Naturalmente que existe uma total convergência entre os conteúdos programáticos e os objectivos da UC. Com efeito, todos os tópicos dos conteúdos programáticos estão subordinados à utilidade que têm como instrumentos para viabilizar os objectivos da UC. O programa de trabalhos do aluno é especificamente concebido para lhe permitir uma agenda de investigação com sucesso, que se consubstancia numa dissertação ou projeto.
Avaliação / Assessment
A avaliação do processo da UC será efectuada através da discussão pública da dissertação apresentada pelo aluno, conduzida por um júri. A classificação final (0 a 20 valores) será atribuída pelo júri, tendo em conta a qualidade académica do trabalho escrito apresentado (especialmente a relevância, originalidade e consistência teórica e metodológica demonstradas), bem como o desempenho do estudante durante a apresentação e discussão do texto.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo de aprendizagem envolve quatro dimensões complementares: 1. Sessões de seminários simplificadas pelo professor. 2. Sessões de tutoria individual com o supervisor. 3. Sessões de trabalho individual, em que os alunos procedem à pesquisa bibliográfica e à sua leitura crítica. Ou em que escrevem o texto que evidencia a metodologia e os conhecimentos retidos. 4. Sessões de seminários em que os alunos submetem ao escrutínio o trabalho já realizado e o discutem coletivamente.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Como referido, a UC tem como objetivo desenvolver no aluno a capacidade de realizar investigação de forma autónoma. As quatro dimensões do processo de ensino/aprendizagem reforçam-se mutuamente contribuindo para este objetivo: 1. As sessões com o professor visam clarificar a natureza do trabalho a realizar e as exigências metodológicas do trabalho de investigação. 2. As sessões tutoriais com o orientador são úteis para sugerir aos alunos o caminho a seguir e para validar os resultados obtidos. 3. As sessões de trabalho individual são o principal instrumento de aprendizagem, durante as quais o aluno se familiariza com a literatura relevante e reflecte sobre ela. 4. As sessões de seminário são um momento privilegiado de aprendizagem colectiva, onde cada aluno beneficia da aprendizagem realizada pelos outros alunos.
Observações / Observations
--
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
A practical guide to dissertation and thesis writing
How to write a better thesis
Data da última atualização / Last Update Date
2025-02-07