Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04644
Acrónimo :
DD
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


140 - Formação de professores / formadores e ciências em educação

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem nenhuns requisitos específicos para a frequência desta UC.

Objetivos Gerais / Objectives


A unidade curricular de Didática Digital tem como objetivos gerais dotar os estudantes de competências que lhes permitam planear e criar disciplinas e unidades de formação online utilizando processos, abordagens pedagógicas e modelos de ensino específicos desta modalidade. O estudante será capaz de criar atividades de aprendizagem colaborativas e autorreguladas, centradas nos estudantes, e atuar como facilitador do processo de ensino e aprendizagem em contexto virtual. No final da unidade curricular os estudantes terão uma disciplina online planeada e fundamentada, atividades de aprendizagem e avaliação definidas e um plano de tutoria que suporta o modelo pedagógico definido para a sua disciplina.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Discutir os conceitos fundamentais de aprendizagem digital e distinguir o ensino tradicional do ensino digital, refletindo sobre os seus desafios e oportunidades. OA2: Comparar as características, potencialidades e limitações de diferentes modelos pedagógicos de ensino digital. OA3: Planear disciplinas online utilizando processos de design instrucional e de alinhamento construtivo. OA4: Criar atividades de aprendizagem interativas, motivadoras e significativas. OA5: Pesquisar, avaliar e selecionar recursos digitais abertos. OA6: Distinguir tipos de estratégias de avaliação online. OA7: Criar uma disciplina online num ambiente virtual de aprendizagem, utilizando tecnologias digitais para apoiar a aprendizagem autorregulada e promover a aprendizagem colaborativa dos aprendentes. OA8: Identificar os papéis do tutor online OA9: Elaborar um plano de tutoria que proporcione orientação e assistência oportuna e dirigida aos aprendentes, utilizando plataformas digitais.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1: Introdução à Didática Digital - Conceitos fundamentais - Ensino tradicional vs ensino online - Desafios e oportunidades do ensino digital P2: Modelos de Ensino Digital - Interações em contextos online - Aprendizagem autorregulada, adaptativa e colaborativa - Comunidades de aprendizagem P3: O Processo de Design Instrucional - Modelos de design instrucional - Taxonomia de Bloom revista - Alinhamento construtivo e metodologias de aprendizagem ativas - Planeamento de disciplinas e cursos online P4: Atividades de Aprendizagem e Recursos Digitais - Estratégias de ensino e aprendizagem online - Modelo e-tivities - Recursos educacionais abertos P5: Avaliação em Contexto Online - Tipos de avaliação e feedback - Avaliação autêntica - Desafios da avaliação em contexto online P6: Plataformas e Ferramentas Digitais para o Ensino - Plataformas eLearning - Ferramentas Web - Ambientes virtuais de aprendizagem P7: e-Moderação e Tutoria Online - Tutoria online e papel do Tutor - Plano de tutoria

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A UC Didática Digital adotará como metodologia de ensino e aprendizagem central a aprendizagem baseada em projetos, combinada com a aprendizagem baseada em tarefas e a aprendizagem colaborativa. A lógica dos conteúdos programáticos e objetivos de aprendizagem é progressiva, ou seja, os temas abordados e os objetivos de aprendizagem a atingir em cada tarefa contribuem, de forma faseada, para o desenvolvimento de um projeto de disciplina online onde a aplicação do conhecimento adquirido é evidenciada. Os conteúdos programáticos são explorados e discutidos sequencialmente, fornecendo as ferramentas necessárias para o planeamento e criação de uma disciplina online, passando pelas diversas fases do processo. As estratégias de ensino, nomeadamente as tarefas a desenvolver, a colaboração e a realização de um projeto, contribuem para uma coerência e alinhamento construtivo entre os conteúdos programáticos e os objetivos de aprendizagem, ao longo de toda a UC.

Avaliação / Assessment


A UC Didática Digital adotará como metodologia de ensino e aprendizagem central a aprendizagem baseada em projetos, combinada com a aprendizagem baseada em tarefas e a aprendizagem colaborativa. Ao longo da UC será ainda promovida a tutoria entre pares bem como a discussão, partilha e geração de ideias como estratégia de motivação e envolvimento dos estudantes. Esta abordagem pedagógica está articulada com o modelo pedagógico do Iscte pois contempla o ensino centrado na aquisição de conhecimento e no desenvolvimento de competências, baseado em tarefas progressivas, discussões em grupo e na colaboração entre pares, sendo o estudante considerado um agente ativo no seu processo de aprendizagem.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC Didática Digital adotará como metodologia de ensino e aprendizagem central a aprendizagem baseada em projetos, combinada com a aprendizagem baseada em tarefas e a aprendizagem colaborativa. Ao longo da UC será ainda promovida a tutoria entre pares bem como a discussão, partilha e geração de ideias como estratégia de motivação e envolvimento dos estudantes. Esta abordagem pedagógica está articulada com o modelo pedagógico do Iscte pois contempla o ensino centrado na aquisição de conhecimento e no desenvolvimento de competências, baseado em tarefas progressivas, discussões em grupo e na colaboração entre pares, sendo o estudante considerado um agente ativo no seu processo de aprendizagem.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Sendo a base de trabalho o desenvolvimento de um projeto de disciplina online através da realização de tarefas progressivas e da colaboração entre estudantes, o docente dará feedback (corretivo e/ou cognitivo) sobre as tarefas realizadas, de acordo com as diversas fases do projeto. O feedback a proporcionar pelo docente será atempado e construtivo para permitir aos estudantes o desenvolvimento de competências de forma progressiva e faseada, como resultado da realização de tarefas e a sua transferência para o projeto a concretizar. Através de uma combinação de momentos de aprendizagem online síncrona e assíncrona, os estudantes irão realizar tarefas com o apoio e orientação do docente ao longo da UC que lhes permitirá, numa primeira fase, discutir os conceitos fundamentais de aprendizagem digital e diferenciar o ensino tradicional do ensino digital, refletindo sobre os seus desafios e oportunidades. Após a definição de conceitos introdutórios os estudantes irão comparar as características, potencialidades e limitações de modelos pedagógicos de ensino digital, através da discussão e análise entre pares de diferentes abordagens pedagógicas. Estabelecidos os pressupostos pedagógicos do ensino digital, os estudantes começam a planear a sua disciplina online utilizando processos de design instrucional e de alinhamento construtivo. Após o planeamento macro da disciplina, inicia-se a definição, seleção e construção dos diversos artefactos que a constituem, nomeadamente a criação de atividades de aprendizagem bem como a pesquisa, avaliação e seleção de recursos digitais abertos para o ensino e aprendizagem. Os estudantes irão criar atividades de aprendizagem e submetê-las a uma avaliação entre pares, comentando as atividades dos colegas e recebendo feedback sobre o seu próprio trabalho, sob orientação docente. De seguida, os estudantes irão distinguir tipos e estratégias de avaliação online, tendo em consideração o momento de aprendizagem, a abordagem pedagógica e o perfil dos aprendentes. É com este objetivo que se conclui o alinhamento construtivo, ficando os estudantes aptos para definir os momentos de avaliação da sua disciplina. Com base no planeamento das disciplinas segue-se uma fase prática de exploração e utilização de plataformas e ferramentas, permitindo aos estudantes criar uma disciplina online num ambiente virtual de aprendizagem, utilizando tecnologias digitais. Os estudantes irão construir as suas disciplinas e interagir com os colegas nas disciplinas desenvolvidas, proporcionando feedback ao trabalho realizado com base numa rubrica de avaliação facultada pelo docente. Por fim, importa discutir os papéis do tutor online e elaborar um plano de tutoria que proporcione orientação e assistência oportuna e dirigida aos aprendentes, com recurso a plataformas digitais, e de acordo com a abordagem pedagógica da disciplina produzida.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16