Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
140 - Formação de professores / formadores e ciências em educação
Departamento / Department
Departamento de Ciências Sociais e Empresariais
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Esta unidade curricular não tem pré-requisitos.
Objetivos Gerais / Objectives
A unidade curricular de Didática Digital visa proporcionar aos estudantes uma compreensão abrangente dos princípios e práticas do ensino e aprendizagem online, desenvolver competências para criar e gerir cursos online eficazes, utilizando estratégias pedagógicas adequadas e ferramentas digitais. Pretende ainda capacitar os estudantes a implementar atividades de ensino e aprendizagem que promovam a motivação, o envolvimento, a interação e a avaliação em contextos online.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1: Compreender os conceitos fundamentais e os diferentes modelos de ensino online OA2: Analisar as oportunidades e desafios do ensino online OA3: Aplicar os princípios de design instrutivo para criar e estruturar cursos online eficazes OA4: Desenvolver e implementar atividades síncronas e assíncronas utilizando recursos digitais adequados OA5: Implementar estratégias de ensino e aprendizagem adequadas para contextos online OA6: Aplicar técnicas de motivação e envolvimento OA7: Utilizar ferramentas de comunicação e colaboração para a interação online OA8: Aplicar estratégias de tutoria e de suporte OA9: Implementar métodos de avaliação formativa e sumativa com ferramentas digitais OA10: Compreender os desafios da avaliação em contextos online
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1: Introdução ao Ensino Online - Conceitos fundamentais - Modelos de ensino online - Oportunidades e desafios para os diferentes níveis de ensino - Plataformas de gestão de aprendizagem P2: Design instrutivo em cursos online - Princípios do design instrutivo - Estruturação de cursos online - Objetivos e evidências de aprendizagem em contexto online - Atividades síncronas e assíncronas - Seleção de recursos digitais P3: Estratégias de ensino e aprendizagem online - Aprendizagem ativa online - Colaboração em ambientes virtuais - Adaptação de percursos de aprendizagem - Técnicas de motivação e envolvimento - Comunidades virtuais de aprendizagem P4: Comunicação e tutoria online - Interação online - Papel do Tutor - Estratégias de suporte ao aluno - Ferramentas de comunicação e colaboração P5: Avaliação em Contextos Online - Tipos de avaliação e feedback online - Métodos de avaliação autêntica - Ferramentas digitais para avaliação - Desafios - Acessibilidade e inclusão na avaliação online
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
A UC Didática Digital apresenta um alinhamento coerente entre os conteúdos programáticos e os objetivos de aprendizagem. O conteúdo da P1 proporciona uma base sólida ao abordar conceitos fundamentais e modelos de ensino online, refletindo diretamente os objetivos OA1 e OA2. A P2 incide sobre o design instrutivo, permitindo que os alunos apliquem os princípios para criar cursos online eficazes (OA3) e desenvolvam atividades síncronas e assíncronas (OA4). Em P3, são exploradas estratégias de ensino e aprendizagem online, alinhando-se com OA5 e OA6, ao abordar técnicas de motivação e envolvimento. O P4 trata da comunicação e tutoria online, fundamentais para OA7 e OA8, capacitando os alunos a utilizar ferramentas de comunicação e implementar estratégias de suporte. Finalmente, o P5 aborda a avaliação em contextos online, essencial para OA9 e OA10, permitindo a aplicação de métodos de avaliação e compreensão dos desafios associados.
Avaliação / Assessment
Avaliação por projeto, de acordo com o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências do Iscte: 1. Intervenção em desafios no fórum ao longo do semestre, respondendo aos critérios de cada solicitação do docente, tem o peso de 30% da nota final, com nota mínima de 7,5 valores. Esta componente de avaliação é individual. 2. Projeto de Didática Digital a realizar em grupos de dois elementos: - Relatório com a fundamentação teórica do projeto (15%) e respetiva discussão oral em grupo (10%) tem o peso total de 25% da nota final, com nota mínima de 7,5 valores. - Aplicação prática através da criação do curso online (35%) e respetiva discussão oral em grupo (10%) tem o peso total de 45% da nota final, com nota mínima de 7,5 valores. A média final terá de ser igual ou superior a 9,5 valores. A UC não contempla avaliação por exame.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A UC Didática Digital adota como metodologia de ensino e aprendizagem uma combinação de momentos de aprendizagem por tarefas combinada com aprendizagem baseada em projetos. Ao longo da UC será ainda promovida a tutoria entre pares como estratégia de motivação e envolvimento dos estudantes. Esta abordagem pedagógica está articulada com o modelo pedagógico do Iscte pois contempla o ensino centrado na aquisição de conhecimento e no desenvolvimento de competências, baseado em tarefas progressivas, discussões em grupo e na colaboração entre pares, sendo o estudante considerado um agente ativo no seu processo de aprendizagem.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A UC Didática Digital adota uma metodologia de ensino que combina aprendizagem por tarefas e aprendizagem baseada em projetos. A aprendizagem por tarefas permite aos estudantes aplicar os conceitos fundamentais e analisar as oportunidades e desafios do ensino online, refletindo diretamente os objetivos OA1 e OA2. Ao serem expostos a tarefas específicas, com grau de dificuldade crescente e diversos níveis de apoio, os estudantes são incentivados a desenvolver uma compreensão profunda e crítica dos conteúdos abordados. Os objetivos de cada tarefa serão claros para os estudantes e no final de cada tarefa o docente dará feedback. A aprendizagem baseada em projetos foi definida para os objetivos OA3 e OA4, pois permite que os estudantes apliquem os princípios de design instrutivo na criação e estruturação de cursos online eficazes e desenvolvam atividades síncronas e assíncronas utilizando recursos digitais adequados. Esta metodologia assegura um ambiente de aprendizagem dinâmico, permitindo que os estudantes possam colaborar online, pesquisar e desenvolver competências de resolução de problemas e criação de soluções de casos práticos durante o desenvolvimento do projeto. Para os objetivos OA5 e OA6, a combinação de aprendizagem por tarefas e baseada em projetos promove a aplicação prática de estratégias de ensino e aprendizagem online, bem como a implementação de técnicas de motivação e envolvimento. A tutoria entre pares, como parte dessa abordagem, facilita a colaboração em ambientes virtuais e a adaptação de percursos de aprendizagem, estimulando uma aprendizagem ativa e colaborativa. A abordagem metodológica adotada também é alinhada com os objetivos OA7 e OA8, capacitando os estudantes a utilizar ferramentas de comunicação e implementar estratégias de suporte através de discussões em grupo e colaboração entre pares. A tutoria entre pares destaca-se como uma estratégia de motivação e envolvimento eficaz, reforçando o papel ativo do estudante no seu processo de aprendizagem. Finalmente, para os objetivos OA9 e OA10, a aprendizagem por tarefas e baseada em projetos permite aos alunos aplicar métodos de avaliação formativa e sumativa com ferramentas digitais e compreender os desafios da avaliação online. O feedback do docente (corretivo e/ou cognitivo) estará presente ao longo de todo o processo de ensino-aprendizagem e será fornecido para melhorar o desempenho dos estudantes.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bates, A. W. (2022). Teaching in a digital age: Guidelines for designing teaching and learning (3rd ed.). Tony Bates Associates Ltd. ISBN: 978-0-9952692-7-9 Conrad, D., & Openo, J. (2019). Estratégias de avaliação para a aprendizagem online. São Paulo: Artesanato Educacional. ISBN: 9781771992329 Monteiro, A., & Moreira, J. A. (2012). Ensinar e aprender online com tecnologias digitais. Porto Editora. ISBN: 9789720349644 High Quality Online Courses: How to Improve Course Design & Delivery for your Post-Secondary Learners, by University of Waterloo; Queen's University; University of Toronto; and Conestoga College, CC-BY-NC-SA 4.0
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Salmon, G. (ed). (2013). E-Tivities: The Key To Active Online Learning. ISBN: 9780203074640 Miranda, G. L. (Ed.). (2009). Ensino online e aprendizagem multimédia. Relógio d’Água Editores. ISBN: 9789896411411 Muramatsu, B. and Ludgate, H. Authors and Contributors: Adams Becker, S., Caswell, T., Jensen, M., Ulrich, G., and Wray, E. (2014). Online Course Design Guide. Cambridge, Massachusetts: Massachusetts Institute of Technology. https://dltoolkit.mit.edu/online-course-design-guide/
Data da última atualização / Last Update Date
2025-09-24